Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/685 |
Resumo: | Este trabalho teve como objectivo a implementação de um servidor de mundos virtuais (OpenSimulator), com funcionalidade de voz no contexto da rede interna de uma empresa (podendo eventualmente permitir acesso a partir do exterior se pretendido). Assim, foi necessário ter em conta vários aspectos que rodeiam a presença de uma empresa num mundo virtual, tal como, possibilitar o uso de voz entre utilizadores OpenSimulator ou automaticamente reencaminhar chamadas para outros locais que não OpenSimulator, recorrendo a tecnologias por software como o GTalk ou softphones, caso a chamada por voz não fosse atendida dentro do mundo virtual. É ainda possível aos utilizadores usarem as suas contas OpenSimulator em softphones, ou seja, efectuarem chamadas para utilizadores que se encontrem no mundo virtual. Também se teve em conta aspectos relevantes em meio empresarial tais como a realização de cópias de segurança diárias, para permitir a recuperação de todos os dados do servidor em caso de falhas de software ou hardware; ou a necessidade de agilização de procedimentos quotidianos, tendo para o efeito sido desenvolvidas ferramentas que permitem a criação e manutenção de contas de utilizadores, bem como a gestão do servidor OpenSimulator através de um website. |
id |
RCAP_88ba316d233c7adfd20b92d383566a6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarialMundo virtualVozGestãoManutençãoOpenSimulatorSoftphonesGtalkVirtual worldVoiceManagementMaintenanceEste trabalho teve como objectivo a implementação de um servidor de mundos virtuais (OpenSimulator), com funcionalidade de voz no contexto da rede interna de uma empresa (podendo eventualmente permitir acesso a partir do exterior se pretendido). Assim, foi necessário ter em conta vários aspectos que rodeiam a presença de uma empresa num mundo virtual, tal como, possibilitar o uso de voz entre utilizadores OpenSimulator ou automaticamente reencaminhar chamadas para outros locais que não OpenSimulator, recorrendo a tecnologias por software como o GTalk ou softphones, caso a chamada por voz não fosse atendida dentro do mundo virtual. É ainda possível aos utilizadores usarem as suas contas OpenSimulator em softphones, ou seja, efectuarem chamadas para utilizadores que se encontrem no mundo virtual. Também se teve em conta aspectos relevantes em meio empresarial tais como a realização de cópias de segurança diárias, para permitir a recuperação de todos os dados do servidor em caso de falhas de software ou hardware; ou a necessidade de agilização de procedimentos quotidianos, tendo para o efeito sido desenvolvidas ferramentas que permitem a criação e manutenção de contas de utilizadores, bem como a gestão do servidor OpenSimulator através de um website.The goal of this work was to implement a virtual worlds server (OpenSimulator) with voice functionality in the context of the internal network of a company (allowing external access when desired). It was therefore necessary to consider several issues surrounding the presence of a company in a virtual world, such as enabling the use of voice calls between OpenSimulator users or automatically forwarding calls to places other than OpenSimulator, using software technologies such as GTalk or softphones, in case a voice call is not answered within the virtual world. It is also possible for users to use their OpenSimulator accounts on softphones and make calls to users who are in the virtual world. Other aspects that were relevant to the company‟s operations were also addressed, such as the need to perform daily backups to allow recovery of all server data in case of software or hardware failure, or the need for streamlined daily procedures. To accomplish these objectives, tools were developed that allow the creation and maintenance of user accounts and the management of the OpenSimulator server through a website.2011-10-13T08:52:01Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/685porPereira, Jean-Louis do Cantoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:00.978541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarial |
title |
Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarial |
spellingShingle |
Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarial Pereira, Jean-Louis do Canto Mundo virtual Voz Gestão Manutenção OpenSimulator Softphones Gtalk Virtual world Voice Management Maintenance |
title_short |
Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarial |
title_full |
Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarial |
title_fullStr |
Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarial |
title_full_unstemmed |
Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarial |
title_sort |
Implementação de OpenSimulator com funcionalidade de voz em ambiente empresarial |
author |
Pereira, Jean-Louis do Canto |
author_facet |
Pereira, Jean-Louis do Canto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Jean-Louis do Canto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mundo virtual Voz Gestão Manutenção OpenSimulator Softphones Gtalk Virtual world Voice Management Maintenance |
topic |
Mundo virtual Voz Gestão Manutenção OpenSimulator Softphones Gtalk Virtual world Voice Management Maintenance |
description |
Este trabalho teve como objectivo a implementação de um servidor de mundos virtuais (OpenSimulator), com funcionalidade de voz no contexto da rede interna de uma empresa (podendo eventualmente permitir acesso a partir do exterior se pretendido). Assim, foi necessário ter em conta vários aspectos que rodeiam a presença de uma empresa num mundo virtual, tal como, possibilitar o uso de voz entre utilizadores OpenSimulator ou automaticamente reencaminhar chamadas para outros locais que não OpenSimulator, recorrendo a tecnologias por software como o GTalk ou softphones, caso a chamada por voz não fosse atendida dentro do mundo virtual. É ainda possível aos utilizadores usarem as suas contas OpenSimulator em softphones, ou seja, efectuarem chamadas para utilizadores que se encontrem no mundo virtual. Também se teve em conta aspectos relevantes em meio empresarial tais como a realização de cópias de segurança diárias, para permitir a recuperação de todos os dados do servidor em caso de falhas de software ou hardware; ou a necessidade de agilização de procedimentos quotidianos, tendo para o efeito sido desenvolvidas ferramentas que permitem a criação e manutenção de contas de utilizadores, bem como a gestão do servidor OpenSimulator através de um website. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-10-13T08:52:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/685 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137147760934912 |