Museus virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Rui Pedro Pelica Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9455
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática (Sistemas de Informação), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012
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spelling Museus virtuaisExposiçõesVirtualX3DWebGLTrabalhos de projecto de mestrado - 2012Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática (Sistemas de Informação), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012Para os museus e galerias de arte a divulgação das suas exposições através da Web é importante, quer para atrair visitantes, quer para a difusão de património artístico e cultural. Idealmente pretende-se que a experiência de visitar virtualmente uma exposição, através de modelos virtuais, seja a mais aproximada possível de uma visita ao espaço físico real. O desenvolvimento de ferramentas para a criação de exposições virtuais, através de modelos tridimensionais, além de possibilitar a divulgação das exposições, permite ainda auxiliar a concepção e montagem da própria exposição. Existia já uma aplicação elaborada no âmbito da equipa de investigação em que este projecto se integra, Virtual Exhibition Builder, que recorre a modelos tridimensionais em X3D. Existe agora uma maior aposta em aplicações Web baseadas em modelos tridimensionais, contribuindo, para isso, o recente boom das aplicações 3D na Web, através de novas tecnologias, como WebGL. O principal objectivo deste projecto foi o desenvolvimento de uma ferramenta para auxiliar os técnicos de museus, normalmente sem experiên cia no domínio da informática, na fase inicial de concepção de uma exposição. Além disso, pretendia-se que as exposições construídas pudessem ser divulgadas através das páginas web dos museus. Numa primeira fase fez-se um trabalho de pesquisa sobre a tecnologia WebGL. Concluiu-se que a adopção do WebGL não trazia vantagens relativamente à tecnologia usada na aplicação já desenvolvida. Optou-se, assim, por extender a aplicação já existente, juntando novas funcionalidades, de que se destacam, a visualização de valores das distâncias de uma obra em relação a pontos de referência., a adição de vitrines, a criação de representações de obras 3D com baixo nível de detalhe e a criação de uma aplicação interactiva para criação e actualização de uma base de dados de obras de arte.For museums and art galleries, the disclosure of their exposure through the Web is important for attracting visitors and the diffusion of artistic and cultural patrimony. Ideally it is intended that the experience of visiting a virtual exhibition using virtual models is the most close as possible to a real visit on the physical space. The development of tools for the creation of three-dimensional virtual exhibitions allows the disclosure of those exhibitions and helps in their design. There was already an application developed by the research team that proposed this project, the Virtual Exhibition Builder, that uses X3D tridimensional models. There is now a big investment on Web applications based in three-dimensional models, contributing to this, the recent boom of 3D applications on the Web, through new technologies such as WebGL. The main objective of this project was the development of a tool to support the team of a museum, who usually are not experts in informatics, in the initial design of an exhibition. Moreover, it was intended that the exhibitions could be disseminated through the web pages of the museums. The first stage of this project was to study the WebGL technology. We concluded that the adoption of this technology would not bring any advantages if compared with the application already developed, so we decided to extend the application Virtual Exhibition Builder adding new functionalities, such as, the visualization of the distances of an artwork on its surface based on reference points, the adding of vitrines, low level detail representations of tridimensional artworks and the implementation of an interactive application for the creation and updating of artworks databases.Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-Repositório da Universidade de LisboaFlores, Rui Pedro Pelica Santos2013-11-06T10:50:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:40.155707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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