Composição musical na disciplina de formação musical no ensino profissional de música : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Andreia dos Anjos da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2790
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
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spelling Composição musical na disciplina de formação musical no ensino profissional de música : estudo de casoMúsicaComposiçãoEnsino profissionalTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.Ao longo dos últimos anos é evidente um crescente interesse pelo tema da criatividade ou improvisação musical, bem como se tenta perceber de que forma esta deve ser aplicada no contexto da sala de aula. Nos dias de hoje a educação recorre cada vez mais às mais variadas formas de mobilização, inspiradas essencialmente no jogo, modelo natural de inclusão, interesse, participação e assimilação por parte do aluno. Através do jogo espontâneo ou das suas próprias criações como forma de expressão, o jovem consegue muito mais facilmente exprimir-­‐se e manifestar os conteúdos que assimilou, demonstrando desta forma o sucesso ou não, das teorias e metodologias de aprendizagem aplicadas. Todos nós sabemos que o processo de aprendizagem se torna muito mais eficaz quando a matéria é do nosso interesse pessoal, ou nos é apresentada de forma atrativa. Não existirá assim forma mais atrativa de apresentar a educação/formação musical a um aluno do que o próprio jogo. E é no contexto do ‘jogo musical’ que se enquadra a criatividade, onde se inserem a criação, a exploração e a improvisação musical. As competências artístico-­‐ musicais desenvolvem-­‐se através da aquisição de competências como a apropriação de sentidos, de técnicas, de experiências de reprodução, criação e de reflexão atendendo aos diferentes tipos de contextos sociais e culturais e aos níveis particulares de desenvolvimento individual do aluno, devendo sempre a aprendizagem respeitar e acompanhar o ritmo natural do desenvolvimento do aluno. Ao longo do presente trabalho, e tendo em conta este contexto, será aplicado um estudo a um grupo de alunos do Ensino Profissional de Música, tendo por base todo um conjunto de metodologias aplicáveis nas aulas de grupo. Pretende-­‐se apurar de que forma estas metodologias são ou não adequadas a este tipo de ensino, se influenciam e ajudam a melhorar o aproveitamento e a aprendizagem, bem como se vão ou não ao alcance das necessidades e pretensões dos alunos.Abstract: Over the last few years is evident an increasing interest in the theme of creativity or musical improvisation, as well as trying to figure out how this should be applied in the context of the classroom. Nowadays education is increasingly the most varied forms of mobilization, inspired by essentially the game, natural model of inclusion, interest, participation and assimilation on the part of the student. Through the spontaneous game or their own creations as a way of expression, the young can more easily express themselves and express contents that assimilated, demonstrating the success or not, the theories and methodologies of applied learning. We all know that the learning process becomes much more effective when the subject is in our self-­‐interest, or is presented in attractive shape. There is no attractive way of presenting the musical education/training a student than the game itself. And it is in the context of the 'musical game’ that fits the creativity, where fall the creation, exploitation and musical improvisation. Artistic-­‐musical skills are developed through the acquisition of skills such as appropriation of senses, techniques, experimentations, creation and reflection in the light of the different types of social and cultural contexts and private levels of student's individual development, and always learning to respect and follow the natural rhythm of the development of the student. Throughout this work, and given this context, a study will be applied to a group of students of the Professional Music Education, based on a whole set of methodologies applicable in group classes. It is intended to determine how these methodologies are either not suitable for this type of education, if influence and help improve achievement and learning, as well as whether or not to go to reach the needs and aspirations of students.Raimundo, José Filomeno MartinsPinho, José Francisco Bastos Dias deRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoEsteves, Andreia dos Anjos da Costa2015-04-29T16:21:25Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2790TID:201097575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:56Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:01.887896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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