A competitividade das exportações de Portugal e China para o mercado angolano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15221 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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A competitividade das exportações de Portugal e China para o mercado angolanoPortugalChinaAngolaCompetitividadeVantagem Comparativa ReveladaQuota de Mercado ConstanteCompetitivenessRevealed Comparative AdvantageConstant Market ShareMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialEste Trabalho Final de Mestrado tem como principal objetivo efetuar uma análise que permita examinar a competitividade da China e de Portugal relativamente a Angola. O período em estudo foi de 2005 a 2015 e foi analisado o crescimento das exportações dos países em questão. Inicialmente é feita uma reflexão acerca da ambiguidade e dificuldade em que consiste descrever o conceito de "competitividade". É feito também um estudo sobre os métodos referentes a medidas de competitividade. Foram então utilizados dois métodos para a medição: (i) a Vantagem Comparativa Revelada, que procura identificar em que produtos Portugal e China apresentam vantagem comparativa a nível mundial, e (ii) a análise da Quota de Mercado Constante, que consiste em verificar se a competitividade é a explicação para o crescimento das exportações para Angola. A análise empírica sugere que tanto Portugal como a China são competitivos em certos produtos, tendo capacidade para aumentar as suas exportações para o mercado angolano. De constatar, no entanto, que a China tem um elevado nível de produtividade quando comparado com Portugal.This TFM has as main purpose to do an analysis that enables to examine the competitiveness of China and Portugal in Angola. The study was focused in the years between 2005 e 2015 and the export growth of both countries was taken into consideration. At first that is some discussion about the difficulty and ambiguous concept of "competitiveness". There is also a study about methods that measure competitiveness. Two methods were taken into consideration for this measure: (i) the Revealed Comparative Advantage, which identifies in which products both Portugal and China have comparative advantage at world level, and (ii) the Constant Market Share analysis that verifies if the competitiveness explain the export growth to Angola. The empirical analysis suggests that both Portugal and China are competitive in certain products, having so the capability of raising their exports to the Angolan market. It is also important to refer that China has a high level of productivity when compared to Portugal.Instituto Superior de Economia e GestãoAndrez, JaimeRepositório da Universidade de LisboaCabrita, André Fonseca Lopes2018-04-06T09:05:12Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15221porCabrita, André Fonseca Lopes (2016). "A competitividade das exportações de Portugal e China para o mercado angolano". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:55.969112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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