Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/469
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
id RCAP_881afe41bdcab4ca1af6decd520552c9
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/469
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005Meios de comunicaçãoOpinião PúblicaMarketing políticoRelações públicasLobbyingComunicação persuasivaCampanha eleitoralDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoQualquer personagem público que pretenda aspirar a algum cargo de eleição popular, deverá submeter-se à Opinião Pública. Perante esta circunstância é necessário desenvolver um certo tipo de estratégia de comunicação para “vender” uma imagem e, desta maneira, atrair o favor do votante. O Objectivo deste trabalho é fazer uma sinopse que convide à reflexão sobre a importância que os meios de comunicação têm na formação da Opinião Pública e sobre as múltiplas técnicas ao serviço das campanhas políticas e aplicação destas técnicas nas campanhas para as eleições. Conferir os recursos comunicacionais efectivos numa campanha concreta, os aspectos relacionados com a definição e organização da campanha de comunicação política e da sua implementação, no período eleitoral das eleições autárquicas de 2005 em Matosinhos. Comparar os resultados das eleições 2005 com os resultados das eleições de Matosinhos 2001. Any public character that intends to aspire to some position of popular election should undergo the public opinion. Before this circumstance it is necessary to develop a certain type of advertising strategy "to sell" an image and, this way, to attract the favor of the voter. The goal of this work is to do a synopsis that invites to the reflection on the importance that the media have in the formation of the Public Opinion and on the multiple techniques to the service of the political campaigns and application of these techniques in the campaigns for the elections. To confer the effective communications resources in a campaign, the aspects related with the definition and organization of the campaign of communication politics and its implementation, in the electoral period of the autarchic elections of 2005 in Matosinhos. Comparing 2005 elections results with the results of 2001 Matosinhos elections.[s.n.]Melo, Rui deRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMonteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira2008-07-08T11:45:32Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:21.362949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005
title Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005
spellingShingle Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005
Monteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira
Meios de comunicação
Opinião Pública
Marketing político
Relações públicas
Lobbying
Comunicação persuasiva
Campanha eleitoral
title_short Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005
title_full Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005
title_fullStr Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005
title_full_unstemmed Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005
title_sort Realidade Local, eleições e comunicação: o caso de Matosinhos /2005
author Monteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira
author_facet Monteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Rui de
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Rosa Silva Galrão Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de comunicação
Opinião Pública
Marketing político
Relações públicas
Lobbying
Comunicação persuasiva
Campanha eleitoral
topic Meios de comunicação
Opinião Pública
Marketing político
Relações públicas
Lobbying
Comunicação persuasiva
Campanha eleitoral
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007-01-01T00:00:00Z
2008-07-08T11:45:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/469
url http://hdl.handle.net/10284/469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130246350372864