O que resta e o que se quebra na poética da perda e da destruição na casa labirinto de Raquel Andrade Ferreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400012 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre as obras videográficas e objetuais "era domingo e o almoço havia sido servido" e "Narrativas de uma destruição" da artista brasileira e pesquisadora em arte Raquel Andrade Ferreira, realizadas no período dedoutoramento no Programa de PósGraduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Porto Alegre-PGAVI/UFGRS, sob orientação do prof. Dr, Hélio Fervenza. As duas obras são abordadas evidenciando a relação estabelecida entre o objeto em seu contexto de uso poético e o objeto em suas redes simblicas deperda e transformação dacasa em espaço de destruição, caos e labirinto da artista mulher. Assim como, evidenciaremos, alguns aportes teóricos evidenciados em sua tese e outros, como Rafael Ortiz, artista que se constituiu a partir de demolições, destroços, quebras e outras ações de destruição no âmbito amplo e a artista Martha Rosler que cerca-se das práticas do quebrar no campo doméstico. |
id |
RCAP_879764b5a84808e02b69d3de9f1f892c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1647-61582018000400012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O que resta e o que se quebra na poética da perda e da destruição na casa labirinto de Raquel Andrade FerreiraDestruiçãocasa labirintoperdaO presente artigo versa sobre as obras videográficas e objetuais "era domingo e o almoço havia sido servido" e "Narrativas de uma destruição" da artista brasileira e pesquisadora em arte Raquel Andrade Ferreira, realizadas no período dedoutoramento no Programa de PósGraduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Porto Alegre-PGAVI/UFGRS, sob orientação do prof. Dr, Hélio Fervenza. As duas obras são abordadas evidenciando a relação estabelecida entre o objeto em seu contexto de uso poético e o objeto em suas redes simblicas deperda e transformação dacasa em espaço de destruição, caos e labirinto da artista mulher. Assim como, evidenciaremos, alguns aportes teóricos evidenciados em sua tese e outros, como Rafael Ortiz, artista que se constituiu a partir de demolições, destroços, quebras e outras ações de destruição no âmbito amplo e a artista Martha Rosler que cerca-se das práticas do quebrar no campo doméstico.Universidade de LisboaFaculdade de Belas-Artes2018-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400012Revista :Estúdio v.9 n.24 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400012Corrêa,Adriane RodriguesGonçalves,Eduarda Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:39Zoai:scielo:S1647-61582018000400012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:03.549850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que resta e o que se quebra na poética da perda e da destruição na casa labirinto de Raquel Andrade Ferreira |
title |
O que resta e o que se quebra na poética da perda e da destruição na casa labirinto de Raquel Andrade Ferreira |
spellingShingle |
O que resta e o que se quebra na poética da perda e da destruição na casa labirinto de Raquel Andrade Ferreira Corrêa,Adriane Rodrigues Destruição casa labirinto perda |
title_short |
O que resta e o que se quebra na poética da perda e da destruição na casa labirinto de Raquel Andrade Ferreira |
title_full |
O que resta e o que se quebra na poética da perda e da destruição na casa labirinto de Raquel Andrade Ferreira |
title_fullStr |
O que resta e o que se quebra na poética da perda e da destruição na casa labirinto de Raquel Andrade Ferreira |
title_full_unstemmed |
O que resta e o que se quebra na poética da perda e da destruição na casa labirinto de Raquel Andrade Ferreira |
title_sort |
O que resta e o que se quebra na poética da perda e da destruição na casa labirinto de Raquel Andrade Ferreira |
author |
Corrêa,Adriane Rodrigues |
author_facet |
Corrêa,Adriane Rodrigues Gonçalves,Eduarda Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves,Eduarda Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa,Adriane Rodrigues Gonçalves,Eduarda Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Destruição casa labirinto perda |
topic |
Destruição casa labirinto perda |
description |
O presente artigo versa sobre as obras videográficas e objetuais "era domingo e o almoço havia sido servido" e "Narrativas de uma destruição" da artista brasileira e pesquisadora em arte Raquel Andrade Ferreira, realizadas no período dedoutoramento no Programa de PósGraduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Porto Alegre-PGAVI/UFGRS, sob orientação do prof. Dr, Hélio Fervenza. As duas obras são abordadas evidenciando a relação estabelecida entre o objeto em seu contexto de uso poético e o objeto em suas redes simblicas deperda e transformação dacasa em espaço de destruição, caos e labirinto da artista mulher. Assim como, evidenciaremos, alguns aportes teóricos evidenciados em sua tese e outros, como Rafael Ortiz, artista que se constituiu a partir de demolições, destroços, quebras e outras ações de destruição no âmbito amplo e a artista Martha Rosler que cerca-se das práticas do quebrar no campo doméstico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400012 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista :Estúdio v.9 n.24 2018 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553184239910912 |