Lisboa e o rio: Uma proposta multinível como elemento regulador entre a cidade e a frente ribeirinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Duarte Patarra de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23969
Resumo: O Aterro da Boavista é o resultado de consequentes aterros sobre a antiga Praia da Boavista que remotam aos inícios do século XIX. Desde a realização do mesmo para fins portuários, que a ligação da cidade com o rio sofreu uma forte descontinuidade. Isto é, as grandes infrestruturas industriais, com destaque particular para a linha de caminho de ferro, não só se tornaram uma forte barreira visual, mas também física, mudando de forma radical as vivências do lugar. No segundo quartel do século XX, esta situação agravou-se devido ao processo de desindustrialização, em que os edifícios industriais ficaram ao abandono, permanecendo a linha férroviária em direção a Cascais. Este processo gerou um grande vazio urbano sem função na faixa do aterro, entre o rio e a linha férrea. Em pleno século XXI, é clara a identificação de dois problemas: o fenómeno da subida do nível médio das águas do mar, que em 2100, segundo João Pedro Costa (2013), poderá vir a subir até um metro e meio, que ao suceder-se trará efeitos desvastadores para este lugar. E uma segunda: a presença de barreiras físicas, como é o caso da linha de comboio e da Avenida 24 de Julho, e topográficas, que é o caso da diferença de cota entre a cidade consolidada e o Aterro da Boavista. É desta forma, que se propõe um desenho urbano e uma solução multinivelada de rua elevada para Frente Ribeirinha que responda ao problema da súbida do nível médio da água do mar. Sendo que esta última tem uma segunda função que é ser o elemento regulador entre a cidade consolidada e a Frente Ribeirinha.
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spelling Lisboa e o rio: Uma proposta multinível como elemento regulador entre a cidade e a frente ribeirinhaFrente ribeirinhaAterro da BoavistaSubida do nível médio das águas do marCidade multiniveladaArtes performativasWaterfrontBoavista landfillRising average sea levelMulti-level cityPerforming artsO Aterro da Boavista é o resultado de consequentes aterros sobre a antiga Praia da Boavista que remotam aos inícios do século XIX. Desde a realização do mesmo para fins portuários, que a ligação da cidade com o rio sofreu uma forte descontinuidade. Isto é, as grandes infrestruturas industriais, com destaque particular para a linha de caminho de ferro, não só se tornaram uma forte barreira visual, mas também física, mudando de forma radical as vivências do lugar. No segundo quartel do século XX, esta situação agravou-se devido ao processo de desindustrialização, em que os edifícios industriais ficaram ao abandono, permanecendo a linha férroviária em direção a Cascais. Este processo gerou um grande vazio urbano sem função na faixa do aterro, entre o rio e a linha férrea. Em pleno século XXI, é clara a identificação de dois problemas: o fenómeno da subida do nível médio das águas do mar, que em 2100, segundo João Pedro Costa (2013), poderá vir a subir até um metro e meio, que ao suceder-se trará efeitos desvastadores para este lugar. E uma segunda: a presença de barreiras físicas, como é o caso da linha de comboio e da Avenida 24 de Julho, e topográficas, que é o caso da diferença de cota entre a cidade consolidada e o Aterro da Boavista. É desta forma, que se propõe um desenho urbano e uma solução multinivelada de rua elevada para Frente Ribeirinha que responda ao problema da súbida do nível médio da água do mar. Sendo que esta última tem uma segunda função que é ser o elemento regulador entre a cidade consolidada e a Frente Ribeirinha.Aterro da Boavista is the result of different landfills over the old Boavista beach, that dates back to the 19th century. Since its construction, with the purpose to be a boat port, the city’s connection with the river has been severely damaged. That is to say, that the great industrial infrastructures, with particular emphasis on the railway line, became not only a visual barrier, but also, a physical barrier, radically changing the experience of the place. In the second quarter of the twentieth century, this situation worsened due to the process of de-industrialization, in which the industrial buildings were abandoned, only remaining the railway line towards Cascais. This process created a urban void in the landfill area, between the river and the railway line. In the middle of the 21st century, it is clear that two problems have been identified: the rise in the average sea level, which in 2100, according to João Pedro Costa (2013), may rise by up to one and a half meters and will have devastating effects in the Aterro’s area. And a second one: the presence of physical and topographic barriers, as is the case of the train line and the 24 de Julho’s, and the difference in elevation between the consolidated city and the Boavista embankment. It is with this study, that we propose an urban design and multilevel solution - an elevated street for the riverfront that solves the problem of the sudden rise of the average sea level. The latter has a second function, which is to be the regulating element between the city and river.2022-01-10T10:52:34Z2021-12-13T00:00:00Z2021-12-132021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23969TID:202815129porAlmeida, Duarte Patarra deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:35.969762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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