Serviços distintos da auditoria e independência do auditor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36796 |
Resumo: | Tendo em conta a noção de que a prestação simultânea de serviços de auditoria e de serviços distintos da auditoria (SDA) ao mesmo cliente poderá comprometer a independência do auditor, entrou em vigor, na União Europeia, o Regulamento (UE) n.º 537/2014, do Parlamento Europeu e Conselho, de 16 de abril de 2014, relativo aos requisitos específicos para a revisão legal de contas das Entidades de Interesse Público, que veio proibir a prestação da maior parte dos SDA aos clientes de auditoria e limitar os honorários totais dos SDA. Neste sentido, este estudo tem como objetivos averiguar se, em Portugal, no período anterior à entrada em vigor do Regulamento Europeu de Auditoria, a prestação de SDA influenciava negativamente o nível de independência do auditor e se, no período posterior, não se verifica tal influência. Para dar resposta a estes objetivos, a presente dissertação adota uma metodologia quantitativa com recurso ao método da probabilidade linear que é aplicado às empresas portuguesas cotadas no PSI-Geral, para o período entre 2013 e 2019, inclusive. Este estudo demonstra que, durante todo o período em análise, o peso dos SDA não influencia a propensão para o auditor ser independente e que o peso médio desse tipo de serviços diminui com a entrada em vigor do Regulamento Europeu de Auditoria. Estes resultados mantêm-se para todos os métodos utilizados no cálculo do peso dos SDA e do ano considerado para a primeira aplicação das medidas legislativas impostas pelo Regulamento Europeu de Auditoria. |
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Serviços distintos da auditoria e independência do auditorIndependência do auditorServiços distintos da auditoriaRegulamento Europeu de AuditoriaHonorários de serviços distintos da auditoriaAuditor independenceNon-audit servicesEuropean auditing regulationNon-audit feesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoTendo em conta a noção de que a prestação simultânea de serviços de auditoria e de serviços distintos da auditoria (SDA) ao mesmo cliente poderá comprometer a independência do auditor, entrou em vigor, na União Europeia, o Regulamento (UE) n.º 537/2014, do Parlamento Europeu e Conselho, de 16 de abril de 2014, relativo aos requisitos específicos para a revisão legal de contas das Entidades de Interesse Público, que veio proibir a prestação da maior parte dos SDA aos clientes de auditoria e limitar os honorários totais dos SDA. Neste sentido, este estudo tem como objetivos averiguar se, em Portugal, no período anterior à entrada em vigor do Regulamento Europeu de Auditoria, a prestação de SDA influenciava negativamente o nível de independência do auditor e se, no período posterior, não se verifica tal influência. Para dar resposta a estes objetivos, a presente dissertação adota uma metodologia quantitativa com recurso ao método da probabilidade linear que é aplicado às empresas portuguesas cotadas no PSI-Geral, para o período entre 2013 e 2019, inclusive. Este estudo demonstra que, durante todo o período em análise, o peso dos SDA não influencia a propensão para o auditor ser independente e que o peso médio desse tipo de serviços diminui com a entrada em vigor do Regulamento Europeu de Auditoria. Estes resultados mantêm-se para todos os métodos utilizados no cálculo do peso dos SDA e do ano considerado para a primeira aplicação das medidas legislativas impostas pelo Regulamento Europeu de Auditoria.Given that the simultaneous provision of audit and non-audit services (NAS) to audit clients may jeopardize auditor independence, in the European Union, the Regulation (EU) nº 537/2014 of the European Parliament and The Council, April 16th of 2014 was introduced, which regulates specific requirements for statutory audits of the public interest entities and forbids the provision of most NAS to audit clients and controls the total amount of NAS fees charged. Therefore, this study aims to find out if in Portugal, before the entrance of the European Auditing Regulation, the provision of NAS had a negative impact on the auditor independence and if, after the implementation date of that regulation, these types of services have no impact on auditor independence. To respond to these objectives, the present dissertation embraces a quantitative methodology, using the linear probability method which is applied to the Portuguese companies listed on PSI-Geral for the period between 2013 and 2019, included. The results of the study show that, during the period of analysis, the weight of NAS doesn’t have the power to influence the propensity to the auditor be independent and the average weight of that services reduce after the application of the European Auditing Regulation. These results are uniform, regardless of the method of calculation of their weight and the date of the implementation of the legal measures imposed by the European Auditing Regulation.Fonseca, Maria José Martins Lourenço daRibeiro, Ricardo Miguel Martins da CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNeves, Ana Sofia Pereira2022-02-23T13:17:04Z2021-12-072021-072021-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36796TID:202894193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:54.870925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Tendo em conta a noção de que a prestação simultânea de serviços de auditoria e de serviços distintos da auditoria (SDA) ao mesmo cliente poderá comprometer a independência do auditor, entrou em vigor, na União Europeia, o Regulamento (UE) n.º 537/2014, do Parlamento Europeu e Conselho, de 16 de abril de 2014, relativo aos requisitos específicos para a revisão legal de contas das Entidades de Interesse Público, que veio proibir a prestação da maior parte dos SDA aos clientes de auditoria e limitar os honorários totais dos SDA. Neste sentido, este estudo tem como objetivos averiguar se, em Portugal, no período anterior à entrada em vigor do Regulamento Europeu de Auditoria, a prestação de SDA influenciava negativamente o nível de independência do auditor e se, no período posterior, não se verifica tal influência. Para dar resposta a estes objetivos, a presente dissertação adota uma metodologia quantitativa com recurso ao método da probabilidade linear que é aplicado às empresas portuguesas cotadas no PSI-Geral, para o período entre 2013 e 2019, inclusive. Este estudo demonstra que, durante todo o período em análise, o peso dos SDA não influencia a propensão para o auditor ser independente e que o peso médio desse tipo de serviços diminui com a entrada em vigor do Regulamento Europeu de Auditoria. Estes resultados mantêm-se para todos os métodos utilizados no cálculo do peso dos SDA e do ano considerado para a primeira aplicação das medidas legislativas impostas pelo Regulamento Europeu de Auditoria. |
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