O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado Angolano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Jesus Araújo Marques de Carvalho, Teresa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12955
Resumo: O presente Relatório de Estagio visa traçar o perfil das empresas portuguesas que tem relações comerciais com o mercado angolano. Neste contexto, tendo como alicerce o referencial teórico sobre internacionalização, foram observadas, através de inquérito por questionário, empresas portuguesas que estão presentes no mercado angolano, com o propósito de as caracterizar, identificar as motivações da escolha do mercado angolano, os obstáculos que mais se destacaram no decurso do processo de internacionalização para Angola, assim como as formas de presenças adotadas, e por fim, as similitudes da abordagem da empresas portuguesas presentes no mercado angolano face às correntes teóricas vigentes, que são objeto de análise neste estudo. No tratamento dos dados procedeu-se a análise descritiva das variáveis e também foi efetuada uma análise relacional entre algumas variáveis, que permitiu identificar e caracterizar o perfil das empresas portuguesas que internacionalizaram o seu negócio para o mercado angolano. Os resultaram evidenciaram, desta forma que a maior parte das empresas inquiridas, está presente em Angola há mais de cinco anos. Destacou-se ainda a importância da exportação, enquanto opção prioritária na abordagem ao mercado angolano, a prevalência da importância percebida dos obstáculos extrínsecos como, insuficiências de apoio a internacionalização, em detrimento dos obstáculos intrínsecos à empresa, e que foram principalmente motivadas pela necessidade de crescimento empresarial e pela atratividade do mercado angolano.
id RCAP_87a3a65f3a49de5db1693ea5a4ebc808
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado AngolanoInternacionalização, Mercado Angolano, Formas de Internacionalização, Motivações e Obstáculos à InternacionalizaçãoO presente Relatório de Estagio visa traçar o perfil das empresas portuguesas que tem relações comerciais com o mercado angolano. Neste contexto, tendo como alicerce o referencial teórico sobre internacionalização, foram observadas, através de inquérito por questionário, empresas portuguesas que estão presentes no mercado angolano, com o propósito de as caracterizar, identificar as motivações da escolha do mercado angolano, os obstáculos que mais se destacaram no decurso do processo de internacionalização para Angola, assim como as formas de presenças adotadas, e por fim, as similitudes da abordagem da empresas portuguesas presentes no mercado angolano face às correntes teóricas vigentes, que são objeto de análise neste estudo. No tratamento dos dados procedeu-se a análise descritiva das variáveis e também foi efetuada uma análise relacional entre algumas variáveis, que permitiu identificar e caracterizar o perfil das empresas portuguesas que internacionalizaram o seu negócio para o mercado angolano. Os resultaram evidenciaram, desta forma que a maior parte das empresas inquiridas, está presente em Angola há mais de cinco anos. Destacou-se ainda a importância da exportação, enquanto opção prioritária na abordagem ao mercado angolano, a prevalência da importância percebida dos obstáculos extrínsecos como, insuficiências de apoio a internacionalização, em detrimento dos obstáculos intrínsecos à empresa, e que foram principalmente motivadas pela necessidade de crescimento empresarial e pela atratividade do mercado angolano.Costa, SacramentoRepositório Comumde Jesus Araújo Marques de Carvalho, Teresa2016-04-07T14:41:36Z2014-01-212014-02-26T00:00:00Z2014-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12955201114194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:49.496711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado Angolano
title O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado Angolano
spellingShingle O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado Angolano
de Jesus Araújo Marques de Carvalho, Teresa
Internacionalização, Mercado Angolano, Formas de Internacionalização, Motivações e Obstáculos à Internacionalização
title_short O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado Angolano
title_full O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado Angolano
title_fullStr O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado Angolano
title_full_unstemmed O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado Angolano
title_sort O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado Angolano
author de Jesus Araújo Marques de Carvalho, Teresa
author_facet de Jesus Araújo Marques de Carvalho, Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Sacramento
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv de Jesus Araújo Marques de Carvalho, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização, Mercado Angolano, Formas de Internacionalização, Motivações e Obstáculos à Internacionalização
topic Internacionalização, Mercado Angolano, Formas de Internacionalização, Motivações e Obstáculos à Internacionalização
description O presente Relatório de Estagio visa traçar o perfil das empresas portuguesas que tem relações comerciais com o mercado angolano. Neste contexto, tendo como alicerce o referencial teórico sobre internacionalização, foram observadas, através de inquérito por questionário, empresas portuguesas que estão presentes no mercado angolano, com o propósito de as caracterizar, identificar as motivações da escolha do mercado angolano, os obstáculos que mais se destacaram no decurso do processo de internacionalização para Angola, assim como as formas de presenças adotadas, e por fim, as similitudes da abordagem da empresas portuguesas presentes no mercado angolano face às correntes teóricas vigentes, que são objeto de análise neste estudo. No tratamento dos dados procedeu-se a análise descritiva das variáveis e também foi efetuada uma análise relacional entre algumas variáveis, que permitiu identificar e caracterizar o perfil das empresas portuguesas que internacionalizaram o seu negócio para o mercado angolano. Os resultaram evidenciaram, desta forma que a maior parte das empresas inquiridas, está presente em Angola há mais de cinco anos. Destacou-se ainda a importância da exportação, enquanto opção prioritária na abordagem ao mercado angolano, a prevalência da importância percebida dos obstáculos extrínsecos como, insuficiências de apoio a internacionalização, em detrimento dos obstáculos intrínsecos à empresa, e que foram principalmente motivadas pela necessidade de crescimento empresarial e pela atratividade do mercado angolano.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-21
2014-02-26T00:00:00Z
2014-02-26T00:00:00Z
2016-04-07T14:41:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12955
201114194
url http://hdl.handle.net/10400.26/12955
identifier_str_mv 201114194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130040105959424