A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Amaro, Fausto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1268
Resumo: As zonas rurais de Portugal, onde se situa o distrito de Castelo Branco, são zonas onde se evidenciam factores relacionados com a desertificação e com um progressivo envelhecimento da população que aí ainda reside. Como consequência da migração para as cidades, muitos dos serviços de apoio às populações rurais estão a ser extintos. Para qualquer cidadão a disponibilização e o acesso aos cuidados de saúde constituem uma prioridade para a manutenção da sua qualidade de vida, mas para os idosos esta questão é ainda mais prioritária. Neste momento está a ser iniciada uma investigação (revisão de literatura e recolha de dados), ao nível de um Pós-Doutoramento, com o objectivo de averiguar a importância e as principais potencialidades da e-Health para a população mais idosa numa zona rural de Portugal – Castelo Branco. Com esta investigação, após a averiguação e investigação do «estado da arte» pretende-se propor e operacionalizar um conjunto de medidas que promovam a e-Health junto da população idosa de Portugal para que esta possa promover um adequado envelhecimento activo. Para o efeito, serão apresentadas as principais iniciativas da União Europeia e de Portugal no âmbito da e-Health.
id RCAP_88946128aca1974c18b4410107eaf219
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos.e-HealthIdososFerramentas tecnológicas-digitaisPortugalCastelo BrancoEnvelhecimento activoAs zonas rurais de Portugal, onde se situa o distrito de Castelo Branco, são zonas onde se evidenciam factores relacionados com a desertificação e com um progressivo envelhecimento da população que aí ainda reside. Como consequência da migração para as cidades, muitos dos serviços de apoio às populações rurais estão a ser extintos. Para qualquer cidadão a disponibilização e o acesso aos cuidados de saúde constituem uma prioridade para a manutenção da sua qualidade de vida, mas para os idosos esta questão é ainda mais prioritária. Neste momento está a ser iniciada uma investigação (revisão de literatura e recolha de dados), ao nível de um Pós-Doutoramento, com o objectivo de averiguar a importância e as principais potencialidades da e-Health para a população mais idosa numa zona rural de Portugal – Castelo Branco. Com esta investigação, após a averiguação e investigação do «estado da arte» pretende-se propor e operacionalizar um conjunto de medidas que promovam a e-Health junto da população idosa de Portugal para que esta possa promover um adequado envelhecimento activo. Para o efeito, serão apresentadas as principais iniciativas da União Europeia e de Portugal no âmbito da e-Health.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueAmaro, Fausto2012-05-16T10:17:36Z2011-112011-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1268porGIL, Henrique.; AMARO, Fausto (2011) - A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos. In Conferência Ibero-Americana WWW/INTERNET 2011 (IADIS – International Association for Development of the Information Society and UNIRIO). Rio de Janeiro, 5-7 Novembro. Atas. p. 302-306.978-989-8533-03-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:31Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:45.144387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos.
title A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos.
spellingShingle A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos.
Gil, Henrique
e-Health
Idosos
Ferramentas tecnológicas-digitais
Portugal
Castelo Branco
Envelhecimento activo
title_short A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos.
title_full A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos.
title_fullStr A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos.
title_full_unstemmed A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos.
title_sort A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos.
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
Amaro, Fausto
author_role author
author2 Amaro, Fausto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
Amaro, Fausto
dc.subject.por.fl_str_mv e-Health
Idosos
Ferramentas tecnológicas-digitais
Portugal
Castelo Branco
Envelhecimento activo
topic e-Health
Idosos
Ferramentas tecnológicas-digitais
Portugal
Castelo Branco
Envelhecimento activo
description As zonas rurais de Portugal, onde se situa o distrito de Castelo Branco, são zonas onde se evidenciam factores relacionados com a desertificação e com um progressivo envelhecimento da população que aí ainda reside. Como consequência da migração para as cidades, muitos dos serviços de apoio às populações rurais estão a ser extintos. Para qualquer cidadão a disponibilização e o acesso aos cuidados de saúde constituem uma prioridade para a manutenção da sua qualidade de vida, mas para os idosos esta questão é ainda mais prioritária. Neste momento está a ser iniciada uma investigação (revisão de literatura e recolha de dados), ao nível de um Pós-Doutoramento, com o objectivo de averiguar a importância e as principais potencialidades da e-Health para a população mais idosa numa zona rural de Portugal – Castelo Branco. Com esta investigação, após a averiguação e investigação do «estado da arte» pretende-se propor e operacionalizar um conjunto de medidas que promovam a e-Health junto da população idosa de Portugal para que esta possa promover um adequado envelhecimento activo. Para o efeito, serão apresentadas as principais iniciativas da União Europeia e de Portugal no âmbito da e-Health.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11
2011-11-01T00:00:00Z
2012-05-16T10:17:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1268
url http://hdl.handle.net/10400.11/1268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GIL, Henrique.; AMARO, Fausto (2011) - A importância e as principais potencialidades da e-Health para os cidadãos mais idosos. In Conferência Ibero-Americana WWW/INTERNET 2011 (IADIS – International Association for Development of the Information Society and UNIRIO). Rio de Janeiro, 5-7 Novembro. Atas. p. 302-306.
978-989-8533-03-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130784913686528