Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moita, Alexandre Redol
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4012
Resumo: Através deste projeto pretendeu-se criar um Ambiente Educativo Inovador (AEI) numa escola do 1.º ciclo, com poucos recursos materiais e financeiros. O diagnóstico da situação foi realizado a partir de inquéritos aplicados a 27 alunos de 3.º e 4.º anos da escola do 1.º ciclo do ensino básico de Tremês, assim como aos respetivos encarregados de educação. Os inquéritos também foram aplicados a quatro docentes e à Diretora do Agrupamento de Escolas. Através dos dados obtidos aferiu-se que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e professores estavam bastante motivados para a criação de um AEI na escola. O principal obstáculo à sua criação era a falta de recursos, materiais e humanos, e hábitos de ensino com recurso a abordagens tradicionais. Para dar início à criação do AEI que se passou a designar” Laboratório de Ideias”, em primeiro lugar foi necessário verificar quais os recursos já disponíveis na escola, assim como as características do espaço a modificar. O AEI foi equipado paulatinamente, com o apoio de vários encarregados de educação e de empresas da região e da autarquia. Com o decorrer do projeto, o AEI foi construído colaborativamente com o contributo de vários elementos da comunidade escolar e foram implementadas abordagens ativas no AEI “Laboratório de Ideias”. Este estudo também veio mostrar que é possível criar um AEI a partir de ambientes educativos tradicionais, com poucos recursos financeiros, desde que com o apoio da comunidade escolar.
id RCAP_8770dd5fa2c9c74629f0658aea5dac68
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEBambientes educativos inovadores1.º ciclo do ensino básicoinovação pedagógicainnovative learning environmentselementary schoolpedagogical innovationAtravés deste projeto pretendeu-se criar um Ambiente Educativo Inovador (AEI) numa escola do 1.º ciclo, com poucos recursos materiais e financeiros. O diagnóstico da situação foi realizado a partir de inquéritos aplicados a 27 alunos de 3.º e 4.º anos da escola do 1.º ciclo do ensino básico de Tremês, assim como aos respetivos encarregados de educação. Os inquéritos também foram aplicados a quatro docentes e à Diretora do Agrupamento de Escolas. Através dos dados obtidos aferiu-se que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e professores estavam bastante motivados para a criação de um AEI na escola. O principal obstáculo à sua criação era a falta de recursos, materiais e humanos, e hábitos de ensino com recurso a abordagens tradicionais. Para dar início à criação do AEI que se passou a designar” Laboratório de Ideias”, em primeiro lugar foi necessário verificar quais os recursos já disponíveis na escola, assim como as características do espaço a modificar. O AEI foi equipado paulatinamente, com o apoio de vários encarregados de educação e de empresas da região e da autarquia. Com o decorrer do projeto, o AEI foi construído colaborativamente com o contributo de vários elementos da comunidade escolar e foram implementadas abordagens ativas no AEI “Laboratório de Ideias”. Este estudo também veio mostrar que é possível criar um AEI a partir de ambientes educativos tradicionais, com poucos recursos financeiros, desde que com o apoio da comunidade escolar.Through this project intends to create an Innovative Learning Environment (ILE) in an Elementary school with few material or financial resources. The diagnosis of the situation was carried out from surveys applied to 27 students. Surveys were also applied to four teachers and to the headteacher as responsible for schoolboard. The collected data reveal that students, parents, and teachers was quite motivated to implement an Innovative Learning Environment in the School. The main obstacle to its implementation was the lack of human and materials resources and habits in traditional methodologies. During the project, this problem was solved, leading to the successful implementation of this ILE. To start, it was first necessary to verify which resources were available in the school, as well as the characteristics of the space under study. This study also came to demonstrate that it’s possible to create an ILE with few educational resources if it has the support of the school community.Cavadas, BentoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMoita, Alexandre Redol2022-05-29T11:42:29Z2022-05-102022-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4012TID:203013204por203013204info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:37Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:40.710390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEB
title Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEB
spellingShingle Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEB
Moita, Alexandre Redol
ambientes educativos inovadores
1.º ciclo do ensino básico
inovação pedagógica
innovative learning environments
elementary school
pedagogical innovation
title_short Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEB
title_full Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEB
title_fullStr Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEB
title_full_unstemmed Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEB
title_sort Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEB
author Moita, Alexandre Redol
author_facet Moita, Alexandre Redol
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavadas, Bento
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Moita, Alexandre Redol
dc.subject.por.fl_str_mv ambientes educativos inovadores
1.º ciclo do ensino básico
inovação pedagógica
innovative learning environments
elementary school
pedagogical innovation
topic ambientes educativos inovadores
1.º ciclo do ensino básico
inovação pedagógica
innovative learning environments
elementary school
pedagogical innovation
description Através deste projeto pretendeu-se criar um Ambiente Educativo Inovador (AEI) numa escola do 1.º ciclo, com poucos recursos materiais e financeiros. O diagnóstico da situação foi realizado a partir de inquéritos aplicados a 27 alunos de 3.º e 4.º anos da escola do 1.º ciclo do ensino básico de Tremês, assim como aos respetivos encarregados de educação. Os inquéritos também foram aplicados a quatro docentes e à Diretora do Agrupamento de Escolas. Através dos dados obtidos aferiu-se que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e professores estavam bastante motivados para a criação de um AEI na escola. O principal obstáculo à sua criação era a falta de recursos, materiais e humanos, e hábitos de ensino com recurso a abordagens tradicionais. Para dar início à criação do AEI que se passou a designar” Laboratório de Ideias”, em primeiro lugar foi necessário verificar quais os recursos já disponíveis na escola, assim como as características do espaço a modificar. O AEI foi equipado paulatinamente, com o apoio de vários encarregados de educação e de empresas da região e da autarquia. Com o decorrer do projeto, o AEI foi construído colaborativamente com o contributo de vários elementos da comunidade escolar e foram implementadas abordagens ativas no AEI “Laboratório de Ideias”. Este estudo também veio mostrar que é possível criar um AEI a partir de ambientes educativos tradicionais, com poucos recursos financeiros, desde que com o apoio da comunidade escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-29T11:42:29Z
2022-05-10
2022-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4012
TID:203013204
url http://hdl.handle.net/10400.15/4012
identifier_str_mv TID:203013204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203013204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137046348955648