Eco-inovação e performance sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Joana Rita Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7216
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
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spelling Eco-inovação e performance sustentávelEco-InovaçãoÉtica ambiental corporativaPerformance SustentávelSustentabilidadeEco-InnovationCorporate Environmental EthicsSustainable PerformanceSustainableMestrado em Ciências EmpresariaisAs empresas enfrentam, hoje em dia, uma pressão cada vez maior para adoptarem práticas de sustentabilidade. Por esta razão surgiu uma necessidade de estas reverem os seus processos associados ao desenvolvimento de novos produtos, processos de produção de produtos já existentes e as suas estratégias. A eco-inovação é vista como crucial para o aumento da competitividade económica. O modelo conceptual proposto analisa o impacto de dois antecedentes, a estratégia de inovação e a ética ambiental corporativa, na eco-inovação nas suas três dimensões: eco-produto, eco-processo e eco-organização. O efeito destas três dimensões na performance sustentável e vantagem competitiva são também hipóteses do modelo proposto. Para testar o modelo conceptual foram usadas 81 respostas dadas por empresas de manufatura, certificadas pela norma ISO 9001, a um inquérito enviado por e-mail e preenchido on-line. Os resultados obtidos mostram que a ética ambiental corporativa e a estratégia de inovação tem um impacto positivo na eco-organização e no eco-processo. Contrariamente ao esperado, estes efeitos não foram suportados para o eco-produto. No que diz respeito ao impacto positivo da eco-inovação na performance sustentável verificou-se que este era significante apenas para duas dimensões: eco-produto e eco-processo.Companies face today, an increasing pressure to adopt sustainable practices. For this reason arose a need for such review their associated development of new products, production processes of existing products and strategy processes. Eco-innovation is seen as crucial for increasing economic competitiveness. The proposed conceptual model examines the impact of two antecedents, the innovation strategy and corporate environmental ethics, on eco-innovation in its three dimensions: eco-products, eco-eco-organization and process. The effect of these three dimensions in sustainable performance and competitive advantage are also hypotheses of the proposed model. To test the conceptual model 81 answers given by manufacturing companies, certified by ISO 9001, a survey sent by email and completed online were used. The results show that corporate environmental ethics and innovation strategy has a positive impact on the eco-organization and eco-process. Contrary to expectation, these effects were not supported for eco-product. With respect to the positive impact of eco-innovation in on sustainable performance it was found that this was significant only in two dimensions: eco- product and eco-process.Instituto Superior de Economia e GestãoRepositório da Universidade de LisboaVitorino, Joana Rita Rodrigues2014-09-26T10:22:16Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7216porVitorino, Joana Rita Rodrigues (2014). "Eco-inovação e performance sustentável". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:26.380892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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