Se os MINERAIS falassem … fariam ECO(logia) - O ensino de Mineralogia e Ecologia no Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Miguel Jorge
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93977
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_87f8db876ef1a7e3e3a68847cd3074d3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93977
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Se os MINERAIS falassem … fariam ECO(logia) - O ensino de Mineralogia e Ecologia no Ensino Básico e no Ensino Secundário.If MINERALS spoke … they would do ECHO(logy) - The teaching of Mineralogy and Ecology in Basic and Secondary Education.Ciências NaturaisEcologiaEnsino das ciênciasEstágio pedagógicoMineralogiaEcologyMineralogyNatural SciencesPegagical trainigScience teachingRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e TecnologiaO presente relatório é o trabalho final da Unidade Curricular ‘Estágio Pedagógico e Relatório’ do mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e descreve o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra. Neste documento efetua-se a apresentação, discussão e análise das atividades realizadas, bem como dos fundamentos teóricos relacionados, com vista ao sucesso académico dos alunos com os quais se desenvolveu a referida prática letiva. Este estágio, que teve como principal objetivo dar ao professor estagiário, o primeiro envolvimento direto com a prática docente e com o ensino formal das ciências, permitiu ainda ampliar o contacto com a realidade escolar e com o sistema educativo português. A atividade letiva propriamente dita, foi desenvolvida com uma turma do 8.º ano e com outra do 11.º ano, respetivamente nas disciplinas de ‘Ciências Naturais’ e ‘Biologia e Geologia’, com incidência nos conteúdos de Ecologia e Mineralogia apresentados e propostos pelas ‘Aprendizagens Essenciais’ e por documentos orientadores, nomeadamente pelas “Metas Curriculares” do 8.º ano e pelo “Programa” do 11.º ano. Anteriormente à atividade letiva, foi também importante contactar e desenvolver outras realidades igualmente importantes, fundamentais para que a mesma fosse bem-sucedida, pelo que se apresenta no presente relatório o estudo e aprofundamento científico dos conteúdos, bem como a fundamentação teórica inerente aos recursos e estratégias utilizados. Além disso, apresentam-se também os tão relevantes processos de planificação e produção de recursos, úteis e essenciais à concretização do processo de ensino aprendizagem. A recolha e avaliação de evidências de resultados e outras evidências sobre a evolução dos conhecimentos dos alunos mostra, para ambas as turmas, uma melhoria dos conhecimentos adquiridos, facto que poderá indicar a seleção apropriada e a realização bem conseguida das atividades.This report is the final work of the Curricular Unit 'Pedagogical Training and Report’ of the master's degree in Biology and Geology Teaching in 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education of the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra. Is describes the teaching work developed during a pedagogical training held at “Escola Secundária D. Duarte”, in Coimbra (Portugal). The document contains a presentation, discussion and analysis of the activities carried out, as well as the related theoretical contents needed to achieve the academic success of the students included in the teaching practice. This internship, which had as main objective to give to the trainee teacher, the first direct involvement with the teaching exercise and the formal teaching of sciences, also allowed to enhance the contact with the school reality and the Portuguese educational system. The teaching activity itself was developed with a class from the 8th year and another from the 11th year, respectively in the disciplines of “Ciências Naturais” ('Natural Sciences') and “Biologia e Geologia” (“Biology and Geology”). The contents of Ecology and Mineralogy envisaged and proposed by the “Aprendizagens Essenciais” (“Essential Learnings”) and other guiding documents were focused, namely by the “Metas Curriculares” (“Curricular Goals”) of the 8th year and by the “Programa” (“Program”) of 11th year. Prior to the teaching activity, it was also important to contact and develop other realities that were equally important and fundamental to its success, which this report present through the study and scientific deepening of the contents, as well as the theoretical foundation inherent to the used resources. In addition, the processes of planning and production of resources, useful and essential to the success of the teaching-learning process are also shown. The sampling and evaluation of results, and other evidences on the evolution of the students' knowledge reveals an improvement in both classes, which may indicate, an appropriate selection and successful accomplishment of the activities.2020-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93977http://hdl.handle.net/10316/93977TID:202686400porGomes, Miguel Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:25:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:49.449559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Se os MINERAIS falassem … fariam ECO(logia) - O ensino de Mineralogia e Ecologia no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
If MINERALS spoke … they would do ECHO(logy) - The teaching of Mineralogy and Ecology in Basic and Secondary Education.
title Se os MINERAIS falassem … fariam ECO(logia) - O ensino de Mineralogia e Ecologia no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
spellingShingle Se os MINERAIS falassem … fariam ECO(logia) - O ensino de Mineralogia e Ecologia no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Gomes, Miguel Jorge
Ciências Naturais
Ecologia
Ensino das ciências
Estágio pedagógico
Mineralogia
Ecology
Mineralogy
Natural Sciences
Pegagical trainig
Science teaching
title_short Se os MINERAIS falassem … fariam ECO(logia) - O ensino de Mineralogia e Ecologia no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
title_full Se os MINERAIS falassem … fariam ECO(logia) - O ensino de Mineralogia e Ecologia no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
title_fullStr Se os MINERAIS falassem … fariam ECO(logia) - O ensino de Mineralogia e Ecologia no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
title_full_unstemmed Se os MINERAIS falassem … fariam ECO(logia) - O ensino de Mineralogia e Ecologia no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
title_sort Se os MINERAIS falassem … fariam ECO(logia) - O ensino de Mineralogia e Ecologia no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
author Gomes, Miguel Jorge
author_facet Gomes, Miguel Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Miguel Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Naturais
Ecologia
Ensino das ciências
Estágio pedagógico
Mineralogia
Ecology
Mineralogy
Natural Sciences
Pegagical trainig
Science teaching
topic Ciências Naturais
Ecologia
Ensino das ciências
Estágio pedagógico
Mineralogia
Ecology
Mineralogy
Natural Sciences
Pegagical trainig
Science teaching
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93977
http://hdl.handle.net/10316/93977
TID:202686400
url http://hdl.handle.net/10316/93977
identifier_str_mv TID:202686400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134023656669184