Ferramentas progressivas híbridas : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, João Manuel Barros da Cruz Mota
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27479
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
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spelling Ferramentas progressivas híbridas : estudo de caso621.98Dissertação de mestrado integrado em Engenharia MecânicaCom a evolução dos dias que correm, e com a economia e indústria a entrarem em recessão, é necessário criar métodos inovadores de forma a reerguer e a estimular a indústria. Tendo noção da grandeza deste problema, a empresa FEHST decidiu criar um grupo de investigação focado na optimização da produção, cujos objectivos primários passam pelo aumento da cadência de produção com redução do custo por componente. Nesse sentido, foi proposta a dissertação que é relatada neste documento, a qual é subordinada ao tema Desenvolvimento do Conceito de Ferramentas Progressivas Híbridas. Este novo método de produção consiste na integração de componentes pré-acabados e fornecidos externamente à banda de alimentação da ferramenta progressiva. O componente em estudo é uma tampa do chassis de um auto-rádio a qual é constituída por uma base metálica e uma folha isolante de material polimérico. O objectivo desta dissertação consiste na alteração da ferramenta progressiva para acomodar no seu interior o cravamento da película. Para melhor organização do estudo realizado, este trabalho encontra-se dividido em seis capítulos. No primeiro, é feita uma introdução e enquadramento do tema em análise. Esta secção serve de contextualização para o leitor melhor compreender como se enquadra a empresa FEHST neste trabalho. O capítulo seguinte aborda os aspectos mais teóricos relativos às tecnologias de conformação de chapa, nomeadamente das operações e pormenores construtivos das ferramentas progressivas. O terceiro capítulo serve para definir o problema e o componente. Aqui pode encontrar-se uma descrição do componente em estudo e do seu processo de fabrico atual, bem como do layout de produção desejado (assemblagem no interior da ferramenta progressiva). No quarto capítulo, são propostas várias hipóteses para o sistema de inserção lateral da folha isolante que é fornecida externamente à banda, e é selecionada a melhor solução. O quinto capítulo é usado para descrever e dimensionar todos os componentes usados na solução escolhida. Por fim, no sexto capítulo, é feita uma análise económica para determinar qual o tempo de amortização necessário para cobrir o investimento no sistema de inserção e posicionamento da folha isolante.In this new era of permanent industrial evolution and enormous economic recession it is crucial to create innovative production solutions, in order to rebuild and boost the industry scenario. Being aware of the magnitude of this problem, the company FEHST decided to create a research group focused on the optimization of production, whose primary goal is to increase the rate of production whilst reducing the price per component. This thesis arises in order to follow this way of thinking, under the theme Concept Development of Hybrid Progressive Dies. This new production method is based on the integration of pre-finished components which are externally provided to the metal strip of a progressive tool, also known as in-die assembling. The component under consideration is a cover frame of a car radio which is constituted by a metal base plate and a sheet of polymeric insulating. The main purpose of this dissertation consists in changing the progressive die in order to crimp the film within the tool. For better organization the present document is divided into six chapters. The first is an introduction and topic contextualization. This section is used for the reader to better understand how FEHST company fits this work. The following chapter discusses the more theoretical aspects related to sheet metal forming technologies, including operations and construction details of progressive tools. In the third chapter, the problem and the component are fully defined. Here one can find a description of the component under study and its current manufacturing process as well the desired production layout (in-die assembly). The fourth chapter comes up with several proposed hypotheses for the insulating side feeding system, and the best solution is selected. Chapter five is used to describe and project all the used components in the chosen solution. Finally, in chapter six, an economic analysis is made to determine the required payback period of the proposed innovative feeding and positioning system.Alves, J. L.Universidade do MinhoFaria, João Manuel Barros da Cruz Mota20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27479por201189887info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:07.253303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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