Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Dina Margarida de Sousa da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9415
Resumo: No presente Relatório de Projeto intitulado Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o Lugar da Criação Artística é descrito um projeto de educação artística, realizado em contexto de educação não formal, em ateliê de Artes Plásticas e sobre o qual se desenvolveu uma investigação que seguiu a metodologia de estudo de caso. Pretende-se abordar aspetos conceptuais e metodológicos relativos a uma sequência de experiências práticas dirigidas a um grupo de nove crianças com idades compreendidas entre os oito e os catorze anos, que participaram no projeto «Oficina da Cor – Férias de Verão 2020», e que sucederam ao confinamento ocorrido em plena pandemia da doença COVID-19. Neste sentido, surge a nossa pergunta de partida: Em contexto de pandemia, de que forma(s) o ateliê de Artes Plásticas que decorreu em espaço e tempo livres potenciou processos de criação artística? A atividade artística como principal foco de intervenção traçou novas linhas no tempo de fruição, com impacto nos interesses do grupo de crianças e nas relações interpessoais com reflexo nos processos criativos. A recolha de dados, efetuada por diversos instrumentos, permitiu verificar que, numa relação de tempo e espaço, as artes, numa perspetiva holística, serviram para responder às necessidades pessoais de cada criança potenciando este projeto de verão a uma investigação que propõe uma maior atenção ao que as crianças nos dizem, transmitem e expressam através das suas ações, criações e comportamentos sociais.
id RCAP_889b0295da116d42ae68f01e3c94a6e9
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artísticaArtes PlásticasBrincar livreCriação ArtísticaTempo livrePandemia COVID- 19Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo presente Relatório de Projeto intitulado Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o Lugar da Criação Artística é descrito um projeto de educação artística, realizado em contexto de educação não formal, em ateliê de Artes Plásticas e sobre o qual se desenvolveu uma investigação que seguiu a metodologia de estudo de caso. Pretende-se abordar aspetos conceptuais e metodológicos relativos a uma sequência de experiências práticas dirigidas a um grupo de nove crianças com idades compreendidas entre os oito e os catorze anos, que participaram no projeto «Oficina da Cor – Férias de Verão 2020», e que sucederam ao confinamento ocorrido em plena pandemia da doença COVID-19. Neste sentido, surge a nossa pergunta de partida: Em contexto de pandemia, de que forma(s) o ateliê de Artes Plásticas que decorreu em espaço e tempo livres potenciou processos de criação artística? A atividade artística como principal foco de intervenção traçou novas linhas no tempo de fruição, com impacto nos interesses do grupo de crianças e nas relações interpessoais com reflexo nos processos criativos. A recolha de dados, efetuada por diversos instrumentos, permitiu verificar que, numa relação de tempo e espaço, as artes, numa perspetiva holística, serviram para responder às necessidades pessoais de cada criança potenciando este projeto de verão a uma investigação que propõe uma maior atenção ao que as crianças nos dizem, transmitem e expressam através das suas ações, criações e comportamentos sociais.In this Project Report called In Pandemic Times, the Free Play and the Place of Artistic Creation, a project of art education is described and carried out in a context of non-formal education, in a workshop of Plastic Arts and on which a research was developed that followed the case study methodology. The aim is to address conceptual and methodological aspects related to practical experiences that were directed to a group of nine children aged between eight and fourteen years, who participated in the project "Oficina da Cor - Férias de Verão 2020", and that was carried out after the lockdown during the COVID-19 disease pandemic. In this sense, our opening question is: In the context of the pandemic, in what way(s) did the Plastic Arts workshop that took place in free space and time enhance artistic creation processes? The artistic activity, as the main focus of intervention traced new lines in the fruition time and in a nature area, with an impact on the interests created by the group of children in the interpersonal relationships, reflected in the creative processes. The data collection which was carried out by using different instruments, allowed us to verify that, in a relationship of time and space, the arts, in a holistic perspective, were used to meet the personal needs of each child, enhancing this summer project to a research that proposes a greater attention to what children tell us, transmit and express through their actions, creations and social behaviours.Magueta, Lúcia GraveIC-OnlineFonseca, Dina Margarida de Sousa da2024-02-08T14:23:08Z2023-03-282023-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9415TID:203526600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T02:30:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:44.011899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artística
title Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artística
spellingShingle Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artística
Fonseca, Dina Margarida de Sousa da
Artes Plásticas
Brincar livre
Criação Artística
Tempo livre
Pandemia COVID- 19
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artística
title_full Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artística
title_fullStr Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artística
title_full_unstemmed Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artística
title_sort Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artística
author Fonseca, Dina Margarida de Sousa da
author_facet Fonseca, Dina Margarida de Sousa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magueta, Lúcia Grave
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Dina Margarida de Sousa da
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Plásticas
Brincar livre
Criação Artística
Tempo livre
Pandemia COVID- 19
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes Plásticas
Brincar livre
Criação Artística
Tempo livre
Pandemia COVID- 19
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No presente Relatório de Projeto intitulado Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o Lugar da Criação Artística é descrito um projeto de educação artística, realizado em contexto de educação não formal, em ateliê de Artes Plásticas e sobre o qual se desenvolveu uma investigação que seguiu a metodologia de estudo de caso. Pretende-se abordar aspetos conceptuais e metodológicos relativos a uma sequência de experiências práticas dirigidas a um grupo de nove crianças com idades compreendidas entre os oito e os catorze anos, que participaram no projeto «Oficina da Cor – Férias de Verão 2020», e que sucederam ao confinamento ocorrido em plena pandemia da doença COVID-19. Neste sentido, surge a nossa pergunta de partida: Em contexto de pandemia, de que forma(s) o ateliê de Artes Plásticas que decorreu em espaço e tempo livres potenciou processos de criação artística? A atividade artística como principal foco de intervenção traçou novas linhas no tempo de fruição, com impacto nos interesses do grupo de crianças e nas relações interpessoais com reflexo nos processos criativos. A recolha de dados, efetuada por diversos instrumentos, permitiu verificar que, numa relação de tempo e espaço, as artes, numa perspetiva holística, serviram para responder às necessidades pessoais de cada criança potenciando este projeto de verão a uma investigação que propõe uma maior atenção ao que as crianças nos dizem, transmitem e expressam através das suas ações, criações e comportamentos sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-28
2023-03-28T00:00:00Z
2024-02-08T14:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9415
TID:203526600
url http://hdl.handle.net/10400.8/9415
identifier_str_mv TID:203526600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137427841875968