"A Imagem no Ensino de Astronomia" : Exploração didáctica e pedagógica de imagens no âmbito da Astronomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/10047 |
Resumo: | Reduzindo a idade do Universo a um ano, podemos considerar que pelas vinte e três horas do dia 31 de Dezembro, seriam realizados os primeiros registos do céu. O homem desde sempre se impressionou e orientou pelos astros e efemérides e foi registando, sucessivamente, em pedra, osso, papiro, papel, emulsão fotográfica e, por fim, em pixels, os acontecimentos celestes que observava durante a sua efémera existência.Na Antiguidade, gravar a regularidade do movimento dos astros servia para que as gerações seguintes pudessem prever ou planificar o futuro.Hoje, cada vez mais, o registo do céu conduz ao conhecimento do passado e, com o advento dos instrumentos de amplificação e detecção de todo o espectro da radiação, podemos mesmo vislumbrar a origem do nosso Universo e formular hipóteses para a sua evolução.Neste contexto, trabalhar com a imagem tornou-se um processo que permite registar acontecimentos que o fluir do tempo impede o Homem de reter.Até muito recentemente, ver o Universo, apenas era possível para os profissionais nos grandes telescópios. O desenvolvimento da tecnologia possibilitou a construção de pequenos telescópios, computadores pessoais e câmaras CCD, os quais permitem obter imagens de objectos celestes com relativa facilidade. Este recurso tornou-se, assim, uma forma privilegiada de experimentar Astronomia, pela exploração da imagem astronómica, no contexto multidisciplinar dos curricula dos Ensinos Básico e Secundário. |
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"A Imagem no Ensino de Astronomia" : Exploração didáctica e pedagógica de imagens no âmbito da AstronomiaReduzindo a idade do Universo a um ano, podemos considerar que pelas vinte e três horas do dia 31 de Dezembro, seriam realizados os primeiros registos do céu. O homem desde sempre se impressionou e orientou pelos astros e efemérides e foi registando, sucessivamente, em pedra, osso, papiro, papel, emulsão fotográfica e, por fim, em pixels, os acontecimentos celestes que observava durante a sua efémera existência.Na Antiguidade, gravar a regularidade do movimento dos astros servia para que as gerações seguintes pudessem prever ou planificar o futuro.Hoje, cada vez mais, o registo do céu conduz ao conhecimento do passado e, com o advento dos instrumentos de amplificação e detecção de todo o espectro da radiação, podemos mesmo vislumbrar a origem do nosso Universo e formular hipóteses para a sua evolução.Neste contexto, trabalhar com a imagem tornou-se um processo que permite registar acontecimentos que o fluir do tempo impede o Homem de reter.Até muito recentemente, ver o Universo, apenas era possível para os profissionais nos grandes telescópios. O desenvolvimento da tecnologia possibilitou a construção de pequenos telescópios, computadores pessoais e câmaras CCD, os quais permitem obter imagens de objectos celestes com relativa facilidade. Este recurso tornou-se, assim, uma forma privilegiada de experimentar Astronomia, pela exploração da imagem astronómica, no contexto multidisciplinar dos curricula dos Ensinos Básico e Secundário.Universidade do Porto. Reitoria20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/10047porCabral, Maria Leonor Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:33:10Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/10047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:42:29.574065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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