Capacitação de futuros professores para a ação sociopolítica através de exposições interativas
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2563 |
Resumo: | O sistema educativo confronta-se com o desafio de capacitar os cidadãos para a resolução dos problemas complexos e imprevisíveis da sociedade. Este estudo de caso procurou conhecer o impacto do desenvolvimento de uma exposição interativa na capacitação de futuras professoras para a ação sociopolítica. Os resultados obtidos apontam para a realização de aprendizagens – sobre temas científicos atuais e sobre os critérios que devem orientar a investigação e a inovação responsáveis – e a consciencialização das participantes para a relevância da ação sociopolítica na melhoria da sociedade. |
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Capacitação de futuros professores para a ação sociopolítica através de exposições interativasação sociopolíticaexposição científica interativaformação inicial de professorescidadaniaprojeto IRRESISTIBLEacción sociopolíticaexposición científica interactivaciudadaníasociopolitical actioninteractive scientific exhibitioninitial teacher trainingcitizenshipIRRESISTIBLE projectO sistema educativo confronta-se com o desafio de capacitar os cidadãos para a resolução dos problemas complexos e imprevisíveis da sociedade. Este estudo de caso procurou conhecer o impacto do desenvolvimento de uma exposição interativa na capacitação de futuras professoras para a ação sociopolítica. Os resultados obtidos apontam para a realização de aprendizagens – sobre temas científicos atuais e sobre os critérios que devem orientar a investigação e a inovação responsáveis – e a consciencialização das participantes para a relevância da ação sociopolítica na melhoria da sociedade.El sistema educativo se enfrenta al desafío de capacitar a los ciudadanos para la resolución de los problemas complejos e imprevisibles de la sociedad. Este estudio de caso buscó conocer el impacto del desarrollo de una exposición interactiva en la capacitación de futuras profesoras para la acción sociopolítica. Los resultados obtenidos apuntan a la realización de aprendizajes – sobre temas científicos actuales y sobre los criterios que deben orientar la investigación y la innovación responsables – y la concienciación de las participantes para la relevancia de la acción sociopolítica en la mejora de la sociedad.The educational system is confronted with the challenge of empowering citizens to solve complex and unpredictable problems in society. This case study sought to know the impact of the development of an interactive exhibition on the training of future teachers for socio-political action. The results obtained point to the participants' learning – on current scientific topics and on the criteria that should guide responsible research and innovation – and awareness of sociopolitical action’s relevance in the improvement of society.Un défi du système éducatif est celui de capacité les citoyens à résoudre des problèmes complexes et imprévisibles dans la société. Cette étude de cas visait à connaître l'impact du développement d'une exposition interactive sur la capacité d’action sociopolitique de futurs enseignants. Les résultats obtenus indiquent des apprentissages - sur les sujets scientifiques actuels et sur les critères qui devraient guider la recherche et l'innovation responsables - et la sensibilisation des participants pour la pertinence de l'action sociopolitique dans l'amélioration de la société.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLinhares, ElisabeteReis, Pedro2019-05-23T22:27:29Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2563porLinhares, E., & Reis,P. (2019). Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas. Linhas Críticas, Brasília, DF, 25, 34-55. Disponível em http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/issue/view/16931981-0431DOI 10.26512/lc.v24i0.19700info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:40Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:34.531770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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