O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nelson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33232
Resumo: O presente artigo tem por base uma co-municação apresentada na mesa redonda “Ensino e Planos de Estudo”, realizada no decorrer do Congresso “Ensino do Jorna-lismo no Século XXI”, que teve lugar na Universidade de Coimbra em dezembro de 2014. O texto debate a relação dos jornalistas com o ensino do jornalismo, defendendo não ter sido ainda ultrapas-sada a clivagem que, durante diversas décadas, opôs os defensores do ensino da profissão aos que advogavam tratar-se de uma atividade que devia ser apren-dida na prática. O artigo discute ainda algumas das consequências da baixa taxa de profissionalização do jornalismo bem como as alterações verificadas nas últimas décadas no posicionamento epistemológi-co das formações superiores nesta área, que no presente tendem a posicionar-se mais próximas das ciências sociais do que das humanidades, fruto de uma forte in-fluência da pesquisa administrativa e do modelo de ensino americanos.
id RCAP_87cf77794c00ae86f661dddc8345f436
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistasEnsino do jornalismoEstado NovoJornalistasModelo americano de jornalismoPesquisa administrativaJournalism teachingJournalistsAmerican model of journalism teachingAdministrative researchO presente artigo tem por base uma co-municação apresentada na mesa redonda “Ensino e Planos de Estudo”, realizada no decorrer do Congresso “Ensino do Jorna-lismo no Século XXI”, que teve lugar na Universidade de Coimbra em dezembro de 2014. O texto debate a relação dos jornalistas com o ensino do jornalismo, defendendo não ter sido ainda ultrapas-sada a clivagem que, durante diversas décadas, opôs os defensores do ensino da profissão aos que advogavam tratar-se de uma atividade que devia ser apren-dida na prática. O artigo discute ainda algumas das consequências da baixa taxa de profissionalização do jornalismo bem como as alterações verificadas nas últimas décadas no posicionamento epistemológi-co das formações superiores nesta área, que no presente tendem a posicionar-se mais próximas das ciências sociais do que das humanidades, fruto de uma forte in-fluência da pesquisa administrativa e do modelo de ensino americanos.This article is based on a paper delivered at a round table on “Journalism Teaching and Curricula” held during the Congress “Journalism Education in the XXI Century” that took place at the University of Coimbra in December 2014. It debates the relationship between journalists and journalism education, advocating that there is still a need to overcome the traditional opposition between those who consider journalism as a profession that can be taught and those who foresee it as an activity to be learned on the job. The article also discusses some of the consequences of the low level of journalism professionalization and the changes in the epistemological positioning of higher education training in this field. The strong influence of the administrative research and of the American education model has led journalism teaching to position itself closer to social sciences than the humanities.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Nelson2021-05-25T16:39:53Z2018-03-012018-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33232por2183-601910.14195/2183-6019_3_6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:01.416407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas
title O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas
spellingShingle O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas
Ribeiro, Nelson
Ensino do jornalismo
Estado Novo
Jornalistas
Modelo americano de jornalismo
Pesquisa administrativa
Journalism teaching
Journalists
American model of journalism teaching
Administrative research
title_short O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas
title_full O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas
title_fullStr O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas
title_full_unstemmed O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas
title_sort O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas
author Ribeiro, Nelson
author_facet Ribeiro, Nelson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do jornalismo
Estado Novo
Jornalistas
Modelo americano de jornalismo
Pesquisa administrativa
Journalism teaching
Journalists
American model of journalism teaching
Administrative research
topic Ensino do jornalismo
Estado Novo
Jornalistas
Modelo americano de jornalismo
Pesquisa administrativa
Journalism teaching
Journalists
American model of journalism teaching
Administrative research
description O presente artigo tem por base uma co-municação apresentada na mesa redonda “Ensino e Planos de Estudo”, realizada no decorrer do Congresso “Ensino do Jorna-lismo no Século XXI”, que teve lugar na Universidade de Coimbra em dezembro de 2014. O texto debate a relação dos jornalistas com o ensino do jornalismo, defendendo não ter sido ainda ultrapas-sada a clivagem que, durante diversas décadas, opôs os defensores do ensino da profissão aos que advogavam tratar-se de uma atividade que devia ser apren-dida na prática. O artigo discute ainda algumas das consequências da baixa taxa de profissionalização do jornalismo bem como as alterações verificadas nas últimas décadas no posicionamento epistemológi-co das formações superiores nesta área, que no presente tendem a posicionar-se mais próximas das ciências sociais do que das humanidades, fruto de uma forte in-fluência da pesquisa administrativa e do modelo de ensino americanos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
2018-03-01T00:00:00Z
2021-05-25T16:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33232
url http://hdl.handle.net/10400.14/33232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6019
10.14195/2183-6019_3_6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131987648184320