Indicadores de desempenho ambiental do sector do petróleo e gás natural em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, João Marcelo Cordeiro Esgueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/13926
Resumo: Os produtos petrolíferos e o gás natural são importantes fontes de energia a nível mundial, essenciais nas actividades produtivas e rotinas dos cidadãos. A pressão ambiental gerada pela combustão destes produtos está bem estudada; já as pressões geradas pelas cadeias produtivas carecem de informação compilada e padronizada que permita avaliar a pressão ambiental incorporada.Este estudo analisa o ciclo de vida de produtos petrolíferos e gás natural desde a sua extracção até ao seu consumo em território nacional. Para quantificar os efeitos ambientais foi aplicado o método Ecoblok. No fabrico dos produtos petrolíferos o consumo de recursos é de61kg eq./GJ prod. reflectindo a escassez do petróleo; o consumo de água é 0,18m3eq./GJ prod; a poluição para a água e solo é 2kgNeq./GJ prod.; as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) são 15kgCO2eq./GJ prod. e de outros poluentes atmosféricos 27kgNOxeq./GJ prod.; a ocupação do solo representa0,7m2.ano eq./GJ prod. As maiores pressões são geradas na extracção, transporte de petróleo bruto e refinação. Na produção e transporte de gás natural o consumo de recursos é74kg eq./GJGN. reflectindo o grau de escassez do recurso; o consumo de água é 0,13m3eq./GJGN; a poluição da água e solos é 1,5kg Neq./GJGN; as emissões de GEE são 49kgCO2eq./GJGN; as outras emissões atmosféricas são 50kgNOxeq./GJGN.; a ocupação do solo representa 1,1m2. ano eq./GJGN. São as pressões de extracção e distribuição que mais pesam no ciclo de vida do produto.Na fase de uso, o gás natural revela uma combustão mais limpa nos indicadores de emissões de GEE e gases poluentes da atmosfera. Já nas fases de produção, transporte e distribuição, o gás natural revela pior desempenho que os produtos petrolíferos, devido principalmente às emissões fugitivas.Considerando todo o ciclo de vida (produção, transporte e combustão), o gás natural apresenta um desempenho marginalmente pior que o gasóleo e gasolina nestes indicadores.
id RCAP_88c2db4fde4be21b8b15f4031ba495b1
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/13926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Indicadores de desempenho ambiental do sector do petróleo e gás natural em PortugalProdutos petrolíferosGás naturalAnálise de ciclo de vidaMétodo EcoblokIndicadores ambientaisOs produtos petrolíferos e o gás natural são importantes fontes de energia a nível mundial, essenciais nas actividades produtivas e rotinas dos cidadãos. A pressão ambiental gerada pela combustão destes produtos está bem estudada; já as pressões geradas pelas cadeias produtivas carecem de informação compilada e padronizada que permita avaliar a pressão ambiental incorporada.Este estudo analisa o ciclo de vida de produtos petrolíferos e gás natural desde a sua extracção até ao seu consumo em território nacional. Para quantificar os efeitos ambientais foi aplicado o método Ecoblok. No fabrico dos produtos petrolíferos o consumo de recursos é de61kg eq./GJ prod. reflectindo a escassez do petróleo; o consumo de água é 0,18m3eq./GJ prod; a poluição para a água e solo é 2kgNeq./GJ prod.; as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) são 15kgCO2eq./GJ prod. e de outros poluentes atmosféricos 27kgNOxeq./GJ prod.; a ocupação do solo representa0,7m2.ano eq./GJ prod. As maiores pressões são geradas na extracção, transporte de petróleo bruto e refinação. Na produção e transporte de gás natural o consumo de recursos é74kg eq./GJGN. reflectindo o grau de escassez do recurso; o consumo de água é 0,13m3eq./GJGN; a poluição da água e solos é 1,5kg Neq./GJGN; as emissões de GEE são 49kgCO2eq./GJGN; as outras emissões atmosféricas são 50kgNOxeq./GJGN.; a ocupação do solo representa 1,1m2. ano eq./GJGN. São as pressões de extracção e distribuição que mais pesam no ciclo de vida do produto.Na fase de uso, o gás natural revela uma combustão mais limpa nos indicadores de emissões de GEE e gases poluentes da atmosfera. Já nas fases de produção, transporte e distribuição, o gás natural revela pior desempenho que os produtos petrolíferos, devido principalmente às emissões fugitivas.Considerando todo o ciclo de vida (produção, transporte e combustão), o gás natural apresenta um desempenho marginalmente pior que o gasóleo e gasolina nestes indicadores.Melo, JoãoRUNLopes, João Marcelo Cordeiro Esgueira2014-12-16T17:29:02Z2014-092014-122014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:48:49Zoai:run.unl.pt:10362/13926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:30.551804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de desempenho ambiental do sector do petróleo e gás natural em Portugal
title Indicadores de desempenho ambiental do sector do petróleo e gás natural em Portugal
spellingShingle Indicadores de desempenho ambiental do sector do petróleo e gás natural em Portugal
Lopes, João Marcelo Cordeiro Esgueira
Produtos petrolíferos
Gás natural
Análise de ciclo de vida
Método Ecoblok
Indicadores ambientais
title_short Indicadores de desempenho ambiental do sector do petróleo e gás natural em Portugal
title_full Indicadores de desempenho ambiental do sector do petróleo e gás natural em Portugal
title_fullStr Indicadores de desempenho ambiental do sector do petróleo e gás natural em Portugal
title_full_unstemmed Indicadores de desempenho ambiental do sector do petróleo e gás natural em Portugal
title_sort Indicadores de desempenho ambiental do sector do petróleo e gás natural em Portugal
author Lopes, João Marcelo Cordeiro Esgueira
author_facet Lopes, João Marcelo Cordeiro Esgueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, João Marcelo Cordeiro Esgueira
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos petrolíferos
Gás natural
Análise de ciclo de vida
Método Ecoblok
Indicadores ambientais
topic Produtos petrolíferos
Gás natural
Análise de ciclo de vida
Método Ecoblok
Indicadores ambientais
description Os produtos petrolíferos e o gás natural são importantes fontes de energia a nível mundial, essenciais nas actividades produtivas e rotinas dos cidadãos. A pressão ambiental gerada pela combustão destes produtos está bem estudada; já as pressões geradas pelas cadeias produtivas carecem de informação compilada e padronizada que permita avaliar a pressão ambiental incorporada.Este estudo analisa o ciclo de vida de produtos petrolíferos e gás natural desde a sua extracção até ao seu consumo em território nacional. Para quantificar os efeitos ambientais foi aplicado o método Ecoblok. No fabrico dos produtos petrolíferos o consumo de recursos é de61kg eq./GJ prod. reflectindo a escassez do petróleo; o consumo de água é 0,18m3eq./GJ prod; a poluição para a água e solo é 2kgNeq./GJ prod.; as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) são 15kgCO2eq./GJ prod. e de outros poluentes atmosféricos 27kgNOxeq./GJ prod.; a ocupação do solo representa0,7m2.ano eq./GJ prod. As maiores pressões são geradas na extracção, transporte de petróleo bruto e refinação. Na produção e transporte de gás natural o consumo de recursos é74kg eq./GJGN. reflectindo o grau de escassez do recurso; o consumo de água é 0,13m3eq./GJGN; a poluição da água e solos é 1,5kg Neq./GJGN; as emissões de GEE são 49kgCO2eq./GJGN; as outras emissões atmosféricas são 50kgNOxeq./GJGN.; a ocupação do solo representa 1,1m2. ano eq./GJGN. São as pressões de extracção e distribuição que mais pesam no ciclo de vida do produto.Na fase de uso, o gás natural revela uma combustão mais limpa nos indicadores de emissões de GEE e gases poluentes da atmosfera. Já nas fases de produção, transporte e distribuição, o gás natural revela pior desempenho que os produtos petrolíferos, devido principalmente às emissões fugitivas.Considerando todo o ciclo de vida (produção, transporte e combustão), o gás natural apresenta um desempenho marginalmente pior que o gasóleo e gasolina nestes indicadores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16T17:29:02Z
2014-09
2014-12
2014-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/13926
url http://hdl.handle.net/10362/13926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137855278153728