Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramniclal, Cripá Harquissandás
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3223
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica Ramo de Energia
id RCAP_88316a54a335cb4bdbfb81556b08070d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3223
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isoladoVeículos eléctricosIlha de São MiguelEnergias renováveisFonte de armazenamento de energiaCarregamentos de veículos eléctricosElectric vehiclesSão Miguel islandRenewable energyEnergy storageCharging electric vehiclesDissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica Ramo de EnergiaO presente trabalho tem como objectivo elaborar um simulador, e realizar a caracterização e projecções para o sector eléctrico e dos transportes de 2006 a 2030 a partir dos quais seja possível quantificar para ambos os sectores os impactos energéticos, económicos e ambientais da penetração de veículos eléctricos numa ilha. Elaborou-se uma curta revisão de literatura sobre os veículos eléctricos e sobre os estudos efectuados relativamente à adopção dos veículos eléctricos em vários mercados. Em seguida expôs-se o método utilizado de forma a caracterizar e projectar o sector eléctrico e dos transportes e apresentar o simulador elaborado. Com o simulador simularam-se cenários Business As Usual (BAU, Sem penetração de veículos eléctricos) de 2010, 2020 e 2030; cenários de penetração de veículos eléctricos e diferentes perfis de carregamento em 2020 e 2030 e realizou-se uma análise dos mesmos. O caso de estudo utilizado foi a ilha de São Miguel (Açores). Revelou-se que o modo de carregamento Não Controlado seria o menos adequado para a rede eléctrica e o Carregamento Controlado o mais adequado a rectangularizar o diagrama de carga. Da penetração de veículos eléctricos prevista demonstra-se que o número de veículos eléctricos não será suficiente para consumir a energia renovável produzida. Deste modo será necessário ter em conta formas de armazenamento de energia como a hídrica reversível ou adiar os investimentos previstos em nova geração renovável.Abstract: The presente work aims to develop a simulador, and perform characterization and projections for the electricity and transport sectors from 2006 to 2030 from wich it is possible to quantify the energetic, environmental and economic impacts in both sectors by the introduction of electric vehicles on the Island. A short literature reviewwas performed on electric vehicles and on studies concerning the adoption of electric vehicles in various markets. Next explained is the method used to characterize and describe the evolution of the electricity and transport sectors and the developed simulator is presented. In the simulator scenarios were simulated like business As Usual (BAU, No Penetration of electric vehicles) of 2010, 2020 and 2030, vehicle penetration scenarios and electrical charging profiles in 2020 and 2030 and conducted an analysis of the results. The study case was the Island of São Miguel (Azores). It was revealed that the uncontrolled charging mode would be less suitable to the electricity grid and the controlled charging was more suited to uniform the load diagram. The estimation of the penetration of electric vehicle demonstrates that the number of electric vehicles will not be enough to consume all the produced renewable energy. Thus it will be necessary to consider ways of storing energy such as reversible hydro or postpone the new investments in renewable electrical generation.Instituto Superior de Engenharia de LisboaSousa, Jorge Alberto Mendes deCamus, Cristina InêsRCIPLRamniclal, Cripá Harquissandás2014-02-19T17:35:03Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3223TID:201227185porRAMNICLAL, Cripá Harquissandás - Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:51.833788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado
title Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado
spellingShingle Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado
Ramniclal, Cripá Harquissandás
Veículos eléctricos
Ilha de São Miguel
Energias renováveis
Fonte de armazenamento de energia
Carregamentos de veículos eléctricos
Electric vehicles
São Miguel island
Renewable energy
Energy storage
Charging electric vehicles
title_short Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado
title_full Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado
title_fullStr Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado
title_full_unstemmed Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado
title_sort Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado
author Ramniclal, Cripá Harquissandás
author_facet Ramniclal, Cripá Harquissandás
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Jorge Alberto Mendes de
Camus, Cristina Inês
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramniclal, Cripá Harquissandás
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos eléctricos
Ilha de São Miguel
Energias renováveis
Fonte de armazenamento de energia
Carregamentos de veículos eléctricos
Electric vehicles
São Miguel island
Renewable energy
Energy storage
Charging electric vehicles
topic Veículos eléctricos
Ilha de São Miguel
Energias renováveis
Fonte de armazenamento de energia
Carregamentos de veículos eléctricos
Electric vehicles
São Miguel island
Renewable energy
Energy storage
Charging electric vehicles
description Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica Ramo de Energia
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-02-19T17:35:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3223
TID:201227185
url http://hdl.handle.net/10400.21/3223
identifier_str_mv TID:201227185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RAMNICLAL, Cripá Harquissandás - Estudo do impacto energético, económico e ambiental da penetração de veículos eléctricos num sistema isolado. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133384465711104