O impacto do Enterprise 2.0 nas PME's de excelência em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10179 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
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O impacto do Enterprise 2.0 nas PME's de excelência em PortugalTecnologias Web 2.0Enterprise 2.0Vantagens CompetitivasFatores Críticos de SucessoWeb 2.0 technologiesCompetitive AdvantagesCritical Success FactorsMestrado em Ciências EmpresariaisO uso generalizado das tecnologias Web 2.0 (como blogues, redes sociais ou wikis) pelos utilizadores da Internet, abrange, cada vez mais, a área de negócios. Este fenómeno deu origem ao conceito do Enterprise 2.0 (E2.0), ou seja, à exploração de tecnologias Web 2.0 e aplicativos para empresas com o objetivo de alcançar fortes vantagens competitivas. O Impacto do E2.0 pode ser sentido, principalmente, em duas áreas: dentro das organizações, uma vez que as tecnologias Web 2.0 permitem uma comunicação mais dinâmica e interativa que conduz ao aumento da eficiência e da produtividade; como, também, das empresas para os clientes, fornecedores e parceiros, com a finalidade de aumentar as receitas e a satisfação do cliente, bem como promover a cooperação e a cocriação de serviços/produtos. No entanto, a integração destas tecnologias pode ser um desafio. Através de um questionário aplicado a Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas de Excelência, este estudo procura avaliar o nível de implementação do E2.0 nas organizações e compreender o seu impacto nas dinâmicas internas e externas das PMEs. Os resultados mostram a tendência de adoção das tecnologias Web 2.0 nas PMEs e identificam não só as tecnologias mais adotadas, mas, também, os fatores críticos de sucesso (FCS) para implementar o E2.0.The widespread use of Web 2.0 technologies (as blogs, social networks or wikis) by internet users is being increasingly extended to the business arena. This phenomenon led to the concept of Enterprise 2.0 (E2.0), i.e., the exploitation of Web 2.0 technologies and applications to enterprises in order to achieve strong competitive advantages. The impact of E2.0 can be felt mainly in two areas: within organizations, once they enable communication through new dynamic manners of communicate and interact, in order to enhance efficiency and productivity; from companies to customers, suppliers and partners, increasing revenues and customer satisfaction, and promoting cooperation and cocreation to improve services/products. However to implement these technologies within enterprises can be a challenge. Through a survey applied to Portuguese Small and Medium Enterprises (SMEs) of Excelence this study intent to evaluate the level of implementation of E2.0 on organizations and understand the impact of it on SMEs' internal and external dynamics. The results show the adoption trend of Web 2.0 technologies on SMEs and identify not only the most adopted technologies but also critical success factors (CSF) to implement E2.0.Instituto Superior de Economia e GestãoRepositório da Universidade de LisboaAntunes, Diogo Tavares2015-11-18T14:34:08Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10179porAntunes, Diogo Tavares (2011). "O impacto do Enterprise 2.0 nas PME's de excelência em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:39.823092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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