Associação dos fatores ambientais com os modos de deslocamento ativo para a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sérgio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Beatriz Oliveira, Carvalho, Wellington, Rosário, Rafaela, Matos, Ana Paula Rodrigues, Silva, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/55161
Resumo: "Volume especial: Estudos da criança"
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spelling Associação dos fatores ambientais com os modos de deslocamento ativo para a escolaAssociation of environmental factors with modes of active commuting to school. Methods and instruments for environmental assessment (objective and perceived)Deslocamento ativoFatores ambientaisRevisão sistemáticaActive commutingEnvironmental factorsSystematic reviewCiências Sociais::Ciências da Educação"Volume especial: Estudos da criança"Introdução: Verifica-se cada vez mais, em crianças/adolescentes, um quotidiano distante de comportamentos ativos. Torna-se necessário estruturar estratégias para aumentar o nível de atividade física nestes grupos, pois, crianças que vivenciam a prática de atividade física em seu quotidiano tem maiores probabilidades de assumirem comportamentos ativos na adolescência e vida adulta. O deslocamento ativo (a pé/bicicleta) caracteriza-se como uma das possibilidades de potencializar os níveis de atividade física de crianças em sua rotina de vida escolar. Contudo, estudos têm demonstrado que diversos fatores (intrapessoais, políticos, ambientais, etc.) podem influenciar na decisão aos modos de deslocamento. Objetivo: Analisar os métodos e instrumentos de avaliação do ambiente (objetivo e percebido) em estudos que investigaram a relação entre o ambiente e os modos de deslocamento ativo de crianças do ensino básico (2º/3º ciclo) no trajeto casa-escola. Metodologia: Revisão sistemática em estudos publicados nas bases PubMed, EBSCO, LILACS, Web of Science, BVS e B-On. Os descritores selecionados foram active commuting, children, school, environmental factors, seus similares padronizados pelo Medical Subject Headings (MeSH) e respetivos correspondentes em língua portuguesa. Resultados: A maioria dos estudos (58.5%) utilizou a combinação de métodos subjetivos e objetivos na coleta de dados. Questionários elaborados com questões específicas para a percepção do ambiente foram utilizados em 56.1% dos estudos. Dez estudos (24.4%) utilizaram os instrumentos Neighborhood Environment Walkability Scale (NEWS) e suas versões (NEWS-Y) e (NEWS-A), o Neighborhood Physical Activity Questionnaire (NPAQ) e o Environmental Module do International Physical Activity Questionnaire (IPAQ-E). O Sistema de Informação Geográfica (SIG) foi utilizado em 68% dos estudos para avaliar objetivamente as características do ambiente e a distância casa-escola. A Observação Sistemática foi utilizada em apenas seis estudos e alguns estudos utilizaram dados de outras investigações e censos sobre o ambiente. Conclusão: Avaliar o ambiente e sua relação com a atividade física tem-se tornado um desafio aos pesquisadores. É importante inquirir aqueles que vivenciam o ambiente em seu quotidiano, contudo, é importante a utilização de medidas objetivas para uma melhor compreensão das evidências na influência do ambiente aos modos de deslocamento ativo.Active behaviors in children and adolescents continue to decline. Active commuting (walking / cycling) is characterized as one of the possibilities to increase the levels of physical activity in their school life routine. However, studies have shown that several factors (intrapersonal, political, environmental, etc.) can influence the decision on the mode of displacement. This study aimed to analyze the methods and instruments of environmental evaluation (objective and perceived) in studies that investigated the relationship between the environment and the modes of active displacement of primary school children (2nd / 3rd cycle) in the home-school path. This study aimed to analyze the methods and instruments of environmental evaluation (objective and perceived) in studies that investigated the relationship between the environment and the modes of active displacement of primary school children (2nd / 3rd cycle) in the home-school path. In this sense, a systematic review of published studies in the PubMed, EBSCO, LILACS, Web of Science, VHL and B-On databases was made. Selected descriptors: active commuting, children, school, environmental factors, their standardized ones by the Medical Subject Headings (MeSH) and their corresponding ones in Portuguese language. Most of the studies (58.5%) used the combination of subjective and objective methods in data collection. Questionnaires elaborated for the perception of the environment were used in 56.1% of the studies. Ten studies (24.4%) used the Neighborhood Environment Walkability Scale (NEWS) and its versions (NEWS-Y and NEWS-A), Neighborhood Physical Activity Questionnaire (NPAQ) and International Physical Activity Questionnaire (IPAQ-E). The Geographic Information System (GIS) was used in 68% of the studies to objectively evaluate the characteristics of the environment and distance from home to school. Systematic observation was used in six studies and some studies used data from other environmental investigations and statistical censuses. Assessing the environment and its relation to physical activity has become a challenge for researchers. It is important to inquire those who experience the environment in their daily lives, however, it is also relevant to use objective measures to better understand the evidence on the influence of the environment on modes of active displacement.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalProjeto Estratégico UID/CED/00317/2013, através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Este trabalho foi desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão/Brasil - FAPEMA (BD-05074/15).info:eu-repo/semantics/publishedVersionRevista E-Psi & PsyAssessmentLabUniversidade do MinhoSouza, SérgioPereira, Beatriz OliveiraCarvalho, WellingtonRosário, RafaelaMatos, Ana Paula RodriguesSilva, Ana20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/55161por2182-7591http://www.revistaepsi.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:45.419903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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