Brincadeiras de faz-de-conta: interações entre crianças de diferentes idades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15764 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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Brincadeiras de faz-de-conta: interações entre crianças de diferentes idadesFaz de contaInteraçõesBrincadeirasDiferentes idadesJardim de infânciaMake believeInteractionsPranksDifferent agesKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), no contexto de Jardim de Infância, que decorreu entre 18 de outubro de 2021 e 11 de fevereiro de 2022. Este relatório visa refletir sobre o percurso vivenciado com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. Está dividido em seis partes: (i) introdução; (ii) caracterização do contexto (iii) análise reflexiva da intervenção (iv) investigação em JI; (v) construção da profissionalidade docente; e (vi) considerações finais, a que se seguem as referências e os anexos. A partir do exercício do estágio surgiu a problemática de investigação abordada neste relatório – “Brincadeiras de faz-de-conta: interações entre crianças de diferentes idades”. A investigação insere-se numa perspetiva de metodologia de estudo de caso que partiu das características do grupo de crianças e da observação da existência de interações/ brincadeiras entre as mesmas. Com o presente estudo, pretende-se (i) caracterizar as brincadeiras que ocorrem entre as crianças do grupo original da sala (dois a três anos); (ii) caracterizar as brincadeiras que ocorrem entre as crianças quando do grupo heterogêneo, com as crianças que vêm de outras salas pela manhã (o que forma um grupo de crianças de dois a seis anos); e (iii) verificar em que medida as brincadeiras diferem consoante as idades de cada grupo. Como estratégias metodológicas utilizei as observações, notas de campo e entrevista à educadora cooperante, sendo, posteriormente, analisados com recurso à análise de dados. Neste seguimento concluo que as crianças procuram brincar mais na área da casa e na área do teatro; interagem bastante umas com as outras, preferindo brincar com as crianças da sua sala (ou seja, da sua idade), possivelmente por brincarem juntas diariamente e terem brincadeiras habituais. Ainda assim, é importante manter-se as interações entre crianças de diferentes idades, uma vez que tomam consciência de si mesmas na relação com os outros, aprendem sobre os outros, constroem conhecimento e ampliam o seu repertório de brincadeiras.ABSTRACT This report is part of the curricular unit Supervised Professional Practice II (PPS II), in the context of Kindergarten, which took place between October 18, 2021 and February 11, 2022. This report aims to reflect on the journey experienced with a group of children aged between 2 and 3 years. It is divided into six parts: (i) introduction; (ii) characterization of the context (iii) reflexive analysis of the intervention (iv) research in JI; (v) construction of teaching professionalism; and (vi) final considerations, which are followed by references and annexes. The research problem addressed in this report emerged from the internship exercise – “Make-believe games: interactions between children of different ages”. The investigation is part of a case study methodology perspective that started from the characteristics of the group of children and from the observation of the existence of interactions/plays between them. With the present study, we intend to (i) characterize the games that occur among the children of the original group in the room (two to three years old); (ii) characterize the games that occur between children in the heterogeneous group, with children who come from other classrooms in the morning (which forms a group of children aged between two and six years); and (iii) verify to what extent the games differ according to the ages of each group. As methodological strategies I used observations, field notes and interviews with the cooperating educator, which were later analyzed using data analysis. In this follow-up, I conclude that children try to play more in the home area and in the theater area; they interact a lot with each other, preferring to play with the children in their class (that is, their age), possibly because they play together daily and have regular games. Even so, it is important to maintain interactions between children of different ages, as they become aware of themselves in relation to others, learn about others, build knowledge and expand their repertoire of games.Toledo, Maria LeonorRCIPLFernandes, Diana Bartolomeu2023-03-07T09:46:54Z2022-07-212022-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15764TID:203195221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:22.868219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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