As levadas da Ilha da Madeira: uma herança cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marujo, José Xavier Baptista Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1154
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como primeiro e fundamental objetivo salientar a importância das levadas da ilha da Madeira como património cultural e sublinhar a pertinência da sua candidatura a Património da Humanidade. Debruçando-se sobre um enquadramento conceitual e teórico acerca do património cultural e das levadas da ilha da Madeira, esta investigação pretende conhecer qual a relação existente entre ambos, existindo, também, o intuito de compreender qual o interesse da valorização, preservação e conservação destes aquedutos. O estudo desenvolveu-se, portanto, no sentido de responder à questão “As levadas da ilha da Madeira e o património cultural: que relação?”. Para dar resposta à mesma procedeu-se à explanação do conceito de património cultural e a sua legislação e, ainda, à história das levadas, que se cruza com a da própria ilha, recorrendo à consulta, leitura e análise de documentos relacionados com estes assuntos bem como ao trabalho de campo, percorrendo diversas levadas e registando observações in loco. Neste sentido, chegou-se à conclusão de que as levadas, que, no século XV, surgiram da necessidade de levar a água até aos terrenos agrícolas, são hoje a prova do esforço, luta e triunfo do povo madeirense. É na perspetiva de herança e cultura que encarar as levadas como património cultural faz todo o sentido, na medida em que apresentam, de facto, uma autenticidade ímpar, relativamente à sua forma e conceção, construção e materiais utilizados, tradições e técnicas de gestão de águas, localização, enquadramento e amplitude, termos linguísticos, lendas e contos a que deram origem e, ainda, a todo um património material e imaterial consigo relacionados.
id RCAP_88c7287669b526f9b2194306bba1c7af
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As levadas da Ilha da Madeira: uma herança culturalHistória da MadeiraLevadasHerança culturalEstudos Regionais e LocaisMadeira (Portugal)Geologia históricaHidrogeologiaPatrimónio culturalLevada do RabaçalLevada do FuradoLevadas da ilha da MadeiraValorizaçãoConservaçãoPreservaçãoEstudos Regionais e Locais.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaA presente dissertação de mestrado tem como primeiro e fundamental objetivo salientar a importância das levadas da ilha da Madeira como património cultural e sublinhar a pertinência da sua candidatura a Património da Humanidade. Debruçando-se sobre um enquadramento conceitual e teórico acerca do património cultural e das levadas da ilha da Madeira, esta investigação pretende conhecer qual a relação existente entre ambos, existindo, também, o intuito de compreender qual o interesse da valorização, preservação e conservação destes aquedutos. O estudo desenvolveu-se, portanto, no sentido de responder à questão “As levadas da ilha da Madeira e o património cultural: que relação?”. Para dar resposta à mesma procedeu-se à explanação do conceito de património cultural e a sua legislação e, ainda, à história das levadas, que se cruza com a da própria ilha, recorrendo à consulta, leitura e análise de documentos relacionados com estes assuntos bem como ao trabalho de campo, percorrendo diversas levadas e registando observações in loco. Neste sentido, chegou-se à conclusão de que as levadas, que, no século XV, surgiram da necessidade de levar a água até aos terrenos agrícolas, são hoje a prova do esforço, luta e triunfo do povo madeirense. É na perspetiva de herança e cultura que encarar as levadas como património cultural faz todo o sentido, na medida em que apresentam, de facto, uma autenticidade ímpar, relativamente à sua forma e conceção, construção e materiais utilizados, tradições e técnicas de gestão de águas, localização, enquadramento e amplitude, termos linguísticos, lendas e contos a que deram origem e, ainda, a todo um património material e imaterial consigo relacionados.Veríssimo, João NelsonDigitUMaMarujo, José Xavier Baptista Vieira2016-05-28T00:30:09Z2015-09-01T00:00:00Z2015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1154201123355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:53Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:52.030718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As levadas da Ilha da Madeira: uma herança cultural
title As levadas da Ilha da Madeira: uma herança cultural
spellingShingle As levadas da Ilha da Madeira: uma herança cultural
Marujo, José Xavier Baptista Vieira
História da Madeira
Levadas
Herança cultural
Estudos Regionais e Locais
Madeira (Portugal)
Geologia histórica
Hidrogeologia
Património cultural
Levada do Rabaçal
Levada do Furado
Levadas da ilha da Madeira
Valorização
Conservação
Preservação
Estudos Regionais e Locais
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short As levadas da Ilha da Madeira: uma herança cultural
title_full As levadas da Ilha da Madeira: uma herança cultural
title_fullStr As levadas da Ilha da Madeira: uma herança cultural
title_full_unstemmed As levadas da Ilha da Madeira: uma herança cultural
title_sort As levadas da Ilha da Madeira: uma herança cultural
author Marujo, José Xavier Baptista Vieira
author_facet Marujo, José Xavier Baptista Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, João Nelson
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marujo, José Xavier Baptista Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv História da Madeira
Levadas
Herança cultural
Estudos Regionais e Locais
Madeira (Portugal)
Geologia histórica
Hidrogeologia
Património cultural
Levada do Rabaçal
Levada do Furado
Levadas da ilha da Madeira
Valorização
Conservação
Preservação
Estudos Regionais e Locais
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic História da Madeira
Levadas
Herança cultural
Estudos Regionais e Locais
Madeira (Portugal)
Geologia histórica
Hidrogeologia
Património cultural
Levada do Rabaçal
Levada do Furado
Levadas da ilha da Madeira
Valorização
Conservação
Preservação
Estudos Regionais e Locais
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description A presente dissertação de mestrado tem como primeiro e fundamental objetivo salientar a importância das levadas da ilha da Madeira como património cultural e sublinhar a pertinência da sua candidatura a Património da Humanidade. Debruçando-se sobre um enquadramento conceitual e teórico acerca do património cultural e das levadas da ilha da Madeira, esta investigação pretende conhecer qual a relação existente entre ambos, existindo, também, o intuito de compreender qual o interesse da valorização, preservação e conservação destes aquedutos. O estudo desenvolveu-se, portanto, no sentido de responder à questão “As levadas da ilha da Madeira e o património cultural: que relação?”. Para dar resposta à mesma procedeu-se à explanação do conceito de património cultural e a sua legislação e, ainda, à história das levadas, que se cruza com a da própria ilha, recorrendo à consulta, leitura e análise de documentos relacionados com estes assuntos bem como ao trabalho de campo, percorrendo diversas levadas e registando observações in loco. Neste sentido, chegou-se à conclusão de que as levadas, que, no século XV, surgiram da necessidade de levar a água até aos terrenos agrícolas, são hoje a prova do esforço, luta e triunfo do povo madeirense. É na perspetiva de herança e cultura que encarar as levadas como património cultural faz todo o sentido, na medida em que apresentam, de facto, uma autenticidade ímpar, relativamente à sua forma e conceção, construção e materiais utilizados, tradições e técnicas de gestão de águas, localização, enquadramento e amplitude, termos linguísticos, lendas e contos a que deram origem e, ainda, a todo um património material e imaterial consigo relacionados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01T00:00:00Z
2015-09-01T00:00:00Z
2016-05-28T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1154
201123355
url http://hdl.handle.net/10400.13/1154
identifier_str_mv 201123355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129908596703232