O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6505 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_885cc9f9c1e2897e356e12223b060f37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6505 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básicoConceções dos alunosEnsino por investigaçãoMudança concetualAprendizagemStudents' conceptionInquiry-based science educationConceptual changeLearningRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório tem como tema principal as conceções dos alunos e a aprendizagem em ciência. Neste sentido, advoga a perspetiva construtivista e o ensino por investigação, uma vez que colocam os alunos no centro das suas aprendizagens, assim como reconhecem as suas conceções enquanto ponto de partida para a construção do conhecimento. Este estudo tem como objetivos compreender em que medida as tarefas de natureza investigativa podem alterar as conceções dos alunos, assim como perceber se alunos com conceções alternativas mantêm as suas conceções ao longo do tempo. A metodologia de investigação insere-se no paradigma interpretativo e na metodologia qualitativa, inspirando-se na abordagem da investigação-ação. Tem-se, assim, como intento descrever, analisar e interpretar todo o processo de construção de tarefas de natureza investigativa, as conceções identificadas, as eventuais mudanças concetuais ocorridas, discutindo-se as potencialidades das tarefas de natureza investigativa para a aprendizagem concetual dos alunos. Neste estudo participaram 26 alunos da uma turma de 2.º ano de escolaridade, em contexto de estágio III, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação de tarefas deste cariz obedece a uma sequência de quatro fases, a saber, envolvimento, exploração, explicação e avaliação (mudança concetual), nas quais os alunos definem uma questão a investigar, exploram, explicam, respondem à questão formulada, e avaliam as suas aprendizagens, com vista ao conhecimento científico. A análise dos resultados alcançados sugere a importância de tarefas de natureza investigativa para a aprendizagem dos alunos, uma vez que a maioria dos alunos evidenciou uma mudança concetual.The present report focuses on students’ conceptions and science learning. In this way, it supports the constructivist perspective and inquiry-based science education. It places the students in the center of their own learning experience, recognizing their conceptions as a starting point for the construction of knowledge. This study’s goals are to evaluate if tasks with an inquiry nature can change students’ conceptions and whether students’ alternative conceptions are kept overtime. The research methodology is rooted in the interpretative paradigm and qualitatively methodology, being inspired by a research-action approach. The purpose is therefore to describe, analyze and interpret the entire process of inquiry tasks construction, students’ conceptions identification and the eventual conceptual changes, discussing the potential of inquiry tasks l for students’ conceptual learning. This study had the participation of 26 students of a 2nd year class, in the context of stage III, under the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Tasks implementation follow a sequence of four phases, specifically, engagement, exploration, explanation and evaluation (conceptual change), during which students define an issue to investigate, explore, explain, answer the question asked, and evaluate their learning, in order to develop scientific knowledge. The analysis of the results obtained supports the importance of inquiry tasks for students’ learning, once the majority of students revealed a conceptual change.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalFreitas, José MiguelSimões, Helena EspadaRepositório ComumCardoso, Ana Beatriz Aparício2014-06-19T09:34:47Z2014-062014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6505TID:201683520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:47.692141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico |
title |
O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico Cardoso, Ana Beatriz Aparício Conceções dos alunos Ensino por investigação Mudança concetual Aprendizagem Students' conception Inquiry-based science education Conceptual change Learning Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio |
title_short |
O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Cardoso, Ana Beatriz Aparício |
author_facet |
Cardoso, Ana Beatriz Aparício |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, José Miguel Simões, Helena Espada Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Beatriz Aparício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceções dos alunos Ensino por investigação Mudança concetual Aprendizagem Students' conception Inquiry-based science education Conceptual change Learning Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio |
topic |
Conceções dos alunos Ensino por investigação Mudança concetual Aprendizagem Students' conception Inquiry-based science education Conceptual change Learning Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19T09:34:47Z 2014-06 2014-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/6505 TID:201683520 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/6505 |
identifier_str_mv |
TID:201683520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135322350551040 |