A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Joana Margarete Marques Lopes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gomes, António Ferreira, orient., Souto e Melo, Ana, co-orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2140
Resumo: Resumo Com esta investigação propusemo-nos estudar o efeito da música relaxante e da música estimulante na ocorrência de situações de indisciplina, manifestadas pelos nossos alunos, durante as aulas práticas da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Procurámos perceber se a manifestação de situações indisciplinadas, apresentadas pelos alunos ao longo das aulas em que não foram sujeitos à música, apresentou diferenças comparativamente às situações de indisciplina manifestas nas aulas que os alunos estiveram sob a influência da música. Assim, este trabalho de investigação teve como finalidade perceber se a audição de diferentes tipos de música, no decorrer das aulas práticas de EVT, diminui a ocorrência de situações de indisciplina, dentro da sala de aula. Para tal, procedemos à realização de um estudo de casos comparativo, implementado em duas turmas, mediante uma investigação-acção, através da qual os alunos foram sujeitos à audição de música de dois tipos distintos, denominados por relaxante e estimulante. Deste modo, tivemos como participantes na investigação cinquenta e um alunos, pertencentes a duas turmas das quais somos docentes. Esta investigação dividiu-se em três momentos, um primeiro em que as aulas se desenrolaram na ausência de música, um segundo em que os alunos ouviram música relaxante e um terceiro em que ouviram música estimulante. Ao longo destes três momentos, que decorreram sempre durante as aulas práticas, os comportamentos indisciplinados dos alunos foram observados e registados em grelha própria, tendo sido este, o primeiro instrumento de recolha de dados utilizado. Posteriormente, procedeu-se à entrevista focus group, de modo a complementar os dados obtidos através da observação directa, que deste modo foram enriquecidos através das perspectivas que os alunos apresentaram sobre a experiência pela qual passaram. Este estudo permitiu-nos inferir que a audição de música relaxante e estimulante, durante as aulas práticas de EVT, provocou a diminuição da ocorrência de situações de indisciplina apresentadas pelos alunos, assim como contribuiu para provocar nos alunos estados de relaxamento e descontracção, motivando-os para a realização das actividades propostas.
id RCAP_88627e141ea387c97a35257da584d00f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2140
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunosMúsica relaxanteMúsica estimulanteComportamentoDisciplina/IndisciplinaEducação Visual e TecnológicaFocus groupResumo Com esta investigação propusemo-nos estudar o efeito da música relaxante e da música estimulante na ocorrência de situações de indisciplina, manifestadas pelos nossos alunos, durante as aulas práticas da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Procurámos perceber se a manifestação de situações indisciplinadas, apresentadas pelos alunos ao longo das aulas em que não foram sujeitos à música, apresentou diferenças comparativamente às situações de indisciplina manifestas nas aulas que os alunos estiveram sob a influência da música. Assim, este trabalho de investigação teve como finalidade perceber se a audição de diferentes tipos de música, no decorrer das aulas práticas de EVT, diminui a ocorrência de situações de indisciplina, dentro da sala de aula. Para tal, procedemos à realização de um estudo de casos comparativo, implementado em duas turmas, mediante uma investigação-acção, através da qual os alunos foram sujeitos à audição de música de dois tipos distintos, denominados por relaxante e estimulante. Deste modo, tivemos como participantes na investigação cinquenta e um alunos, pertencentes a duas turmas das quais somos docentes. Esta investigação dividiu-se em três momentos, um primeiro em que as aulas se desenrolaram na ausência de música, um segundo em que os alunos ouviram música relaxante e um terceiro em que ouviram música estimulante. Ao longo destes três momentos, que decorreram sempre durante as aulas práticas, os comportamentos indisciplinados dos alunos foram observados e registados em grelha própria, tendo sido este, o primeiro instrumento de recolha de dados utilizado. Posteriormente, procedeu-se à entrevista focus group, de modo a complementar os dados obtidos através da observação directa, que deste modo foram enriquecidos através das perspectivas que os alunos apresentaram sobre a experiência pela qual passaram. Este estudo permitiu-nos inferir que a audição de música relaxante e estimulante, durante as aulas práticas de EVT, provocou a diminuição da ocorrência de situações de indisciplina apresentadas pelos alunos, assim como contribuiu para provocar nos alunos estados de relaxamento e descontracção, motivando-os para a realização das actividades propostas.Abstract With this research we decided to study the effect relaxing and stimulating music had in the number of indiscipline situations, expressed by our students during the practical lessons of Educação Visual e Tecnológica (EVT). We tried to understand whether the expression of unruly situations, presented by the students during the lessons where they were not subjected to music, showed differences when compared with the cases of indiscipline in the classrooms where the same students were under the influence of music. Thus, this research work aimed to understand whether the hearing of different types of music, during the practical lessons of EVT, decreases the incidents of indiscipline in the classroom. To this end, we proceeded to conduct a study of comparative cases, implemented in two classes, through action research, in which students were subjected to hearing music from two distinct types, relaxing and stimulating. Thus, we had as participants in this research fifty-one students belonging to two different classes of which we are teachers. This investigation was divided into three stages, the first one in which the classes took place in the absence of music, a second that the students listened to relaxing music and a third where they listened to stimulating music. Over these three moments, which always took place during the practical classes, the students' bad behaviours were observed and recorded in a grid, this being the first instrument used for data collection. Subsequently, we proceeded to the focus group interview in order to complement the data obtained through direct observation, which was enriched through the perspectives that students had about the experience they lived. This study allowed us to infer that listening to relaxing and stimulating music, during the practical lessons of EVT, caused the number of indiscipline incidents displayed by the students to decrease and helped to bring in students states of relaxation and rest as well, motivating them to carry out the proposed activities.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBrandão, Joana Margarete Marques LopesGomes, António Ferreira, orient.Souto e Melo, Ana, co-orient.2014-05-14T13:58:00Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2140porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:25Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:23.585569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunos
title A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunos
spellingShingle A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunos
Brandão, Joana Margarete Marques Lopes
Música relaxante
Música estimulante
Comportamento
Disciplina/Indisciplina
Educação Visual e Tecnológica
Focus group
title_short A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunos
title_full A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunos
title_fullStr A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunos
title_full_unstemmed A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunos
title_sort A influência da utilização da música nas aulas de Educação Visual e Tecnológica como forma de alterar o comportamento dos alunos
author Brandão, Joana Margarete Marques Lopes
author_facet Brandão, Joana Margarete Marques Lopes
Gomes, António Ferreira, orient.
Souto e Melo, Ana, co-orient.
author_role author
author2 Gomes, António Ferreira, orient.
Souto e Melo, Ana, co-orient.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Joana Margarete Marques Lopes
Gomes, António Ferreira, orient.
Souto e Melo, Ana, co-orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Música relaxante
Música estimulante
Comportamento
Disciplina/Indisciplina
Educação Visual e Tecnológica
Focus group
topic Música relaxante
Música estimulante
Comportamento
Disciplina/Indisciplina
Educação Visual e Tecnológica
Focus group
description Resumo Com esta investigação propusemo-nos estudar o efeito da música relaxante e da música estimulante na ocorrência de situações de indisciplina, manifestadas pelos nossos alunos, durante as aulas práticas da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Procurámos perceber se a manifestação de situações indisciplinadas, apresentadas pelos alunos ao longo das aulas em que não foram sujeitos à música, apresentou diferenças comparativamente às situações de indisciplina manifestas nas aulas que os alunos estiveram sob a influência da música. Assim, este trabalho de investigação teve como finalidade perceber se a audição de diferentes tipos de música, no decorrer das aulas práticas de EVT, diminui a ocorrência de situações de indisciplina, dentro da sala de aula. Para tal, procedemos à realização de um estudo de casos comparativo, implementado em duas turmas, mediante uma investigação-acção, através da qual os alunos foram sujeitos à audição de música de dois tipos distintos, denominados por relaxante e estimulante. Deste modo, tivemos como participantes na investigação cinquenta e um alunos, pertencentes a duas turmas das quais somos docentes. Esta investigação dividiu-se em três momentos, um primeiro em que as aulas se desenrolaram na ausência de música, um segundo em que os alunos ouviram música relaxante e um terceiro em que ouviram música estimulante. Ao longo destes três momentos, que decorreram sempre durante as aulas práticas, os comportamentos indisciplinados dos alunos foram observados e registados em grelha própria, tendo sido este, o primeiro instrumento de recolha de dados utilizado. Posteriormente, procedeu-se à entrevista focus group, de modo a complementar os dados obtidos através da observação directa, que deste modo foram enriquecidos através das perspectivas que os alunos apresentaram sobre a experiência pela qual passaram. Este estudo permitiu-nos inferir que a audição de música relaxante e estimulante, durante as aulas práticas de EVT, provocou a diminuição da ocorrência de situações de indisciplina apresentadas pelos alunos, assim como contribuiu para provocar nos alunos estados de relaxamento e descontracção, motivando-os para a realização das actividades propostas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2014-05-14T13:58:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2140
url http://hdl.handle.net/10400.19/2140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130879545573376