Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Pedro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, Maria Manuela, Magano, Olga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12553
Resumo: No quadro europeu de uma aposta estratégica em sociedades cada vez mais escolarizadas e inclusivas, o desafio da presença de diferentes culturas nas escolas requer a implementação de políticas que promovam a não discriminação. No entanto, os ciganos Portugueses constituem-se ainda como um grupo cultural e étnico aparentemente imune aos objetivos destas políticas, em virtude do enorme preconceito social e histórico que impende sobre os seus membros. Neste sentido, foi realizada uma investigação visando colocar à prova um conjunto de possibilidades relativas à melhor forma de acolher estudantes ciganos na escola pública. Foram inquiridos 700 alunos não ciganos de 3 escolas do ensino médio da Grande Lisboa. Seguindo a perspetiva de uma sociologia eminentemente compreensiva, foi mobilizado um questionário baseado em cenários com o objetivo de captar junto dos estudantes não ciganos a forma mais conveniente da escola acolher estudantes ciganos discriminados numa outra escola. Os resultados mostram que, para a maioria dos inquiridos, os ciganos devem ser socializados através de procedimentos táticos, ou individualizados por meio de dispositivos morais ou funcionais de modo a serem convenientemente assimilados.
id RCAP_88d51279b84cc99e8d257c23637ab668
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12553
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatóriosHow to integrate gypsy students in public school?: from recognition of alterity to plurality of discriminatory arrangementsQuestionário por cenáriosSemântica da açãoCiganos portuguesesEstudantes do ensino médioGrande LisboaScenarios-based questionnaireAction semanticsPortuguese gypsiesHigh school studentsGreater LisbonNo quadro europeu de uma aposta estratégica em sociedades cada vez mais escolarizadas e inclusivas, o desafio da presença de diferentes culturas nas escolas requer a implementação de políticas que promovam a não discriminação. No entanto, os ciganos Portugueses constituem-se ainda como um grupo cultural e étnico aparentemente imune aos objetivos destas políticas, em virtude do enorme preconceito social e histórico que impende sobre os seus membros. Neste sentido, foi realizada uma investigação visando colocar à prova um conjunto de possibilidades relativas à melhor forma de acolher estudantes ciganos na escola pública. Foram inquiridos 700 alunos não ciganos de 3 escolas do ensino médio da Grande Lisboa. Seguindo a perspetiva de uma sociologia eminentemente compreensiva, foi mobilizado um questionário baseado em cenários com o objetivo de captar junto dos estudantes não ciganos a forma mais conveniente da escola acolher estudantes ciganos discriminados numa outra escola. Os resultados mostram que, para a maioria dos inquiridos, os ciganos devem ser socializados através de procedimentos táticos, ou individualizados por meio de dispositivos morais ou funcionais de modo a serem convenientemente assimilados.Within the European framework of strategic orientation towards increasingly schooled and inclusive societies, the challenge of the presence of different cultures in schools requires the implementation of policies that promote non-discrimination and provide effective means of coordinating diversity. However, the Portuguese Gypsy are still a cultural and ethnic group apparently immune to the aims of these policies, due to the enormous social and historical prejudices which fall upon their members. In this sense, a survey was conducted to test a set of possibilities on how best to integrate Gypsy students in public schools. In this context, 700 non-Gypsy students from three secondary schools in Greater Lisbon were surveyed. In the perspective of an eminently interpretative sociology, closely linked to a theory of semantic action, a scenario-based questionnaire was used to find out among non-gypsy students the most practical way for schools to accommodate discriminated gypsy students in another school. The results show that, for the respondents, the Gypsy population must be socialized through tactical procedures or individualized through moral or functional devices in order to be assimilated.Essentia Editora | I F FluminenesRepositório AbertoCaetano, PedroMendes, Maria ManuelaMagano, Olga2022-11-10T12:44:32Z2021-082021-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12553porCaetano, P. J., Mendes, M. M. & Magano, O. (2021). Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios. Vértices (Campos dos Goitacazes), 23(3), 635-651. https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651.1809-266710.19180/1809-2667.v23n32021p635-651info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:42:43Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:46.551582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios
How to integrate gypsy students in public school?: from recognition of alterity to plurality of discriminatory arrangements
title Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios
spellingShingle Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios
Caetano, Pedro
Questionário por cenários
Semântica da ação
Ciganos portugueses
Estudantes do ensino médio
Grande Lisboa
Scenarios-based questionnaire
Action semantics
Portuguese gypsies
High school students
Greater Lisbon
title_short Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios
title_full Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios
title_fullStr Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios
title_full_unstemmed Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios
title_sort Como acolher os estudantes ciganos na escola pública?: do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios
author Caetano, Pedro
author_facet Caetano, Pedro
Mendes, Maria Manuela
Magano, Olga
author_role author
author2 Mendes, Maria Manuela
Magano, Olga
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Pedro
Mendes, Maria Manuela
Magano, Olga
dc.subject.por.fl_str_mv Questionário por cenários
Semântica da ação
Ciganos portugueses
Estudantes do ensino médio
Grande Lisboa
Scenarios-based questionnaire
Action semantics
Portuguese gypsies
High school students
Greater Lisbon
topic Questionário por cenários
Semântica da ação
Ciganos portugueses
Estudantes do ensino médio
Grande Lisboa
Scenarios-based questionnaire
Action semantics
Portuguese gypsies
High school students
Greater Lisbon
description No quadro europeu de uma aposta estratégica em sociedades cada vez mais escolarizadas e inclusivas, o desafio da presença de diferentes culturas nas escolas requer a implementação de políticas que promovam a não discriminação. No entanto, os ciganos Portugueses constituem-se ainda como um grupo cultural e étnico aparentemente imune aos objetivos destas políticas, em virtude do enorme preconceito social e histórico que impende sobre os seus membros. Neste sentido, foi realizada uma investigação visando colocar à prova um conjunto de possibilidades relativas à melhor forma de acolher estudantes ciganos na escola pública. Foram inquiridos 700 alunos não ciganos de 3 escolas do ensino médio da Grande Lisboa. Seguindo a perspetiva de uma sociologia eminentemente compreensiva, foi mobilizado um questionário baseado em cenários com o objetivo de captar junto dos estudantes não ciganos a forma mais conveniente da escola acolher estudantes ciganos discriminados numa outra escola. Os resultados mostram que, para a maioria dos inquiridos, os ciganos devem ser socializados através de procedimentos táticos, ou individualizados por meio de dispositivos morais ou funcionais de modo a serem convenientemente assimilados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08
2021-08-01T00:00:00Z
2022-11-10T12:44:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12553
url http://hdl.handle.net/10400.2/12553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caetano, P. J., Mendes, M. M. & Magano, O. (2021). Como acolher os estudantes Ciganos na escola pública? Do reconhecimento da alteridade a uma pluralidade de arranjos discriminatórios. Vértices (Campos dos Goitacazes), 23(3), 635-651. https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651.
1809-2667
10.19180/1809-2667.v23n32021p635-651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Essentia Editora | I F Fluminenes
publisher.none.fl_str_mv Essentia Editora | I F Fluminenes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135109827264512