O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3511 |
Resumo: | A aula de instrumento partilha de um conjunto de competências gerais comuns às restantes disciplinas musicais, nas quais a utilização de actividades de exploração musical e improvisação está presente de várias formas. Tais actividades podem também revelar vantagens ao nível do desenvolvimento da expressividade e da técnica instrumental. O presente trabalho pretende avaliar os benefícios de dois processos criativos - a exploração musical e a improvisação - no que concerne à aquisição e/ou aperfeiçoamento de competências técnicas em alunos de violoncelo - contribuindo para uma reflexão teórico-prática sobre estratégias de ensino de instrumento, desenvolvimento de competências musicais e sucesso educativo. |
id |
RCAP_86e954c28efecfd2de53dd2ede338da4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/3511 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O recurso a processos criativos na aprendizagem do violonceloEducação musicalTécnicas musicaisImprovisação (Música)Interpretação musicalDesenvolvimento da criatividadeViolonceloA aula de instrumento partilha de um conjunto de competências gerais comuns às restantes disciplinas musicais, nas quais a utilização de actividades de exploração musical e improvisação está presente de várias formas. Tais actividades podem também revelar vantagens ao nível do desenvolvimento da expressividade e da técnica instrumental. O presente trabalho pretende avaliar os benefícios de dois processos criativos - a exploração musical e a improvisação - no que concerne à aquisição e/ou aperfeiçoamento de competências técnicas em alunos de violoncelo - contribuindo para uma reflexão teórico-prática sobre estratégias de ensino de instrumento, desenvolvimento de competências musicais e sucesso educativo.Instrument class shares a set of general skills common to the other musical disciplines, in which the use of musical exploration and improvisation is present in various ways. The use of this type of activities in instrumental musical teaching classes could also lead to advantages in the development of technical abilities in instrument playing. This investigation focal point is to evaluate the benefits of two creative processes - musical exploration and improvisation - regarding the acquisition and/or correction of expressive and technical skills on cello students - contributing to a reflection about instrumental teaching strategies, development of musical abilities and educative success.Universidade de Aveiro2011-05-24T14:59:14Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3511porMoreira, LÍdia Maria Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:55Zoai:ria.ua.pt:10773/3511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:42.311506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo |
title |
O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo |
spellingShingle |
O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo Moreira, LÍdia Maria Lopes Educação musical Técnicas musicais Improvisação (Música) Interpretação musical Desenvolvimento da criatividade Violoncelo |
title_short |
O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo |
title_full |
O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo |
title_fullStr |
O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo |
title_full_unstemmed |
O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo |
title_sort |
O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo |
author |
Moreira, LÍdia Maria Lopes |
author_facet |
Moreira, LÍdia Maria Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, LÍdia Maria Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Técnicas musicais Improvisação (Música) Interpretação musical Desenvolvimento da criatividade Violoncelo |
topic |
Educação musical Técnicas musicais Improvisação (Música) Interpretação musical Desenvolvimento da criatividade Violoncelo |
description |
A aula de instrumento partilha de um conjunto de competências gerais comuns às restantes disciplinas musicais, nas quais a utilização de actividades de exploração musical e improvisação está presente de várias formas. Tais actividades podem também revelar vantagens ao nível do desenvolvimento da expressividade e da técnica instrumental. O presente trabalho pretende avaliar os benefícios de dois processos criativos - a exploração musical e a improvisação - no que concerne à aquisição e/ou aperfeiçoamento de competências técnicas em alunos de violoncelo - contribuindo para uma reflexão teórico-prática sobre estratégias de ensino de instrumento, desenvolvimento de competências musicais e sucesso educativo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-05-24T14:59:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/3511 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/3511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137465410256896 |