Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Inês Salomé Rodrigues, 1991-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23463
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_87928011e002cfcb2ea67ea46bff1475
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representaçõesRepresentação gráficaMatemática - Estudo e ensinoDerivadasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, 2015Este estudo baseia-se no trabalho desenvolvido com uma turma de 11.º ano, da Escola Secundária com 3.º ciclo de Caneças, na unidade didática “Taxa de Variação e Derivada”, na disciplina de Matemática A, que lecionei no decurso de 12 aulas de 90 minutos. O programa desta disciplina indica que a abordagem das funções reais deve considerar estudos dos diferentes pontos de vista, nomeadamente, o gráfico e algébrico, e desta forma, este estudo incide precisamente nas diferentes representações de funções reais de variável real, em particular no que diz respeito ao uso dessas representações ao estabelecer a relação entre a função derivada e a função original. Assim, o objetivo deste trabalho de cariz investigativo é analisar a compreensão que alunos do 11.º ano revelam da noção de função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações. Este estudo assenta numa abordagem qualitativa e os principais métodos e instrumentos de recolha de dados são a observação participante, com utilização de um diário de bordo e a recolha documental das resoluções escritas dos alunos. A análise dos dados recolhidos evidencia que os alunos desenvolveram a noção de função derivada, conseguindo relacioná-la com a função original nas diferentes representações, principalmente algébrica e gráfica, mas manifestaram também uma tendência para associá-la à aplicação de procedimentos e regras. Por vezes os alunos não consideram a função derivada como uma ferramenta para resolver tarefas com outros contextos, nomeadamente problemas de otimização, revelando as maiores dificuldades no estudo do sinal desta função quando esta está representada algebricamente e na determinação dos extremos da função original. No entanto, os alunos mostraram uma boa capacidade de analisar funções a partir das suas representações gráficas.This study is based on the work developed with an 11th grade class at the Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças, on the didactic unit “Rate of Change and Derivative”, in the subject of Matemática A that I taught during 12 90-minute lessons . The Mathematics Curriculum for the 11th grade mentions that the approach to real functions should include studies from several points of view, namely the graphical and algebraic ones; hence, this study focuses precisely on the different representations of real functions of real variable, particularly in what concerns the use of those representations in establishing the relationship between the derivative function and the original function. Therefore, the goal of this investigative work is to analyze the understanding perceived in 11th grade students of the notion of derivative function and its relationship with the original function, in different representations. This study is built upon a qualitative approach and the main methods and instruments of data collection are participant observation, with resort to a journal and to documental gathering of students’ written answers. The analysis of the collected data shows that the students have developed the notion of derivative function, managing to relate it with the original function in different representations, algebraic and graphical, but have also manifested a propensity to relate it with procedures and rules. Often the students would not consider the derivative function as a tool to solve problems within different contexts, namely optimization problems, revealing the greatest difficulties in the study of the sign of this function when represented algebraically and when determining the extrema of the original function. On the other hand, the students have shown some skill in the analysis of functions from their graphical representations.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Nápoles, Susana Metelo de, 1949-Repositório da Universidade de LisboaVasques, Inês Salomé Rodrigues, 1991-2016-04-19T17:05:27Z20152015-07-302015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23463TID:201433320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:48.632126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações
title Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações
spellingShingle Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações
Vasques, Inês Salomé Rodrigues, 1991-
Representação gráfica
Matemática - Estudo e ensino
Derivadas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações
title_full Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações
title_fullStr Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações
title_full_unstemmed Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações
title_sort Função derivada e a sua relação com a função original, em diferentes representações
author Vasques, Inês Salomé Rodrigues, 1991-
author_facet Vasques, Inês Salomé Rodrigues, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Nápoles, Susana Metelo de, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Inês Salomé Rodrigues, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Representação gráfica
Matemática - Estudo e ensino
Derivadas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Representação gráfica
Matemática - Estudo e ensino
Derivadas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-07-30
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-19T17:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23463
TID:201433320
url http://hdl.handle.net/10451/23463
identifier_str_mv TID:201433320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134319077228544