Ligações Maritimas Regulares - Funchal / Portimão / Tenerife. Insustentabilidade de uma linha Marítima ou Pura Estratégia de Negócio? Estudo de caso: Naviera Armas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, José Carlos Abreu de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/1878
Resumo: Considerando que existiu, de 2008 a 2012, uma ligação marítima por “ferryboat” entre o Funchal e Portimão assegurada por um operador privado, a qual, apesar da elevada importância para as populações e agentes económicos da Região Autónoma da Madeira, foi suspensa por razões que ainda não estão completamente esclarecidas. Assim, este trabalho tem como objetivo principal investigar toda a envolvência e viabilidade económica de uma linha de transporte marítimo de passageiros e cargas entre a Madeira e Portugal Continental, que para muitos é crucial para a região, mas, que com o aparecimento das linhas aéreas regulares foi esquecida durante mais de 20 anos. O tema selecionado para este trabalho final de mestrado e, consequentemente, para o desenvolvimento desta dissertação, proporcionará apurar o impacto económico e social sentido pela população e pelas empresas Regionais utilizadoras deste serviço de transporte marítimo de Ferryboat, considerado por muitos como um serviço de utilidade pública, definitivamente extinto em janeiro de 2012. Sendo este, um assunto atual de grande importância e com diversas interpretações por parte de algumas entidades e figuras públicas Regionais, mas sobretudo pela população Madeirense, constatou-se que o fim desta linha marítima originou as mais diversas opiniões, alguns defendendo a ideia de haver uma real insustentabilidade de negócio e outros defendendo, que a mesma foi suprimida por pura estratégia de negócio. Este estudo de caracter exploratório, focado na área dos Transportes Marítimos insulares, nomeadamente, num meio de transporte alternativo, o transporte ferryboat entre a Madeira e o Continente, que mantém a primordial necessidade de garantir a acessibilidade de embarcações, pessoas e mercadorias de e para a Região em adequadas condições de segurança, regularidade e continuidade, sem descurar a qualidade do serviço ao menor custo possível. A realização desta investigação revelou evidências que nos levam a concluir, que esta linha marítima de carga e passageiros entre a Região e o Continente é viável e sustentável, e também, que por parte de algumas Entidades Governamentais terá sido uma pura estratégia de negócio inviabilizá-la e proclamá-la insustentável.
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