Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosana Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Josicelia Dumêt, Maurício, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias, Silva, Lázaro Souza da, Silva, Gilberto Tadeu Reis da, Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.12707/RV20021
Resumo: Enquadramento: A experiência transicional de especialistas de enfermagem ocorre por meio de mudanças intencionais motivadas pela possibilidade de qualificar o exercício profissional. Objetivo: Analisar as motivações para a experiência transicional das egressas do curso de especialização em enfermagem de um município do Nordeste do Brasil. Metodologia: Estudo transversal e exploratório realizado com 40 enfermeiras egressas do curso de especialização em enfermagem na modalidade de residência. Para a colheita dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com roteiro norteador. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: O estudo possibilitou a construção da categoria motivações para a experiência transicional, que discute as motivações para a experiência transicional, o que resultou em três subcategorias temáticas - necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; insuficiência da graduação; e experiência prévia em cenários de prática. Conclusão: A realização do curso de especialização é uma experiência transicional motivada pelas possibilidades de qualificar o exercício profissional de enfermeiras.
id RCAP_87caf85df1a953b83129b3e27b3510b4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagemMotivaciones para la experiencia de transición de las estudiantes de especialización en enfermeríaMotivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagemArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: A experiência transicional de especialistas de enfermagem ocorre por meio de mudanças intencionais motivadas pela possibilidade de qualificar o exercício profissional. Objetivo: Analisar as motivações para a experiência transicional das egressas do curso de especialização em enfermagem de um município do Nordeste do Brasil. Metodologia: Estudo transversal e exploratório realizado com 40 enfermeiras egressas do curso de especialização em enfermagem na modalidade de residência. Para a colheita dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com roteiro norteador. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: O estudo possibilitou a construção da categoria motivações para a experiência transicional, que discute as motivações para a experiência transicional, o que resultou em três subcategorias temáticas - necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; insuficiência da graduação; e experiência prévia em cenários de prática. Conclusão: A realização do curso de especialização é uma experiência transicional motivada pelas possibilidades de qualificar o exercício profissional de enfermeiras.Background: The transitional experience of nurse residents occurs through intentional changes motivated by the possibility of enhancing their practice. Objective: To analyze the motivations for the transitional experience of former students of the nurse residency program in a municipality in Northeast Brazil. Methodology: Cross-sectional exploratory study carried out with 40 former students of the nurse residency program. The semi-structured interview technique with a guide was used for data collection. Data were analyzed through content analysis. Results: The category Motivations for the transitional experience emerged, which discusses the motivators influencing the transitional experience. Three subcategories also emerged: Need to enhance knowledge and experience clinical practice; Undergraduate training is insufficient; and Previous experience in practical settings. Conclusion: The completion of the nurse residency program is a transitional experience motivated by the possibilities of improving nurses’ practice.Marco contextual: La experiencia de transición de las residentes de enfermería se produce a través de cambios intencionales motivados por la posibilidad de cualificarse en su ejercicio profesional. Objetivo: Analizar las motivaciones de la experiencia de transición de las estudiantes de especialización en enfermería en un municipio del noreste de Brasil. Metodología: Estudio transversal y exploratorio realizado con 40 enfermeras de los estudios de especialización en enfermería, en la modalidad de residencia. Para recopilar los datos se utilizó la técnica de la entrevista semiestructurada con guion dirigido según el análisis de contenido. Resultados: El estudio hizo posible la construcción de la categoría “motivaciones de la experiencia de transición”, en la que se examinan las motivaciones de la experiencia de transición, lo que dio lugar a tres subcategorías temáticas, necesidad de profundizar en el conocimiento y experimentar la práctica; la insuficiencia de la graduación, y la experiencia previa en los escenarios de la práctica. Conclusión: La realización de los estudios de especialización es una experiencia de transición motivada por las posibilidades de las enfermeras para cualificarse en su ejercicio profesional.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2020-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV20021por2182-28830874-0283Silva, Rosana Maria de OliveiraFernandes, Josicelia DumêtMaurício, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes DiasSilva, Lázaro Souza daSilva, Gilberto Tadeu Reis daCordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-16T16:00:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:38.170816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
Motivaciones para la experiencia de transición de las estudiantes de especialización en enfermería
Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
title Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
spellingShingle Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
Silva, Rosana Maria de Oliveira
Artigos de Investigação
title_short Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
title_full Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
title_fullStr Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
title_full_unstemmed Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
title_sort Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
author Silva, Rosana Maria de Oliveira
author_facet Silva, Rosana Maria de Oliveira
Fernandes, Josicelia Dumêt
Maurício, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias
Silva, Lázaro Souza da
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
author_role author
author2 Fernandes, Josicelia Dumêt
Maurício, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias
Silva, Lázaro Souza da
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosana Maria de Oliveira
Fernandes, Josicelia Dumêt
Maurício, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias
Silva, Lázaro Souza da
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos de Investigação
topic Artigos de Investigação
description Enquadramento: A experiência transicional de especialistas de enfermagem ocorre por meio de mudanças intencionais motivadas pela possibilidade de qualificar o exercício profissional. Objetivo: Analisar as motivações para a experiência transicional das egressas do curso de especialização em enfermagem de um município do Nordeste do Brasil. Metodologia: Estudo transversal e exploratório realizado com 40 enfermeiras egressas do curso de especialização em enfermagem na modalidade de residência. Para a colheita dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com roteiro norteador. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: O estudo possibilitou a construção da categoria motivações para a experiência transicional, que discute as motivações para a experiência transicional, o que resultou em três subcategorias temáticas - necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; insuficiência da graduação; e experiência prévia em cenários de prática. Conclusão: A realização do curso de especialização é uma experiência transicional motivada pelas possibilidades de qualificar o exercício profissional de enfermeiras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.12707/RV20021
url https://doi.org/10.12707/RV20021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2883
0874-0283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130600804712448