Ein portugiesischer "Vor-Knigge": Satire in der Dialoggattung des 17. Jahrhunderts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Pereira, Paulo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: deu
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5155
Resumo: Trata-se aqui da comparação entre Francisco Rodrigues Lobo, nomeadamente da sua obra "Corte na Aldeia", um verdadeiro repositório das regras do bom convívio, com a obra "Über den Umgang mit Menschen" da autoria do seu homólogo alemão Adolph Knigge. Se este último, inspirado nos ideais do Aufklärung, preconizava a aprendizagem das regras do bom conviver como uma forma de contribuir para a superação da discriminação da burguesia pela aristocracia, era objectivo do primeiro utilizar tais regras para ajudar a nobreza e burguesia portuguesas a suplantarem o prinvicialismo a que haviam sido sujeitas durante a monarquia dual. Para Lobo estas regras representavam um passo importante na luta pela emancipação de Madrid, tornada centro da Península Ibérica. Trata-se igualmente, no caso de Lobo, de uma sátira aos maneirismos arremedados oportunisticamnte pelos apaniguados por Castela. A arrogância e a vaidade balofa de alguns, espelhados na obra, lembra-nos outras que a antecederam, nomeadamente as peças de teatro "Noite de Reis" de Shakespeare, um verdadeiro estudo crítico sobre os desmandos da aristocracia,ou a "Tempestade" do mesmo autor, no qual ele, tal como Cervantes em Dom Quixote, acaba por regeitar o comportamento de uma corte decadente e a abandona. As normas sugeridas em "Corte na Aldeia" inserem-se muito mais numa rúbrica de regras éticas do humanismo, do que própriamente na de "boas maneiras", mostrando aqui as influências do livro "Il libro del cortegiano" de Castiglione (1528) pela sua defesa de um ideal de "Civilização" e "Princípios". Em última análise, trata-se de um retomar dos ensinamentos de Cícero e de Plutarco relativamente à "disciplinas" e à "conversatio, significando com isto a necessidade de uma aprendizagem da contenção e disciplinamento do corpo e da palavra, tão importantes nos claustros medievais e alargadas agora a toda a sociedade com o objectivo de criar e fortalecer uma conduta baseada em determinados princípios - os od Humanismo. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- er Pomp der Ereignisse, das permanente festliche Ambiente, der Luxus, womit sich die königliche Familie und die "Grandes" umgaben, standen der portugiesischen Provinzialität gegenüber. Madrid avancierte eindeutig zur Hauptbühne prunkvoller Feste und des kulturellen Lebens. Dies bildete ein stimulierendes Spektrum für die neue Künste des 'Siglo de oro', die durch großziges Mäzenentum gefördet wurden... Gleichzeitig wuchs ein Mindervertigkeitskomplex. Als psychologische Kompensation entwickeelte sich zu dieser Zeit auch eine lächerliche und leere Aufschneiderei, weswegen die Portigiesen in Spanien verspottet wurden. Viele Witze, die noch bis heute auf der Iberischen Halbinsel über die Eitelkeit und Übertreibungen der Portugiesen gemacht wurden, haben in dieser Epoche ihren Ursprung. Dies wurde zur Zielscheibe von Satire und Ironie und viele Komödien oder Gedichte des 17. Jahrhunderts behandeln Edelleute Portugals als Object des Gespötts...
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