Saúde e bem-estar na transição para o ensino superior: influência dos estilos de vida nos processos de adaptação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sónia Isabel Faria de Carvalho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/229
Resumo: Dissertação mest., Psicologia da saúde, Universidade do Algarve, 2008
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spelling Saúde e bem-estar na transição para o ensino superior: influência dos estilos de vida nos processos de adaptaçãoTesesPsicologia da saúdePsicopatologiaIndicadoresEnsino superiorAdaptaçãoDissertação mest., Psicologia da saúde, Universidade do Algarve, 2008A presente investigação teve como objectivo determinar a influência das variáveis Estilos de Vida, Felicidade Subjectiva e Indicadores de Psicopatologia nos processos de transição e adaptação para o Ensino Superior em alunos de primeiro ano. Procurámos, para este efeito, entender em que medida as variáveis externas e secundárias influenciavam cada uma das variáveis em análise e perceber de que forma as variáveis independentes em estudo se relacionavam entre si. Concluiu-se que as variáveis externas idade, género, estado civil, campus e curso não apresentavam influência significativa nas variações da variável dependente, assim como a variável secundária estatuto. Ao contrário, a variável secundária opção do curso, revelou influenciar de forma estatisticamente significativa os níveis de adaptação académica. Concluiu-se, acima de tudo, que estilos de vida mais saudáveis, promovem melhores níveis de adaptação académica e que essa influência significativa está presente em todas as dimensões do QVA-r, que determinam uma avaliação mais positiva do bem-estar subjectivo e que, em contraponto, são responsáveis pela diminuição dos níveis de mal-estar psicológico, tal como ele é avaliado pelo Índice Geral de Sintomas do BSI. Provou-se ainda, que a avaliação subjectiva que os alunos fazem da sua felicidade varia em sentido contrário dos níveis dos indicadores de psicopatologia e que tanto níveis superiores de felicidade subjectiva como níveis inferiores de mal-estar psicológico contribuem para uma adaptação académica de qualidade. Este estudo permitiu também concluir que, em conjunto, as variáveis independentes consideradas explicam de forma muito significativa a variância da qualidade de adaptação académica, pelo que qualquer intervenção na área dos processos de transição/adaptação ao ensino superior, deve assumir os estilos de vida, a satisfação com a vida e o bem-estar psicológico, como domínios fundamentais, incontornáveis, na promoção da saúde e do sucesso académico no ensino superior português.Cruz, José Carlos Pestana dos SantosSapientiaCosta, Sónia Isabel Faria de Carvalho2011-09-07T16:04:12Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/229por613.8 COS*Sau Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:10:57Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:37.361910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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