MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38543 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a medicalização da educação e suas formas de normalizar comportamentos no contexto escolar. Participaram da pesquisa 27 profissionais da educação e 4 técnicos do Centro de Atendimento de Saúde de uma escola de um município do Rio Grande do Sul. Foram realizadas 31 entrevistas discursivas sobre medicalização na educação, dificuldades de aprendizagem e estratégias de auxílio aos estudantes no período outubro a dezembro de 2017. Os resultados evidenciam que a medicalização foi uma alternativa de auxílio no processo de aprendizagem dos/as discentes. Destaca-se a culpabilização da família pela incidência de comportamentos desviantes e/ou inadequados no ambiente escolar. Conclui-se que é necessário analisar a complexidade relacionada a expressão de comportamentos tidos como inadequados dos estudantes. |
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