Avaliação de desempenho : uma ferramenta para o desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Rita Filipa Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34891
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
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spelling Avaliação de desempenho : uma ferramenta para o desenvolvimento profissionalPerformance evaluation : a tool for professional developmentAvaliação de desempenhoDesenvolvimento profissionalGestão do desempenhoPerformance evaluationProfessional developmentPerformance management658.3Ciências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)O presente relatório insere-se na área de especialização de Formação, Trabalho e Recursos Humanos no âmbito do mestrado em Educação, tendo como finalidade a construção do modelo de avaliação de desempenho para posterior implementação no contexto de uma instituição de solidariedade social. A avaliação de desempenho, enquanto estratégia de gestão de recursos humanos, permite aos colaboradores identificar potencialidades e debilidades de cada um, definir formas de apoio ao desenvolvimento profissional, destacando necessidades individuais de formação, dando sempre um feedback contínuo do seu percurso, evidenciando resultados e ajudando a identificar e a reconhecer o mérito de cada um. Sendo uma instituição em constante desenvolvimento faz - sentido incutir esse sentimento aos colaboradores pois são eles que fazem uma instituição, sendo assim fundamental avaliar o desempenho de cada um. Ao longo deste processo foram utilizadas várias metodologias qualitativas e técnicas de recolha de dados, como a entrevista, a pesquisa documental e o inquérito por questionário; foram também usadas outras técnicas realizadas informalmente, tendo sido feita posteriormente a análise de conteúdo. Os resultados mostram a desconfiança e a falta de informação que alguns colaboradores ainda têm sobre a avaliação do desempenho, contudo, a construção do modelo e as várias perspetivas analisadas, permitiram concluir que cada organização tem linhas de atuação e objetivos organizacionais específicos e há que escolher qual o melhor modelo para implementar, nem que para isso se tenha que o criar de raiz e que, acima de tudo, seja aceite por todos os intervenientes.This report falls under the area of expertise of Training, Employment and Human Resources under the MA in Education, with the aim of building performance evaluation model for further implementation in the context of a social welfare institution. The performance evaluation, while the human resource management strategy, allows employees to identify strengths and weaknesses of each, define ways to support professional development, highlighting individual training needs, always giving continuous feedback of your route, showing results and helping to identify and recognize the merits of each. As an institution is constantly evolving - meaning instill this feeling to reviewers because they are what make an institution, so fundamental to evaluate the performance of each. Throughout this process several techniques and qualitative methods of data collection, such as interviews, document research and the questionnaire survey were used; were also used other techniques carried out informally, taking place later content analysis. The results show the mistrust and lack of information that some employees are still on the evaluation of performance, however, the model construction and the various perspectives analyzed, showed that each organization has specific lines of business and organizational goals and should be chosen what the best model to implement, even if it has to create the root and, above all, be accepted by all stakeholders.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoMagalhães, Rita Filipa Marques20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34891por201513196info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:07.258241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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