O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, LÍdia Maria Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3511
Resumo: A aula de instrumento partilha de um conjunto de competências gerais comuns às restantes disciplinas musicais, nas quais a utilização de actividades de exploração musical e improvisação está presente de várias formas. Tais actividades podem também revelar vantagens ao nível do desenvolvimento da expressividade e da técnica instrumental. O presente trabalho pretende avaliar os benefícios de dois processos criativos - a exploração musical e a improvisação - no que concerne à aquisição e/ou aperfeiçoamento de competências técnicas em alunos de violoncelo - contribuindo para uma reflexão teórico-prática sobre estratégias de ensino de instrumento, desenvolvimento de competências musicais e sucesso educativo.
id RCAP_86e954c28efecfd2de53dd2ede338da4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O recurso a processos criativos na aprendizagem do violonceloEducação musicalTécnicas musicaisImprovisação (Música)Interpretação musicalDesenvolvimento da criatividadeViolonceloA aula de instrumento partilha de um conjunto de competências gerais comuns às restantes disciplinas musicais, nas quais a utilização de actividades de exploração musical e improvisação está presente de várias formas. Tais actividades podem também revelar vantagens ao nível do desenvolvimento da expressividade e da técnica instrumental. O presente trabalho pretende avaliar os benefícios de dois processos criativos - a exploração musical e a improvisação - no que concerne à aquisição e/ou aperfeiçoamento de competências técnicas em alunos de violoncelo - contribuindo para uma reflexão teórico-prática sobre estratégias de ensino de instrumento, desenvolvimento de competências musicais e sucesso educativo.Instrument class shares a set of general skills common to the other musical disciplines, in which the use of musical exploration and improvisation is present in various ways. The use of this type of activities in instrumental musical teaching classes could also lead to advantages in the development of technical abilities in instrument playing. This investigation focal point is to evaluate the benefits of two creative processes - musical exploration and improvisation - regarding the acquisition and/or correction of expressive and technical skills on cello students - contributing to a reflection about instrumental teaching strategies, development of musical abilities and educative success.Universidade de Aveiro2011-05-24T14:59:14Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3511porMoreira, LÍdia Maria Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:55Zoai:ria.ua.pt:10773/3511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:42.311506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo
title O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo
spellingShingle O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo
Moreira, LÍdia Maria Lopes
Educação musical
Técnicas musicais
Improvisação (Música)
Interpretação musical
Desenvolvimento da criatividade
Violoncelo
title_short O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo
title_full O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo
title_fullStr O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo
title_full_unstemmed O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo
title_sort O recurso a processos criativos na aprendizagem do violoncelo
author Moreira, LÍdia Maria Lopes
author_facet Moreira, LÍdia Maria Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, LÍdia Maria Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Técnicas musicais
Improvisação (Música)
Interpretação musical
Desenvolvimento da criatividade
Violoncelo
topic Educação musical
Técnicas musicais
Improvisação (Música)
Interpretação musical
Desenvolvimento da criatividade
Violoncelo
description A aula de instrumento partilha de um conjunto de competências gerais comuns às restantes disciplinas musicais, nas quais a utilização de actividades de exploração musical e improvisação está presente de várias formas. Tais actividades podem também revelar vantagens ao nível do desenvolvimento da expressividade e da técnica instrumental. O presente trabalho pretende avaliar os benefícios de dois processos criativos - a exploração musical e a improvisação - no que concerne à aquisição e/ou aperfeiçoamento de competências técnicas em alunos de violoncelo - contribuindo para uma reflexão teórico-prática sobre estratégias de ensino de instrumento, desenvolvimento de competências musicais e sucesso educativo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-05-24T14:59:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3511
url http://hdl.handle.net/10773/3511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137465410256896