Redesenho da rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal: localização de uma nova plataforma logística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Sofia Branco da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1736
Resumo: Neste projecto estudou-se a actual rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal, bem como as oportunidades de ganhos de eficiência através do seu redesenho, tendo por base de análise, a rede multi-cliente do sector de clientes de Consumo e Retalho da referida empresa. A optimização do redesenho da rede da DHL Exel Supply Chain Portugal teve como principal preocupação dar resposta a um problema real da empresa, conseguindo encontrar uma solução mais eficiente para diminuir custos de transporte, ou seja, diminuir os custos associados ao tipo de frota utilizada pela empresa. O redesenho da rede depende de um conjunto de variáveis incluindo os fluxos físicos que se verificam na base de análise, bem como dos modelos de exploração de veículos utilizados no transporte de carga. Após o estudo realizado, concluiu-se que há necessidade de criar uma nova plataforma logística, devido aos elevados fluxos físicos em determinados pontos do país. A localização da nova plataforma logística a implementar, foi conseguida através da aplicação do Modelo Gravítico, onde o output deste se reflecte em coordenadas que indicarão um ponto geograficamente específico no mapa de Portugal Continental. O redesenho da rede resultou na introdução de uma plataforma logística na zona Norte do país.
id RCAP_88a438c35bc1605de1a1c905b02a159d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redesenho da rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal: localização de uma nova plataforma logísticaLogísticaLocalizaçãoDesenho de redeModelo gravíticoLogisticsLocationDesign networkCenter of Gravity ApproachNeste projecto estudou-se a actual rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal, bem como as oportunidades de ganhos de eficiência através do seu redesenho, tendo por base de análise, a rede multi-cliente do sector de clientes de Consumo e Retalho da referida empresa. A optimização do redesenho da rede da DHL Exel Supply Chain Portugal teve como principal preocupação dar resposta a um problema real da empresa, conseguindo encontrar uma solução mais eficiente para diminuir custos de transporte, ou seja, diminuir os custos associados ao tipo de frota utilizada pela empresa. O redesenho da rede depende de um conjunto de variáveis incluindo os fluxos físicos que se verificam na base de análise, bem como dos modelos de exploração de veículos utilizados no transporte de carga. Após o estudo realizado, concluiu-se que há necessidade de criar uma nova plataforma logística, devido aos elevados fluxos físicos em determinados pontos do país. A localização da nova plataforma logística a implementar, foi conseguida através da aplicação do Modelo Gravítico, onde o output deste se reflecte em coordenadas que indicarão um ponto geograficamente específico no mapa de Portugal Continental. O redesenho da rede resultou na introdução de uma plataforma logística na zona Norte do país.This project studies the present network of DHL Exel Supply Chain Portugal, seeking for opportunities to increase efficiency through a network redesign. The network in analysis is the multi-client network of industrial and retail customers. The optimization of the redesign of the network of DHL Exel Supply Chain Portugal main concern was to address the real problem of the company, achieving a solution more efficient to reduce transportation costs, or reduce costs associated with the type used by the fleet company. The network redesign depends on a number of variables, including the physical flows that occur and the type of vehicles used for transporting cargo. This study concludes that there is a need to create a new logistics platform, due to high physical flows in certain parts of the country. The location of the new logistics platform had been achieved through the implementation of the Center of Gravity Approach, where the output of this is reflected in a coordinate that indicate a specific geographic point on the map of Portugal. The redesign of the network resulted in the introduction of a logistics platform in the north of the country.2010-05-10T15:57:40Z2009-01-01T00:00:00Z20092009-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1736porFonseca, Ana Sofia Branco dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:48.469837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redesenho da rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal: localização de uma nova plataforma logística
title Redesenho da rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal: localização de uma nova plataforma logística
spellingShingle Redesenho da rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal: localização de uma nova plataforma logística
Fonseca, Ana Sofia Branco da
Logística
Localização
Desenho de rede
Modelo gravítico
Logistics
Location
Design network
Center of Gravity Approach
title_short Redesenho da rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal: localização de uma nova plataforma logística
title_full Redesenho da rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal: localização de uma nova plataforma logística
title_fullStr Redesenho da rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal: localização de uma nova plataforma logística
title_full_unstemmed Redesenho da rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal: localização de uma nova plataforma logística
title_sort Redesenho da rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal: localização de uma nova plataforma logística
author Fonseca, Ana Sofia Branco da
author_facet Fonseca, Ana Sofia Branco da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ana Sofia Branco da
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Localização
Desenho de rede
Modelo gravítico
Logistics
Location
Design network
Center of Gravity Approach
topic Logística
Localização
Desenho de rede
Modelo gravítico
Logistics
Location
Design network
Center of Gravity Approach
description Neste projecto estudou-se a actual rede de fluxos da DHL Exel Supply Chain Portugal, bem como as oportunidades de ganhos de eficiência através do seu redesenho, tendo por base de análise, a rede multi-cliente do sector de clientes de Consumo e Retalho da referida empresa. A optimização do redesenho da rede da DHL Exel Supply Chain Portugal teve como principal preocupação dar resposta a um problema real da empresa, conseguindo encontrar uma solução mais eficiente para diminuir custos de transporte, ou seja, diminuir os custos associados ao tipo de frota utilizada pela empresa. O redesenho da rede depende de um conjunto de variáveis incluindo os fluxos físicos que se verificam na base de análise, bem como dos modelos de exploração de veículos utilizados no transporte de carga. Após o estudo realizado, concluiu-se que há necessidade de criar uma nova plataforma logística, devido aos elevados fluxos físicos em determinados pontos do país. A localização da nova plataforma logística a implementar, foi conseguida através da aplicação do Modelo Gravítico, onde o output deste se reflecte em coordenadas que indicarão um ponto geograficamente específico no mapa de Portugal Continental. O redesenho da rede resultou na introdução de uma plataforma logística na zona Norte do país.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2009-05
2010-05-10T15:57:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1736
url http://hdl.handle.net/10071/1736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134799953133568