Para uma gestão do desenvolvimento profissional: um estudo exploratório sobre a promoção do desenvolvimento profissional em contexto industrial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Maria de Lurdes Cardina
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16053
Resumo: Os indivíduos e o desenvolvimento das suas competências passaram a ser enfatizados como fatores centrais de diferenciação estratégica, legitimados por discursos como o da competitividade, polivalência e desenvolvimento profissional. O propósito desta dissertação é, neste quadro de referência, estudar a ligação entre o modo como se perceciona o modelo de intervenção organizacional da Gestão de Recursos Humanos, o desenvolvimento profissional das pessoas que lhe está associado e as barreiras existentes ao desenvolvimento de competências para se produzirem os comportamentos desejados. O estudo exploratório foi desenvolvido com um universo de observação de 114 trabalhadores, integrados em vários grupos profissionais qualificados e altamente qualificados. Os resultados veem não só reforçar a linha de investigação de Dave Bartram (2002) quanto à adequabilidade do Modelo Universal de Competências a este contexto industrial, como também vem realçar um conjunto de fatores explicativos das diferenças entre grupos quanto à satisfação com a promoção do desenvolvimento profissional. /ABSTRACT - Individual and their competencies development has been enhanced as central factors for strategic differentiation, supported by speeches like competitiveness, multifunction and professional development. The purpose of this dissertation is, within this frame reference, to study the connection between the Way how the model of organizational acting in Human Resources Management is perceptible, also the associated people’s professional development and the barriers to competences development in order to produce the desired behaviors. The exploratory study has been developed with an observation of 114 employees, integrated in several professional groups qualified and highly qualified. The results reinforce Dave’s Bartram (2002) investigation line concerning the adaptation of Universal Competencies Model to this industrial environment, as well as enhance some explanations of the differences between groups in relation to satisfaction of professional development.
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