Hibridização de jogos Tabletop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victor Andrade e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9716
Resumo: Nos últimos cinco anos, a quantidade de jogos digitais lançados teve um aumento exponencial, desenvolvedores indies, grandes empresas, todos eles acharam seus respectivos lugares no mercado. O que pareceu ser o Auge da era dos jogos digitais também provou ser o auge dos jogos de tabuleiro. Os jogos de tabuleiro se adaptaram para acharem o seu lugar no mercado de jogos e nas mesas dos jogadores. Também conhecidos como jogos tabletop, os jogos de tabuleiro modernos tem aumentado suas categorias e a principal razão para isso é o fato da tecnologia ter evoluido ao longo dos anos, alguns dos jogos de tabuleiros mais recentes cruzaram as fronteiras entre o analógico e o dgital, e nessa miscigenação originou-se o que chamamos de jogos híbridos. Mesmo com o aumento de títulos de jogos híbridos, muito pouco é encontrado na literatura acadêmica sobre os mesmos, menos ainda é dito dentro do meio dos desenvolvedores, o que aponta uma fragilidade para o desenvolvimento desta vertente de jogos, uma vez que além das complexidades do meio analógico ou do digital, há a incorporação do meio oposto, e isso gera conflitos dentro da essência do próprio jogo. Muitos autores falam sobre recursos específicos, jogos específicos, jogos em desenvolvimento, ou uma análise da preferência do público, mas aparenta ter uma ausência de informações que podem ajudar desenvolvedores a criarem seus próprios jogos híbridos ou que sirvam de base para ponderar quando a implementação de algum recurso digital é benéfico ou quando ela é um estorvo na jogabilidade do mesmo, então este estudo inicia, em forma de apelo, uma sensibilização para a comunidade acadêmica diante o potencial desta forma de entretenimento. Esta tese teve como proposta criar uma heurística para avaliar as vantagens e desvantagens de implementar a hibridização em jogos de tabuleiro., através da realização de testes de Focus Group com jogadores de perfis diferentes e especialistas da área de jogos que resultaram na aceitação do material.
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