O rebaixamento da linha de caminho-de-ferro : o vazio criado em Espinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Mário Diogo Barbosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2986
Resumo: Dissertação de mestrado em Arquitectura.
id RCAP_8706c953469fdee9fded7393f2892397
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O rebaixamento da linha de caminho-de-ferro : o vazio criado em EspinhoArquitecturaPlaneamento urbanoEspinhoEspaços urbanosVazios urbanosMorfologia urbanaCaminho-de-ferroDissertação de mestrado em Arquitectura.Exame público realizado em 30 de Janeiro de 2014.A cidade de Espinho esteve dividida durante quase um século pela via-férrea, tal característica refletiu-se numa divisilo do espaço urbano, tendo originado diversas ruturas nas reiaçôes sociais, resultado de diversos conflitos de interesses e uma autêntica separação da população envolvida. O recente rebaixamento da linha de caminho-de-ferro que durante décadas dividiu o espaço físico e psicologicamente a cidade de Espinho, não serviu de elemento de unificação. Atualmente é um espaço sem função, que se traduz num espaço vazio sem objetivo e sem capacidade de preencher as necessidades urbanísticas e sociais da cidade. Assim, o principal objetivo do presente estudo foi analisar e compreender qual o papel e as possíveis soluções para o vazio urbano criado em Espinho pelo processo de rebaixamento da via-férrea e respetivo impacto na paisagem desta cidade. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo assenta, simultaneamente, num recorte temático (ferrovia), num corte físico (área do estudo) e num rasto temporal (situação atual permeada pelos remanescentes do passado) da cidade de Espinho. Confirma-se que os espaços vazios dentro de uma cidade desempenham um papei fundamentai, no seio da população que a habita, ou seja, torna-se imprescindível para Espinho tomar o vazio inútil, deixado após o rebaixamento da via-férrea, num vazio útil. Este espaço deve contribuir para o desenvolvimento de uma nova centralidade, assumindo uma nova dimensão e utilização. Assim, passaremos a percecionar o espaço púbico não apenas de passagem, mas um espaço de permanecia, para tal é necessário que reúna as características necessárias para convidar as pessoas a permanecerem e, simultaneamente a sentirem-se bem.The city of Espinho was divided for nearly a century by the railway, this characteristic reflected a division of the urban space, and led to several discontinuities in social relationships, a result of various conflicts of interest and a genuine separation of the population involved. The recent Iowering of the railway that for decades divided the space physically and psychologically of the city of Espinho, didn’t serve as a unifying element. Currently it’s a space without function, which translates into an empty space with no purpose and no ability to meet the needs of urban and social city. Therefore, the main objective of this study was to analyze and understand the role and potential solutions for the urban void created in Espinho by the lowering process of the railway and its impact on the landscape of this city. From the methodological point of view, this study is based both on a thematic focus (railway), a physical division (the study area) and a temporal trail (current situation permeated by the remainings of the past) of the city of Espinho. It is confirmed that die empty spaces within a city play a key role within the population diat lives there, that is, it is essential to Espinho to transform the useless empty, left after the lowering of the railway, in a useful void. This space must contribute to the development of a new conter, assuming a new dimension and usage. Therefore, we will perceive the public space not just as “a passing through space”, but as a space to stay, this will requires meeting the necessary characteristics to invite people to stay and, simultaneously to make them feel good.2017-03-21T12:25:00Z2017-03-212013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2986http://hdl.handle.net/11067/2986TID:201867427porDias, Mário Diogo Barbosainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:48Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:23.481415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O rebaixamento da linha de caminho-de-ferro : o vazio criado em Espinho
title O rebaixamento da linha de caminho-de-ferro : o vazio criado em Espinho
spellingShingle O rebaixamento da linha de caminho-de-ferro : o vazio criado em Espinho
Dias, Mário Diogo Barbosa
Arquitectura
Planeamento urbano
Espinho
Espaços urbanos
Vazios urbanos
Morfologia urbana
Caminho-de-ferro
title_short O rebaixamento da linha de caminho-de-ferro : o vazio criado em Espinho
title_full O rebaixamento da linha de caminho-de-ferro : o vazio criado em Espinho
title_fullStr O rebaixamento da linha de caminho-de-ferro : o vazio criado em Espinho
title_full_unstemmed O rebaixamento da linha de caminho-de-ferro : o vazio criado em Espinho
title_sort O rebaixamento da linha de caminho-de-ferro : o vazio criado em Espinho
author Dias, Mário Diogo Barbosa
author_facet Dias, Mário Diogo Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Mário Diogo Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitectura
Planeamento urbano
Espinho
Espaços urbanos
Vazios urbanos
Morfologia urbana
Caminho-de-ferro
topic Arquitectura
Planeamento urbano
Espinho
Espaços urbanos
Vazios urbanos
Morfologia urbana
Caminho-de-ferro
description Dissertação de mestrado em Arquitectura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2017-03-21T12:25:00Z
2017-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2986
http://hdl.handle.net/11067/2986
TID:201867427
url http://hdl.handle.net/11067/2986
identifier_str_mv TID:201867427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136744657911808