MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Solange Streicher Janelli Da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Deus, Meiridiane Domingues De, Kantorski, Luciane Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38543
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a medicalização da educação e suas formas de normalizar comportamentos no contexto escolar. Participaram da pesquisa 27 profissionais da educação e 4 técnicos do Centro de Atendimento de Saúde de uma escola de um município do Rio Grande do Sul. Foram realizadas 31 entrevistas discursivas sobre medicalização na educação, dificuldades de aprendizagem e estratégias de auxílio aos estudantes no período outubro a dezembro de 2017. Os resultados evidenciam que a medicalização foi uma alternativa de auxílio no processo de aprendizagem dos/as discentes. Destaca-se a culpabilização da família pela incidência de comportamentos desviantes e/ou inadequados no ambiente escolar. Conclui-se que é necessário analisar a complexidade relacionada a expressão de comportamentos tidos como inadequados dos estudantes.
id RCAP_8771998c139c568fe89ffd0293e94b8b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38543
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLARmedicalização; educação; escola.Este trabalho tem como objetivo analisar a medicalização da educação e suas formas de normalizar comportamentos no contexto escolar. Participaram da pesquisa 27 profissionais da educação e 4 técnicos do Centro de Atendimento de Saúde de uma escola de um município do Rio Grande do Sul. Foram realizadas 31 entrevistas discursivas sobre medicalização na educação, dificuldades de aprendizagem e estratégias de auxílio aos estudantes no período outubro a dezembro de 2017. Os resultados evidenciam que a medicalização foi uma alternativa de auxílio no processo de aprendizagem dos/as discentes. Destaca-se a culpabilização da família pela incidência de comportamentos desviantes e/ou inadequados no ambiente escolar. Conclui-se que é necessário analisar a complexidade relacionada a expressão de comportamentos tidos como inadequados dos estudantes.ISPGAYARepositório ComumSilva, Marta Solange Streicher Janelli DaDeus, Meiridiane Domingues DeKantorski, Luciane Prado2022-01-03T15:53:51Z2021-12-312021-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38543porSilva, M. S., Deus, M. D., & Kantorski, L. P. (2021). MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 25 (3): 117-132.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:39.831524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR
title MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Silva, Marta Solange Streicher Janelli Da
medicalização; educação; escola.
title_short MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR
author Silva, Marta Solange Streicher Janelli Da
author_facet Silva, Marta Solange Streicher Janelli Da
Deus, Meiridiane Domingues De
Kantorski, Luciane Prado
author_role author
author2 Deus, Meiridiane Domingues De
Kantorski, Luciane Prado
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Solange Streicher Janelli Da
Deus, Meiridiane Domingues De
Kantorski, Luciane Prado
dc.subject.por.fl_str_mv medicalização; educação; escola.
topic medicalização; educação; escola.
description Este trabalho tem como objetivo analisar a medicalização da educação e suas formas de normalizar comportamentos no contexto escolar. Participaram da pesquisa 27 profissionais da educação e 4 técnicos do Centro de Atendimento de Saúde de uma escola de um município do Rio Grande do Sul. Foram realizadas 31 entrevistas discursivas sobre medicalização na educação, dificuldades de aprendizagem e estratégias de auxílio aos estudantes no período outubro a dezembro de 2017. Os resultados evidenciam que a medicalização foi uma alternativa de auxílio no processo de aprendizagem dos/as discentes. Destaca-se a culpabilização da família pela incidência de comportamentos desviantes e/ou inadequados no ambiente escolar. Conclui-se que é necessário analisar a complexidade relacionada a expressão de comportamentos tidos como inadequados dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
2021-12-31T00:00:00Z
2022-01-03T15:53:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38543
url http://hdl.handle.net/10400.26/38543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, M. S., Deus, M. D., & Kantorski, L. P. (2021). MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 25 (3): 117-132.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137239371874304