Novo Paradigma da Mobilidade Urbana - Contributos para a Neutralidade Carbónica em 2050

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Margarida Isabel Dias Veríssimo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/98032
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling Novo Paradigma da Mobilidade Urbana - Contributos para a Neutralidade Carbónica em 2050New Paradigm of Urban Mobility - Contributions to Carbon Neutrality in 2050Mobilidade sustentávelModos suavesImpacte ambientalIndicadoresMetrobusSustainable mobilitySoft modesEnvironmental impactIndicatorsMetrobusDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaAo longo dos últimos anos, tem-se verificado que o setor dos transportes é dos que mais tem contribuído para a emissão de gases poluentes. As alterações climáticas são uma consequência das emissões de poluentes, pelo que combater esta problemática é um dos objetivos mais urgentes e desafiantes que a humanidade enfrenta. Neste sentido, a União Europeia definiu metas extremamente exigentes que visam combater as alterações climáticas e ainda atingir a neutralidade carbónica até 2050. Em paralelo, também Portugal definiu um conjunto de instrumentos setoriais que convergem para esse objetivo. A presente dissertação, representa um contributo no sentido de identificar e avaliar linhas estratégicas e medidas de promoção de uma mobilidade urbana eficiente e sustentável. São apresentados e discutidos os principais instrumentos e estratégias europeias e nacionais que visam redirecionar as políticas de mobilidade para a procura de soluções globais que promovam, de forma integrada, os modos ambientalmente sustentáveis. No sentido de se atingir esse objetivo, são abordadas temáticas como a transferência modal do transporte individual para o transporte coletivo, assim como os modos suaves e a micromobilidade, devidamente articulados por sistemas de bilhética de informação integradas.Em complemento, é identificado um conjunto de indicadores e de modelos de estimação, que permitiram avaliar os vários impactes associados a um projeto desta natureza. Esta avaliação foi testada através da sua aplicação a um estudo de caso prático, tendo-se optado por avaliar os impactes resultantes da entrada ao serviço do Metrobus (sistema BRT – Bus Rapid Transit) a ser implementado no canal da Lousã, no trecho compreendido entre Serpins e Coimbra, comparativamente à solução metro ligeiro de superfície, entretanto abandonada. Dessa avaliação foi possível concluir que os impactes mais significativos são os associados: (1) ao sector hídrico, principalmente durante a fase de construção, que pode resultar na contaminação das águas; (2) ao setor do ruído, onde a maior problemática poderá estar associada ao ruído nas zonas de paragens junto de habitações e de rolamento; (3) ao setor da qualidade do ar, sendo que os maiores problemas são apontados para a fase de construção devido ao movimento de maquinaria/veículos; (4) ao setor socioeconómico, onde os impactes mais significativos serão os tempos e custos de viagem. Ainda assim, em termos gerais, a implementação do Metrobus apresenta benefícios evidentes, já que a solução irá ser executada com autocarros elétricos, mais silenciosos e a circular em canal dedicado. Por fim, são elencadas algumas medidas mitigadoras com o objetivo de atenuar os principais problemas identificados, de forma a salvaguardar o bom funcionamento global do sistema, nas suas diferentes fases de implementação.Over the past few years, it has been identified that the transport sector is the one that most contributed to the emissions of pollutant gases. The climate changes are a consequence of those emissions, which is why combating this problem is one of the most urgent and challenging goals that humanity has to face. The European Union has defined extremely demanding targets to combat the climate change in order to achieve the carbon neutrality by 2050. In parallel, Portugal has also defined a few sectorial intruments that converge towards this goal.This dessertation represents a contribution towards identifying and evaluating estrategic lines and measures to promote a sustainable and eficient urban mobility. It is presented and discussed the main European and National instruments and strategies which aim to redirect mobility policies towards the search for global solutions. Such policies encourage, in an integrated manner, environmentally sustainable modes. In order to achieve this goal, topics such as the modal transfer from individual transport to collective transport are addressed, as well as the soft modes and micromobility, duly articulated by integrated information ticketing systems. In order to evaluate the many impacts associated with a project of this nature, a set of indicators and estimation models are also identified. This assessment was tested by applying it to a practical case study, by studying the impacts from the implementation of the Metrobus (BRT system - Bus Rapid Transit) on the Lousã channel, in the stretch between Serpins and Coimbra, compared to the ones of the surface light meter solution, which has been discharged. It was possible to conclude that the most significant impacts are the ones associated with: (1) the water sector, especially during the construction phase, that can result in water contamination; (2) the noise sector, where the biggest problem can be associated with the noise on stops close to habitational areas and rolling noise; (3) the air quality sector, with the biggest issues being the construction phase, due to the movement of machinery/ vehicles; (4) the socioeconomic sector, where the impacts will be on travel times and costs. In spite of these factors, the Metrobus has evident benefits, since this solution will be implemented with electric buses, which are quieter and circulate in a dedicated channel. Finally, some mitigating measures are listed in order to attenuate the main problems identified and to guarantee the overall good functioning of the system in its different stages of implementation.2021-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98032http://hdl.handle.net/10316/98032TID:202920828porAlbino, Margarida Isabel Dias Veríssimoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:13:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:57.613172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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