O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Catarina Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.1142
Resumo: O suporte social tem vindo a ser evidenciado na literatura como uma fonte de relevância no que concerne à planificação e estabelecimento de objetivos de vida de jovens adolescentes. Vivências emocionais adversas no contexto familiar, nomeadamente perdas significativas e transições podem, todavia, condicionar este processo. A presente investigação objetiva analisar o papel do suporte social no desenvolvimento de objetivos de vida de jovens de diferentes configurações familiares (famílias tradicionais e jovens em acolhimento institucional), sendo ainda testado o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 350 jovens adolescentes portugueses de ambos os géneros, com idades compreendidas entre 13 e os 18 anos, provenientes de famílias tradicionais e em regime de institucionalização. Para recolha de dados foi utilizado o Social Support Appraisals (SSA), Purpose in Life Test (PIL-R) e o Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Foram testados modelos de mediação para as diferentes configurações familiares, sendo que os resultados sugeriram que o suporte social apresenta uma associação positiva significativa com os objetivos de vida, e a personalidade desempenha um efeito mediador na associação anterior. Os resultados foram discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância do suporte social no desenvolvimento da personalidade e construção dos projetos de vida.
id RCAP_871a2e2fe6fe728a68c7e137913bb36b
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?Acolhimento residencial, Suporte social, Objectivos de vida, Personalidade.O suporte social tem vindo a ser evidenciado na literatura como uma fonte de relevância no que concerne à planificação e estabelecimento de objetivos de vida de jovens adolescentes. Vivências emocionais adversas no contexto familiar, nomeadamente perdas significativas e transições podem, todavia, condicionar este processo. A presente investigação objetiva analisar o papel do suporte social no desenvolvimento de objetivos de vida de jovens de diferentes configurações familiares (famílias tradicionais e jovens em acolhimento institucional), sendo ainda testado o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 350 jovens adolescentes portugueses de ambos os géneros, com idades compreendidas entre 13 e os 18 anos, provenientes de famílias tradicionais e em regime de institucionalização. Para recolha de dados foi utilizado o Social Support Appraisals (SSA), Purpose in Life Test (PIL-R) e o Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Foram testados modelos de mediação para as diferentes configurações familiares, sendo que os resultados sugeriram que o suporte social apresenta uma associação positiva significativa com os objetivos de vida, e a personalidade desempenha um efeito mediador na associação anterior. Os resultados foram discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância do suporte social no desenvolvimento da personalidade e construção dos projetos de vida.ISPA - Instituto Universitário2017-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1142https://doi.org/10.14417/ap.1142Análise Psicológica; Vol 35, No 4 (2017); 425-438Análise Psicológica; Vol 35, No 4 (2017); 425-4381646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1142http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1142/pdfhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1142/106Mota, Catarina PinheiroOliveira, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:00Zoai:ojs.localhost:article/1142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:16.452964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?
title O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?
spellingShingle O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?
Mota, Catarina Pinheiro
Acolhimento residencial, Suporte social, Objectivos de vida, Personalidade.
title_short O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?
title_full O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?
title_fullStr O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?
title_full_unstemmed O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?
title_sort O suporte social e a personalidade são significativos para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares?
author Mota, Catarina Pinheiro
author_facet Mota, Catarina Pinheiro
Oliveira, Inês
author_role author
author2 Oliveira, Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Catarina Pinheiro
Oliveira, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento residencial, Suporte social, Objectivos de vida, Personalidade.
topic Acolhimento residencial, Suporte social, Objectivos de vida, Personalidade.
description O suporte social tem vindo a ser evidenciado na literatura como uma fonte de relevância no que concerne à planificação e estabelecimento de objetivos de vida de jovens adolescentes. Vivências emocionais adversas no contexto familiar, nomeadamente perdas significativas e transições podem, todavia, condicionar este processo. A presente investigação objetiva analisar o papel do suporte social no desenvolvimento de objetivos de vida de jovens de diferentes configurações familiares (famílias tradicionais e jovens em acolhimento institucional), sendo ainda testado o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 350 jovens adolescentes portugueses de ambos os géneros, com idades compreendidas entre 13 e os 18 anos, provenientes de famílias tradicionais e em regime de institucionalização. Para recolha de dados foi utilizado o Social Support Appraisals (SSA), Purpose in Life Test (PIL-R) e o Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Foram testados modelos de mediação para as diferentes configurações familiares, sendo que os resultados sugeriram que o suporte social apresenta uma associação positiva significativa com os objetivos de vida, e a personalidade desempenha um efeito mediador na associação anterior. Os resultados foram discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância do suporte social no desenvolvimento da personalidade e construção dos projetos de vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.1142
https://doi.org/10.14417/ap.1142
url https://doi.org/10.14417/ap.1142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1142
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1142/pdf
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1142/106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 35, No 4 (2017); 425-438
Análise Psicológica; Vol 35, No 4 (2017); 425-438
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591072546816