Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristina Maria Silva Copio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/10251
Resumo: O presente Relatório pretende descrever o Estágio realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem e Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Universidade Católica Portuguesa, o qual decorreu em três locais distintos, nomeadamente, na UCIP e Serviço de Urgência Geral do HF.E.P.E. e no Bloco Operatório do Hospital da Luz. Este Relatório pretende ainda refletir, criticamente, sobre as atividades desenvolvidas, assim como sobre a aquisição e o desenvolvimento de competências científicas, técnicas, relacionais e humanas, especializadas, na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica. Em termos de estrutura, começou-se por caracterizar brevemente os três locais onde se realizaram os Ensinos Clínicos; seguidamente, foram apresentados os objetivos que se pretendeu alcançar e foram descritas as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio; em último lugar, refletiu-se sobre as oportunidades de aprendizagem que contribuíram para a aquisição de competências no âmbito da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e à sua família. Como o Estágio possibilitou uma aprendizagem bidirecional, foram igualmente referidos os contributos deixados pela estagiária junto dos locais dos Ensinos Clínicos, designadamente: um Projeto de Intervenção em Gestão do Risco Clínico, um Poster, Normas de Procedimentos, Ações de Formação, atualização de Guidelines e organização de um Seminário de Enfermagem. Os Ensinos Clínicos foram uma mais-valia para a estagiária, no sentido em que lhe permitiram alcançar uma prática clínica especializada, em conformidade com os valores e as crenças significativas para a pessoa e para a família. Além disso, o contacto com diferentes realidades sociais e culturais, durante a sua prática clínica, possibilitaram um efetivo enriquecimento pessoal e profissional. Por fim, importa referir que a estagiária procurou sempre assumir um papel dinamizador no desenvolvimento e no suporte de iniciativas estratégicas que conduzissem à satisfação das necessidades da pessoa em situação crítica.
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