EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.5205/reuol.1718-11976-1-LE.05spe201128 |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/3551 https://doi.org/10.5205/reuol.1718-11976-1-LE.05spe201128 |
Resumo: | Objetivos: analisar relatórios da avaliação externa de 10 escolas na região Alentejo, relativamente aos resultados escolares e identificar os fatores basilares de uma avaliação positiva. Metodologia: estudo analítico de tipo ensaio reflexivo, incluindo o estudo de revisão de literatura em base de dados, livros e trabalhos de investigação e a análise dos Relatórios da Avaliação Externa das Escolas, da responsabilidade da Inspecção-Geral da Educação. Resultados: existe uma estreita relação entre avaliação externa e interna, os dois pilares da avaliação das escolas. A análise cruzada entre a classificação obtida pelas diferentes escolas analisadas e a identificação do número de indicadores avaliativos de bons desempenhos organizacionais, extraídos dos relatórios da avaliação externa das escolas, indiciou uma valorização diversificada destes indicadores, por parte das equipas de avaliação. Foram identificados alguns indicadores cuja ausência conduziu a uma avaliação menos positiva, a qual surge associada ao valor relativo de responsabilização dos diferentes atores organizacionais nas avaliações das escolas, o que se manifesta no número de indicadores encontrados. Conclusão: Revela-se necessário que todos os actores organizacionais demonstrem capacidade de utilização dos dados quer das avaliações externas, quer da própria auto-avaliação, quer ainda da investigação sobre a temática. |
id |
RCAP_8882f1ae4e0a535b40d0c98a32d1dc16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/3551 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJOeducaçãoavaliação organizacionalescolasgestão da qualidadeObjetivos: analisar relatórios da avaliação externa de 10 escolas na região Alentejo, relativamente aos resultados escolares e identificar os fatores basilares de uma avaliação positiva. Metodologia: estudo analítico de tipo ensaio reflexivo, incluindo o estudo de revisão de literatura em base de dados, livros e trabalhos de investigação e a análise dos Relatórios da Avaliação Externa das Escolas, da responsabilidade da Inspecção-Geral da Educação. Resultados: existe uma estreita relação entre avaliação externa e interna, os dois pilares da avaliação das escolas. A análise cruzada entre a classificação obtida pelas diferentes escolas analisadas e a identificação do número de indicadores avaliativos de bons desempenhos organizacionais, extraídos dos relatórios da avaliação externa das escolas, indiciou uma valorização diversificada destes indicadores, por parte das equipas de avaliação. Foram identificados alguns indicadores cuja ausência conduziu a uma avaliação menos positiva, a qual surge associada ao valor relativo de responsabilização dos diferentes atores organizacionais nas avaliações das escolas, o que se manifesta no número de indicadores encontrados. Conclusão: Revela-se necessário que todos os actores organizacionais demonstrem capacidade de utilização dos dados quer das avaliações externas, quer da própria auto-avaliação, quer ainda da investigação sobre a temática.Rev enferm UFPE on line2012-01-13T17:14:54Z2012-01-132011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/3551http://hdl.handle.net/10174/3551https://doi.org/10.5205/reuol.1718-11976-1-LE.05spe201128porSilvestre, M. J.; Fialho, I. & Cid, M. (2011). Avaliação de organizações escolares em Portugal. Estudo reflexivo dos relatórios da Avaliação Externa na região Alentejo. Revista de Enfermagem UFPE On Line, 5 (2) 533-542.533-5421981-89635Revista de Enfermagem UFPE on line2DPEmariajosesg.silvestre@gmail.comifialho@uevora.ptmcid@uevora.pt229Silvestre, Maria JoséFialho, IsabelCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:59.607629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO |
title |
EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO |
spellingShingle |
EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO Silvestre, Maria José educação avaliação organizacional escolas gestão da qualidade Silvestre, Maria José educação avaliação organizacional escolas gestão da qualidade |
title_short |
EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO |
title_full |
EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO |
title_fullStr |
EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO |
title_full_unstemmed |
EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO |
title_sort |
EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO |
author |
Silvestre, Maria José |
author_facet |
Silvestre, Maria José Silvestre, Maria José Fialho, Isabel Cid, Marília Fialho, Isabel Cid, Marília |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Isabel Cid, Marília |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvestre, Maria José Fialho, Isabel Cid, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação avaliação organizacional escolas gestão da qualidade |
topic |
educação avaliação organizacional escolas gestão da qualidade |
description |
Objetivos: analisar relatórios da avaliação externa de 10 escolas na região Alentejo, relativamente aos resultados escolares e identificar os fatores basilares de uma avaliação positiva. Metodologia: estudo analítico de tipo ensaio reflexivo, incluindo o estudo de revisão de literatura em base de dados, livros e trabalhos de investigação e a análise dos Relatórios da Avaliação Externa das Escolas, da responsabilidade da Inspecção-Geral da Educação. Resultados: existe uma estreita relação entre avaliação externa e interna, os dois pilares da avaliação das escolas. A análise cruzada entre a classificação obtida pelas diferentes escolas analisadas e a identificação do número de indicadores avaliativos de bons desempenhos organizacionais, extraídos dos relatórios da avaliação externa das escolas, indiciou uma valorização diversificada destes indicadores, por parte das equipas de avaliação. Foram identificados alguns indicadores cuja ausência conduziu a uma avaliação menos positiva, a qual surge associada ao valor relativo de responsabilização dos diferentes atores organizacionais nas avaliações das escolas, o que se manifesta no número de indicadores encontrados. Conclusão: Revela-se necessário que todos os actores organizacionais demonstrem capacidade de utilização dos dados quer das avaliações externas, quer da própria auto-avaliação, quer ainda da investigação sobre a temática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2012-01-13T17:14:54Z 2012-01-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/3551 http://hdl.handle.net/10174/3551 https://doi.org/10.5205/reuol.1718-11976-1-LE.05spe201128 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/3551 https://doi.org/10.5205/reuol.1718-11976-1-LE.05spe201128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silvestre, M. J.; Fialho, I. & Cid, M. (2011). Avaliação de organizações escolares em Portugal. Estudo reflexivo dos relatórios da Avaliação Externa na região Alentejo. Revista de Enfermagem UFPE On Line, 5 (2) 533-542. 533-542 1981-8963 5 Revista de Enfermagem UFPE on line 2 DPE mariajosesg.silvestre@gmail.com ifialho@uevora.pt mcid@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rev enferm UFPE on line |
publisher.none.fl_str_mv |
Rev enferm UFPE on line |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822241948499443712 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5205/reuol.1718-11976-1-LE.05spe201128 |