Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Antónia Morgado Bolrão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9747
Resumo: O objetivo geral que norteia este estudo é compreender de que modo o projeto educativo, enquanto documento orientador que aglutina a ação educativa e pedagógica foi desenvolvido, apreendido e operacionalizado numa perspetiva diacrónica numa escola. Para além de ser um documento legislado e recentemente reforçado na história da política educativa portuguesa, importa conhecer num espaço concreto, como os docentes da escola interagem profissionalmente, como se envolvem, que articulações ocorrem e até que ponto esse envolvimento pode ou não ser embrionário de uma cultura de escola. É neste “poder” que cada escola detém, que reside a esfera de liberdade, criatividade, organização, através da operacionalização do seu projeto educativo. O processo é subterrâneo e passa pela apropriação, pela participação e pelo desenvolvimento de um rumo e colaboração pedagógicas, tecida entre todos os seus atores educativos que carateriza e diferencia as escolas; Abstract: Genealogy of an educational project. An exploratory study. The general purpose that guides this study is to understand the way the educational project, as a guiding document that binds educational and pedagogical performance was developed, apprehended and set in action from a diachronic perspective in a school. Besides being a legislated and recently reinforced document in the history of Portuguese educational policy, it is important to understand, in a concrete space, how do the school teachers interact professionally, how do they involve themselves, which interactions take place and to what extend that involvement may or may not be the beginning of a new school culture. It is within this power that each school holds, that resides the sphere of freedom, creativity, organization, through the setting in motion of its educational project. It is a subterranean process that involves the appropriation, participation and development of pedagogical paths and collaborations, woven between all of its educational players that characterizes and differentiates schools.
id RCAP_874768104792aaa7edff6aeadb201762
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9747
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratórioProjeto educativoAutonomiaDescentralizaçãoCultura de escolaO objetivo geral que norteia este estudo é compreender de que modo o projeto educativo, enquanto documento orientador que aglutina a ação educativa e pedagógica foi desenvolvido, apreendido e operacionalizado numa perspetiva diacrónica numa escola. Para além de ser um documento legislado e recentemente reforçado na história da política educativa portuguesa, importa conhecer num espaço concreto, como os docentes da escola interagem profissionalmente, como se envolvem, que articulações ocorrem e até que ponto esse envolvimento pode ou não ser embrionário de uma cultura de escola. É neste “poder” que cada escola detém, que reside a esfera de liberdade, criatividade, organização, através da operacionalização do seu projeto educativo. O processo é subterrâneo e passa pela apropriação, pela participação e pelo desenvolvimento de um rumo e colaboração pedagógicas, tecida entre todos os seus atores educativos que carateriza e diferencia as escolas; Abstract: Genealogy of an educational project. An exploratory study. The general purpose that guides this study is to understand the way the educational project, as a guiding document that binds educational and pedagogical performance was developed, apprehended and set in action from a diachronic perspective in a school. Besides being a legislated and recently reinforced document in the history of Portuguese educational policy, it is important to understand, in a concrete space, how do the school teachers interact professionally, how do they involve themselves, which interactions take place and to what extend that involvement may or may not be the beginning of a new school culture. It is within this power that each school holds, that resides the sphere of freedom, creativity, organization, through the setting in motion of its educational project. It is a subterranean process that involves the appropriation, participation and development of pedagogical paths and collaborations, woven between all of its educational players that characterizes and differentiates schools.Universidade de Évora2014-01-17T17:37:59Z2014-01-172013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9747http://hdl.handle.net/10174/9747TID:201241781pormambf@sapo.pt229Ferreira, Maria Antónia Morgado Bolrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:46.680668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratório
title Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratório
spellingShingle Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratório
Ferreira, Maria Antónia Morgado Bolrão
Projeto educativo
Autonomia
Descentralização
Cultura de escola
title_short Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratório
title_full Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratório
title_fullStr Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratório
title_full_unstemmed Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratório
title_sort Genealogia de um projeto educativo: estudo exploratório
author Ferreira, Maria Antónia Morgado Bolrão
author_facet Ferreira, Maria Antónia Morgado Bolrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Antónia Morgado Bolrão
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto educativo
Autonomia
Descentralização
Cultura de escola
topic Projeto educativo
Autonomia
Descentralização
Cultura de escola
description O objetivo geral que norteia este estudo é compreender de que modo o projeto educativo, enquanto documento orientador que aglutina a ação educativa e pedagógica foi desenvolvido, apreendido e operacionalizado numa perspetiva diacrónica numa escola. Para além de ser um documento legislado e recentemente reforçado na história da política educativa portuguesa, importa conhecer num espaço concreto, como os docentes da escola interagem profissionalmente, como se envolvem, que articulações ocorrem e até que ponto esse envolvimento pode ou não ser embrionário de uma cultura de escola. É neste “poder” que cada escola detém, que reside a esfera de liberdade, criatividade, organização, através da operacionalização do seu projeto educativo. O processo é subterrâneo e passa pela apropriação, pela participação e pelo desenvolvimento de um rumo e colaboração pedagógicas, tecida entre todos os seus atores educativos que carateriza e diferencia as escolas; Abstract: Genealogy of an educational project. An exploratory study. The general purpose that guides this study is to understand the way the educational project, as a guiding document that binds educational and pedagogical performance was developed, apprehended and set in action from a diachronic perspective in a school. Besides being a legislated and recently reinforced document in the history of Portuguese educational policy, it is important to understand, in a concrete space, how do the school teachers interact professionally, how do they involve themselves, which interactions take place and to what extend that involvement may or may not be the beginning of a new school culture. It is within this power that each school holds, that resides the sphere of freedom, creativity, organization, through the setting in motion of its educational project. It is a subterranean process that involves the appropriation, participation and development of pedagogical paths and collaborations, woven between all of its educational players that characterizes and differentiates schools.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-17T17:37:59Z
2014-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9747
http://hdl.handle.net/10174/9747
TID:201241781
url http://hdl.handle.net/10174/9747
identifier_str_mv TID:201241781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv mambf@sapo.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136521484238848