O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Beatriz Aparício
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6505
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_885cc9f9c1e2897e356e12223b060f37
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6505
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básicoConceções dos alunosEnsino por investigaçãoMudança concetualAprendizagemStudents' conceptionInquiry-based science educationConceptual changeLearningRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório tem como tema principal as conceções dos alunos e a aprendizagem em ciência. Neste sentido, advoga a perspetiva construtivista e o ensino por investigação, uma vez que colocam os alunos no centro das suas aprendizagens, assim como reconhecem as suas conceções enquanto ponto de partida para a construção do conhecimento. Este estudo tem como objetivos compreender em que medida as tarefas de natureza investigativa podem alterar as conceções dos alunos, assim como perceber se alunos com conceções alternativas mantêm as suas conceções ao longo do tempo. A metodologia de investigação insere-se no paradigma interpretativo e na metodologia qualitativa, inspirando-se na abordagem da investigação-ação. Tem-se, assim, como intento descrever, analisar e interpretar todo o processo de construção de tarefas de natureza investigativa, as conceções identificadas, as eventuais mudanças concetuais ocorridas, discutindo-se as potencialidades das tarefas de natureza investigativa para a aprendizagem concetual dos alunos. Neste estudo participaram 26 alunos da uma turma de 2.º ano de escolaridade, em contexto de estágio III, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação de tarefas deste cariz obedece a uma sequência de quatro fases, a saber, envolvimento, exploração, explicação e avaliação (mudança concetual), nas quais os alunos definem uma questão a investigar, exploram, explicam, respondem à questão formulada, e avaliam as suas aprendizagens, com vista ao conhecimento científico. A análise dos resultados alcançados sugere a importância de tarefas de natureza investigativa para a aprendizagem dos alunos, uma vez que a maioria dos alunos evidenciou uma mudança concetual.The present report focuses on students’ conceptions and science learning. In this way, it supports the constructivist perspective and inquiry-based science education. It places the students in the center of their own learning experience, recognizing their conceptions as a starting point for the construction of knowledge. This study’s goals are to evaluate if tasks with an inquiry nature can change students’ conceptions and whether students’ alternative conceptions are kept overtime. The research methodology is rooted in the interpretative paradigm and qualitatively methodology, being inspired by a research-action approach. The purpose is therefore to describe, analyze and interpret the entire process of inquiry tasks construction, students’ conceptions identification and the eventual conceptual changes, discussing the potential of inquiry tasks l for students’ conceptual learning. This study had the participation of 26 students of a 2nd year class, in the context of stage III, under the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Tasks implementation follow a sequence of four phases, specifically, engagement, exploration, explanation and evaluation (conceptual change), during which students define an issue to investigate, explore, explain, answer the question asked, and evaluate their learning, in order to develop scientific knowledge. The analysis of the results obtained supports the importance of inquiry tasks for students’ learning, once the majority of students revealed a conceptual change.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalFreitas, José MiguelSimões, Helena EspadaRepositório ComumCardoso, Ana Beatriz Aparício2014-06-19T09:34:47Z2014-062014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6505TID:201683520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:47.692141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico
title O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico
Cardoso, Ana Beatriz Aparício
Conceções dos alunos
Ensino por investigação
Mudança concetual
Aprendizagem
Students' conception
Inquiry-based science education
Conceptual change
Learning
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
title_short O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico
title_full O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico
title_sort O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico
author Cardoso, Ana Beatriz Aparício
author_facet Cardoso, Ana Beatriz Aparício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, José Miguel
Simões, Helena Espada
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Beatriz Aparício
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções dos alunos
Ensino por investigação
Mudança concetual
Aprendizagem
Students' conception
Inquiry-based science education
Conceptual change
Learning
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
topic Conceções dos alunos
Ensino por investigação
Mudança concetual
Aprendizagem
Students' conception
Inquiry-based science education
Conceptual change
Learning
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-19T09:34:47Z
2014-06
2014-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6505
TID:201683520
url http://hdl.handle.net/10400.26/6505
identifier_str_mv TID:201683520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135322350551040