Elaboração de infografia com informação estatística apurada em Excel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Tânia Alexandra Teixeira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57706
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_8873717ce978fad03af076f8f8ada219
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Elaboração de infografia com informação estatística apurada em ExcelAprendizagem baseada em projetosAnálise de dadosInfografiaTecnologias da informação e da comunicaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente documento foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa e descreve o projeto de intervenção implementado na prática de ensino supervisionada, realizado na Escola Secundária Padre António Vieira, do Agrupamento de Escolas de Alvalade (AEA), numa turma de 9º ano na disciplina de TIC, no ano letivo 2021/2022. A intervenção decorreu no 2º semestre do ano letivo 2021/2022, entre 14 de fevereiro e 2 de maio de 2022, com duração total de 500 minutos. Nesta intervenção foram abordados conceitos relativos à temática Análise, Tratamento e Representação de Dados. Para a intervenção foram utilizados princípios da Aprendizagem baseada em Projetos (Project Based Learning – PjBL) de forma a que o aluno estivesse posicionado como elemento central na construção e na aquisição de conhecimentos, incentivando um ambiente colaborativo e de comunicação com o grupo de trabalho e com a turma. O projeto realizado, consistiu no planeamento e recolha de dados através de um questionário online, com posterior tratamento de dados no software Microsoft Excel e, como produto final, os alunos elaboraram uma infografia digital expondo a informação mais relevante da sua pesquisa. Na dimensão investigativa procurou-se recolher evidências para identificar se a elaboração da infografia digital favoreceu a compreensão da estatística. Os resultados de vários instrumentos de recolha permitiram observar que, globalmente, os objetivos de aprendizagem foram alcançados, tendo sido apresentadas pelos alunos infografias de boa qualidade.This document was prepared within the scope of the Master's Degree in Computer Teaching at the University of Lisbon and describes the intervention project that was implemented in supervised teaching practice, carried out at the Padre António Vieira Secondary School, of the Agrupamento de Escolas de Alvalade (AEA), in a 9th grade class in TIC discipline, in the school year 2021/2022. The intervention took place in the 2nd semester of the 2021/2022 school year, between February 14th and May 2nd , 2022, with a total duration of 500 minutes. In this intervention, concepts related to the theme Analysis, Treatment and Representation of Data were addressed. For the intervention, Project-based learning (PjBL) principles were used so that the student was positioned as a central element in the construction and acquisition of knowledge, encouraging a collaborative and communication environment with the work group and the class. The project carried out consisted in planning and collecting data through an online questionnaire, with subsequent processing of data in Microsoft Excel software and as a final product, the students elaborated a digital infographic exposing the most relevant information of their research. In the investigative dimension, evidence was collected in order to identify if the elaboration of digital infographics favored the understanding of statistics. The results of several collection instruments allow us to observe that, globally, the learning objectives were achieved, and good quality infographics were presented by the students.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Afonso, Ana Paula Pereira, 1965-Repositório da Universidade de LisboaMiranda, Tânia Alexandra Teixeira de2023-05-31T12:04:42Z2022-12-062022-10-102022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:14.883187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de infografia com informação estatística apurada em Excel
title Elaboração de infografia com informação estatística apurada em Excel
spellingShingle Elaboração de infografia com informação estatística apurada em Excel
Miranda, Tânia Alexandra Teixeira de
Aprendizagem baseada em projetos
Análise de dados
Infografia
Tecnologias da informação e da comunicação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Elaboração de infografia com informação estatística apurada em Excel
title_full Elaboração de infografia com informação estatística apurada em Excel
title_fullStr Elaboração de infografia com informação estatística apurada em Excel
title_full_unstemmed Elaboração de infografia com informação estatística apurada em Excel
title_sort Elaboração de infografia com informação estatística apurada em Excel
author Miranda, Tânia Alexandra Teixeira de
author_facet Miranda, Tânia Alexandra Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Afonso, Ana Paula Pereira, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Tânia Alexandra Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos
Análise de dados
Infografia
Tecnologias da informação e da comunicação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem baseada em projetos
Análise de dados
Infografia
Tecnologias da informação e da comunicação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2022-10-10
2022-12-06T00:00:00Z
2023-05-31T12:04:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57706
url http://hdl.handle.net/10451/57706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134636452872192