Relação escola-família : que olhar quanto à forma de participação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1035 |
Resumo: | A participação dos Encarregados de Educação (EE) tem um papel decisivo na vida da Escola e, mais especificamente, no processo ensino aprendizagem. Neste trabalho, iremos tentar perceber como os EE participam na vida da escola, desde o Pré-Escolar ao 3º ciclo. Sendo a Escola um espaço de interacção entre vários actores, a forma como se estruturam as relações Escola-Família definirá a eficácia dessa organização, não esquecendo que vivemos numa época de mudanças, a vários níveis: político, social, organizacional, educacional… Assim, com este projecto de investigação pretendemos perceber se o tipo de participação dos EE se altera de nível para nível de ensino ou se, pelo contrário, se mantêm os níveis de participação ao longo de todo o percurso escolar. Pretendemos também conhecer a vantagem dessa atitude participativa e se é ou não valorizada. Algumas das conclusões que retirámos do tratamento estatístico dos dados, indicam que os alunos com melhor aproveitamento e comportamento são os que são mais apoiados pela família, através da sua participação na escola. Do universo dos EE inquiridos, é nos do Pré-Escolar e do 1º ciclo que se verifica o maior grau de participação. No 2º ciclo essa participação diminui, e no 3º ciclo ela passa a ser pouco significativa. A forma que assume a participação define-se em função do ano de escolaridade, do aproveitamento escolar, das características da faixa etária e da dependência dos filhos. Quando os filhos dependem dos EE para serem acompanhados à Escola, os contactos estabelecidos diariamente acabam por facilitar as relações entre professores e EE, verificando-se esta situação sobretudo no pré-escolar e no 1º ciclo. ABSTRACT: The participation of the child´s tutor has a decisive role in the life of the School and, more specifically, in the teaching / learning process. In this work, we will try to understand how the child´s tutor participate in school’s life, from the kindergarden to the third level of the elementary school. Being the school a place of interaction among various players, the way the relationships School-Family are structured will determine the effectiveness of the organization, not forgetting that we are experiencing a time of change at various levels: political, social, organizational, educational ... Hence, with this research project we want to understand if the type of participation of the child´s tutor changes from level to level of education or, on the contrary, if they maintain the levels of participation throughout the educational background. We also want to know the advantage of that participatory approach and whether it is or not valued. Some of the conclusions we have got from the statistical processing of data, indicate that students with both better school success and disciplinary behavior are those that are more supported by their family, through their participation in school life. From the inquired child´s tutor universe we also concluded that it is in the kindergarden and in the first cycle of the elementary school that the greatest degree of participation occurs. In the second cycle of the elementary school it decreases, and in the third cycle it becomes meaningless. The participation level is related with the year of education, the scholar success, the age characteristics and the children´s dependency from their parents. When children depend on child´s tutor to be accompanied to the school, the daily contacts established facilitate the relations between teachers and child´s tutor, being this situation more notorious in kindergarden and in the first cycle of the elementary school. |
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