Falta capacidade de governança nos sistemas alimentares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Cecília
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/160714
Resumo: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020 DL57/2016/CP1453/CT07
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spelling Falta capacidade de governança nos sistemas alimentaresLack of governance capacity in food systemslessons from the PortugueseiInitiativeslições a partir das iniciativas portuguesasFood governanceFood systemsMonitoringPortugalSistema alimentarMonitorizaçãoGovernança alimentarFood ScienceCultural StudiesHistoryAgronomy and Crop ScienceArchaeologyEconomics, Econometrics and Finance (miscellaneous)HorticultureSDG 2 - Zero HungerSDG 11 - Sustainable Cities and CommunitiesUIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020 DL57/2016/CP1453/CT07Este artigo pretende ser um primeiro contributo para refletir sobre a ausência de uma perspetiva multidimensional nos sistemas alimentares em Portugal, suportada na análise de um conjunto de grelhas propostas pela FAO, o Pacto de Milão, as organizações não governamentais e a academia. Como amostragem recorreu-se a 96 iniciativas listadas em dois mapeamentos nacionais, um coordenado pela Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto e outro pela rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis; as seis dimensões do Pacto de Milão foram usadas como estrutura de análise das iniciativas. Com os resultados obtidos conclui-se que embora haja um cenário promissor de iniciativas subsiste a ausência de uma visão sistémica dos programas e projetos desenvolvidos, e que estes são raramente concebidos como parte de uma estratégia alimentar com o envolvimento dos atores e setores do sistema alimentar na tomada de decisão. Propõe-se a criação de um observatório que possibilite monitorizar as iniciativas existentes e futuras, baseado em critérios de monitorização internacionais, tendo como prioridade os desafios à operacionalização da governança Este artigo pretende ser um primeiro contributo para refletir sobre a ausência de uma perspetiva multidimensional nos sistemas alimentares em Portugal, suportada na análise de  um  conjunto  de  grelhas  propostas  pela  FAO,  o  Pacto  de  Milão,  as  organizações  não  governamentais e a academia. Como amostragem recorreu-se a 96 iniciativas listadas em dois mapeamentos nacionais, um coordenado pela Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto e outro pela rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis; as seis dimensões do Pacto de Milão foram usadas como estrutura de análise das iniciativas. Com os resultados obtidos conclui-se que embora haja um cenário promissor de iniciativas subsiste a ausência de uma visão sistémica dos programas e projetos desenvolvidos, e que estes são raramente concebidos  como  parte  de  uma  estratégia  alimentar  com  o  envolvimento  dos  atores  e  setores do sistema alimentar na tomada de decisão. Propõe-se a criação de um observatório que  possibilite  monitorizar  as  iniciativas  existentes  e  futuras,  baseado  em  critérios  de  monitorização internacionais, tendo como prioridade os desafios à operacionalização da governança. || This article is a first contribution to address the lack of a multidimensional perspective on Portugal food systems, based on the analysis of a set of guidelines proposed by FAO, the Milan Pact, non-governmental organisations and academia. Two national databases, one coordinated by the Nutrition Faculty of Porto University and the other by the national Sustainable Cities Food network, were used as a sample, counting a total of 96 initiatives; The Milan Pact’s six dimensions were used as guidelines to analyse the Portuguese initiatives. With the results we conclude that although a promising scenario exists there is still a lack of a systemic vision of the programmes and projects developed. Additionally, these are rarely conceived as part of a food strategy with the involvement of the actors and sectors of the food system in decision-making. Finally, we propose a monitoring lab to enable the followup of existing and forthcoming initiatives, based on international monitoring guidelines, with a special focus on the challenges of governance operationalization.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNDelgado, Cecília2023-11-29T22:30:47Z2023-012023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160714por0719-4994PURE: 74013302https://doi.org/10.35588/rivar.v10i28.5298info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:43:28Zoai:run.unl.pt:10362/160714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:11.521250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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