A Mudan?a Narrativa num Grupo de Educa??o Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da Narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diana Isabel da Fonseca Prata Baptista da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sequeira, Joana (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/531
Resumo: Objetivo: O presente estudo pretende investigar a mudan?a narrativa nas fam?lias que participaram num grupo cl?nico de Educa??o Parental. Participantes: Participaram neste estudo 10 elementos, pertencendo a 7 fam?lias integradas no Incredible Years Basic Parent Program. As referidas fam?lias foram identificadas por letras A, B, C, D, E, F e G. As fam?lias A, B, C, F e G s?o fam?lias nucleares intactas. A fam?lia E corresponde a uma fam?lia monoparental e a fam?lia D corresponde a uma fam?lia alargada. As fam?lias E e F encontram-se na fase do ciclo vital fam?lia com filhos pequenos, as fam?lias A, C, D, G na fase fam?lia com filhos na escola e, por fim, a fam?lia B na fase fam?lia com filhos adolescentes. Instrumentos: Foi aplicado o Sistema da Avalia??o da Mudan?a Narrativa (SAMN). Este instrumento integra sete dimens?es que avaliam a mudan?a narrativa dos clientes em processos terap?uticos de orienta??o sist?mica p?s-moderna. Na presente investiga??o foram estudados o tempo, a causalidade, forma de relato da hist?ria e temas centrais da sess?o. O sucesso obtido por cada fam?lia no grupo de educa??o parental foi aferido atrav?s da compara??o de tr?s medidas - SQD, BDI, Inventario de pr?ticas educativas - relativamente ?s evolu??es ocorridas entre o pr?-teste e p?s-teste. Resultados: Cinco fam?lias (B, D, E, F e G) foram consideradas de sucesso e duas fam?lias (A e C) foram consideradas como casos de insucesso no final do Programa Parental. Atrav?s da avalia??o com o SAMN, verificou-se que ocorreram mais altera??es e flexibiliza??es no tempo, causalidade, forma de relato da hist?ria e temas da sess?o nos casos de maior sucesso. Nos casos de menor sucesso as dimens?es mantiveram-se mais pr?ximas do seu formato inicial, n?o se verificando altera??es significativas. / Aim: This study aims to investigate the narrative change in the families who participated in a clinical group of Parental Education. Participants: Ten elements belonging to seven families integrated into the Incredible Years Basic Parent Program participated in the study. These families were identified by the letters A, B, C, D, E, F and G. Families A, B, C, F and G are intact nuclear families. The family E corresponds to single-parent family and family D corresponds to an extended family. Families E and F are at the stage of family life cycle with young children. Families A, C, D, G are included in the family phase with children in school and, finally, the B family on the family stage with teenage children. Instruments: The Assessment System of Narrative Change (ASNC) was applied. This instrument contains seven dimensions that evaluate the narrative change of clients in therapeutic processes of postmodern systemic orientation. In the present investigation time, causality, telling of the story and the themes of the session were studied. The success achieved by each family was determined by comparing three measures - SQD, BDI, Inventory of educational practices relative to the evolutions between the pre-test and post-test. Results: At the end of the Parent Program, five families (B, D, E, F and G) were considered successful cases and two families (A and C) were considered unsuccessful cases. In the most successful cases, what concerns to the narratives, more changes and flexibility occurred in the time, causality, telling of the story and session themes, In cases of less success the referred dimensions remained closer to its original format and significant changes were not observed.
id RCAP_87e58faf4e3fd0f61b197cf9464fbab1
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Mudan?a Narrativa num Grupo de Educa??o Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da NarrativaNarrativa - NarrativeMudan?a - ChangeEduca??o Parental - Parental EducationSistema de Avalia??o da Mudan?a Narrativa - Assessment System of Narrative ChangeTempo - TimeCausalidade - CausalityForma de relato das hist?rias - Telling of the storyTemas centrais da sess?o - Themes of the sessionObjetivo: O presente estudo pretende investigar a mudan?a narrativa nas fam?lias que participaram num grupo cl?nico de Educa??o Parental. Participantes: Participaram neste estudo 10 elementos, pertencendo a 7 fam?lias integradas no Incredible Years Basic Parent Program. As referidas fam?lias foram identificadas por letras A, B, C, D, E, F e G. As fam?lias A, B, C, F e G s?o fam?lias nucleares intactas. A fam?lia E corresponde a uma fam?lia monoparental e a fam?lia D corresponde a uma fam?lia alargada. As fam?lias E e F encontram-se na fase do ciclo vital fam?lia com filhos pequenos, as fam?lias A, C, D, G na fase fam?lia com filhos na escola e, por fim, a fam?lia B na fase fam?lia com filhos adolescentes. Instrumentos: Foi aplicado o Sistema da Avalia??o da Mudan?a Narrativa (SAMN). Este instrumento integra sete dimens?es que avaliam a mudan?a narrativa dos clientes em processos terap?uticos de orienta??o sist?mica p?s-moderna. Na presente investiga??o foram estudados o tempo, a causalidade, forma de relato da hist?ria e temas centrais da sess?o. O sucesso obtido por cada fam?lia no grupo de educa??o parental foi aferido atrav?s da compara??o de tr?s medidas - SQD, BDI, Inventario de pr?ticas educativas - relativamente ?s evolu??es ocorridas entre o pr?-teste e p?s-teste. Resultados: Cinco fam?lias (B, D, E, F e G) foram consideradas de sucesso e duas fam?lias (A e C) foram consideradas como casos de insucesso no final do Programa Parental. Atrav?s da avalia??o com o SAMN, verificou-se que ocorreram mais altera??es e flexibiliza??es no tempo, causalidade, forma de relato da hist?ria e temas da sess?o nos casos de maior sucesso. Nos casos de menor sucesso as dimens?es mantiveram-se mais pr?ximas do seu formato inicial, n?o se verificando altera??es significativas. / Aim: This study aims to investigate the narrative change in the families who participated in a clinical group of Parental Education. Participants: Ten elements belonging to seven families integrated into the Incredible Years Basic Parent Program participated in the study. These families were identified by the letters A, B, C, D, E, F and G. Families A, B, C, F and G are intact nuclear families. The family E corresponds to single-parent family and family D corresponds to an extended family. Families E and F are at the stage of family life cycle with young children. Families A, C, D, G are included in the family phase with children in school and, finally, the B family on the family stage with teenage children. Instruments: The Assessment System of Narrative Change (ASNC) was applied. This instrument contains seven dimensions that evaluate the narrative change of clients in therapeutic processes of postmodern systemic orientation. In the present investigation time, causality, telling of the story and the themes of the session were studied. The success achieved by each family was determined by comparing three measures - SQD, BDI, Inventory of educational practices relative to the evolutions between the pre-test and post-test. Results: At the end of the Parent Program, five families (B, D, E, F and G) were considered successful cases and two families (A and C) were considered unsuccessful cases. In the most successful cases, what concerns to the narratives, more changes and flexibility occurred in the time, causality, telling of the story and session themes, In cases of less success the referred dimensions remained closer to its original format and significant changes were not observed.ISMT2016-05-09T15:15:55Z2016-05-092015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/531TID:201056330porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/531Costa, Diana Isabel da Fonseca Prata Baptista daSequeira, Joana (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:43Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:15.875991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Mudan?a Narrativa num Grupo de Educa??o Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da Narrativa
title A Mudan?a Narrativa num Grupo de Educa??o Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da Narrativa
spellingShingle A Mudan?a Narrativa num Grupo de Educa??o Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da Narrativa
Costa, Diana Isabel da Fonseca Prata Baptista da
Narrativa - Narrative
Mudan?a - Change
Educa??o Parental - Parental Education
Sistema de Avalia??o da Mudan?a Narrativa - Assessment System of Narrative Change
Tempo - Time
Causalidade - Causality
Forma de relato das hist?rias - Telling of the story
Temas centrais da sess?o - Themes of the session
title_short A Mudan?a Narrativa num Grupo de Educa??o Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da Narrativa
title_full A Mudan?a Narrativa num Grupo de Educa??o Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da Narrativa
title_fullStr A Mudan?a Narrativa num Grupo de Educa??o Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da Narrativa
title_full_unstemmed A Mudan?a Narrativa num Grupo de Educa??o Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da Narrativa
title_sort A Mudan?a Narrativa num Grupo de Educa??o Parental: Tempo, Causalidade, Forma de Relato e Temas da Narrativa
author Costa, Diana Isabel da Fonseca Prata Baptista da
author_facet Costa, Diana Isabel da Fonseca Prata Baptista da
Sequeira, Joana (Orientadora)
author_role author
author2 Sequeira, Joana (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diana Isabel da Fonseca Prata Baptista da
Sequeira, Joana (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa - Narrative
Mudan?a - Change
Educa??o Parental - Parental Education
Sistema de Avalia??o da Mudan?a Narrativa - Assessment System of Narrative Change
Tempo - Time
Causalidade - Causality
Forma de relato das hist?rias - Telling of the story
Temas centrais da sess?o - Themes of the session
topic Narrativa - Narrative
Mudan?a - Change
Educa??o Parental - Parental Education
Sistema de Avalia??o da Mudan?a Narrativa - Assessment System of Narrative Change
Tempo - Time
Causalidade - Causality
Forma de relato das hist?rias - Telling of the story
Temas centrais da sess?o - Themes of the session
description Objetivo: O presente estudo pretende investigar a mudan?a narrativa nas fam?lias que participaram num grupo cl?nico de Educa??o Parental. Participantes: Participaram neste estudo 10 elementos, pertencendo a 7 fam?lias integradas no Incredible Years Basic Parent Program. As referidas fam?lias foram identificadas por letras A, B, C, D, E, F e G. As fam?lias A, B, C, F e G s?o fam?lias nucleares intactas. A fam?lia E corresponde a uma fam?lia monoparental e a fam?lia D corresponde a uma fam?lia alargada. As fam?lias E e F encontram-se na fase do ciclo vital fam?lia com filhos pequenos, as fam?lias A, C, D, G na fase fam?lia com filhos na escola e, por fim, a fam?lia B na fase fam?lia com filhos adolescentes. Instrumentos: Foi aplicado o Sistema da Avalia??o da Mudan?a Narrativa (SAMN). Este instrumento integra sete dimens?es que avaliam a mudan?a narrativa dos clientes em processos terap?uticos de orienta??o sist?mica p?s-moderna. Na presente investiga??o foram estudados o tempo, a causalidade, forma de relato da hist?ria e temas centrais da sess?o. O sucesso obtido por cada fam?lia no grupo de educa??o parental foi aferido atrav?s da compara??o de tr?s medidas - SQD, BDI, Inventario de pr?ticas educativas - relativamente ?s evolu??es ocorridas entre o pr?-teste e p?s-teste. Resultados: Cinco fam?lias (B, D, E, F e G) foram consideradas de sucesso e duas fam?lias (A e C) foram consideradas como casos de insucesso no final do Programa Parental. Atrav?s da avalia??o com o SAMN, verificou-se que ocorreram mais altera??es e flexibiliza??es no tempo, causalidade, forma de relato da hist?ria e temas da sess?o nos casos de maior sucesso. Nos casos de menor sucesso as dimens?es mantiveram-se mais pr?ximas do seu formato inicial, n?o se verificando altera??es significativas. / Aim: This study aims to investigate the narrative change in the families who participated in a clinical group of Parental Education. Participants: Ten elements belonging to seven families integrated into the Incredible Years Basic Parent Program participated in the study. These families were identified by the letters A, B, C, D, E, F and G. Families A, B, C, F and G are intact nuclear families. The family E corresponds to single-parent family and family D corresponds to an extended family. Families E and F are at the stage of family life cycle with young children. Families A, C, D, G are included in the family phase with children in school and, finally, the B family on the family stage with teenage children. Instruments: The Assessment System of Narrative Change (ASNC) was applied. This instrument contains seven dimensions that evaluate the narrative change of clients in therapeutic processes of postmodern systemic orientation. In the present investigation time, causality, telling of the story and the themes of the session were studied. The success achieved by each family was determined by comparing three measures - SQD, BDI, Inventory of educational practices relative to the evolutions between the pre-test and post-test. Results: At the end of the Parent Program, five families (B, D, E, F and G) were considered successful cases and two families (A and C) were considered unsuccessful cases. In the most successful cases, what concerns to the narratives, more changes and flexibility occurred in the time, causality, telling of the story and session themes, In cases of less success the referred dimensions remained closer to its original format and significant changes were not observed.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-05-09T15:15:55Z
2016-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/531
TID:201056330
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/531
identifier_str_mv TID:201056330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136430279098368