Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/469 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação |
id |
RCAP_881afe41bdcab4ca1af6decd520552c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/469 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005Meios de comunicaçãoOpinião PúblicaMarketing políticoRelações públicasLobbyingComunicação persuasivaCampanha eleitoralDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoQualquer personagem público que pretenda aspirar a algum cargo de eleição popular, deverá submeter-se à Opinião Pública. Perante esta circunstância é necessário desenvolver um certo tipo de estratégia de comunicação para “vender” uma imagem e, desta maneira, atrair o favor do votante. O Objectivo deste trabalho é fazer uma sinopse que convide à reflexão sobre a importância que os meios de comunicação têm na formação da Opinião Pública e sobre as múltiplas técnicas ao serviço das campanhas políticas e aplicação destas técnicas nas campanhas para as eleições. Conferir os recursos comunicacionais efectivos numa campanha concreta, os aspectos relacionados com a definição e organização da campanha de comunicação política e da sua implementação, no período eleitoral das eleições autárquicas de 2005 em Matosinhos. Comparar os resultados das eleições 2005 com os resultados das eleições de Matosinhos 2001. Any public character that intends to aspire to some position of popular election should undergo the public opinion. Before this circumstance it is necessary to develop a certain type of advertising strategy "to sell" an image and, this way, to attract the favor of the voter. The goal of this work is to do a synopsis that invites to the reflection on the importance that the media have in the formation of the Public Opinion and on the multiple techniques to the service of the political campaigns and application of these techniques in the campaigns for the elections. To confer the effective communications resources in a campaign, the aspects related with the definition and organization of the campaign of communication politics and its implementation, in the electoral period of the autarchic elections of 2005 in Matosinhos. Comparing 2005 elections results with the results of 2001 Matosinhos elections.[s.n.]Melo, Rui deRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMonteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira2008-07-08T11:45:32Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:21.362949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005 |
title |
Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005 |
spellingShingle |
Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005 Monteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira Meios de comunicação Opinião Pública Marketing político Relações públicas Lobbying Comunicação persuasiva Campanha eleitoral |
title_short |
Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005 |
title_full |
Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005 |
title_fullStr |
Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005 |
title_full_unstemmed |
Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005 |
title_sort |
Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005 |
author |
Monteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira |
author_facet |
Monteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Rui de Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meios de comunicação Opinião Pública Marketing político Relações públicas Lobbying Comunicação persuasiva Campanha eleitoral |
topic |
Meios de comunicação Opinião Pública Marketing político Relações públicas Lobbying Comunicação persuasiva Campanha eleitoral |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007-01-01T00:00:00Z 2008-07-08T11:45:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/469 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130246350372864 |