Cidadania Ambiental Ativa de Jovens na Prevenção de Resíduos: um Estudo de Caso em Cursos Profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28208 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo desenvolver um projeto de cidadania ambiental para que os jovens de cursos profissionais se tornem mais responsáveis no consumo e na prevenção de resíduos e sejam também agentes de mudança. Em todas estas atividades, os jovens estudantes foram participativos e sensíveis a todos as questões abordadas. Foi aplicado um conjunto de instrumentos participativos, que os tornou mais ativos e mais sensíveis para as questões de consumo e de prevenção de resíduos. Para além da aplicação de inquéritos por questionário e a realização de um debate, foi também aplicada a realização de um workshop participativo, onde os estudantes elaborarem um plano de ação com um conjunto de medidas de prevenção de resíduos para os locais onde costumam frequentar e ajustadas à sua futura vida profissional. Foi feita uma abordagem predominantemente qualitativa, com a aplicação de questionários e com a utilização da técnica de observador participante. Os dados recolhidos nos questionários serviram para fazer uma análise quantitativa com a aplicação de testes estatísticos, a fim de traçar o perfil destes alunos e explorar relações relativamente às dimensões Conhecimentos, Atitudes e Comportamentos. Este projeto recorreu a diferentes formas de avaliação que contribuíram para se realizar uma avaliação cuidada e aprofundada do projeto. Este trabalho apresenta um aspeto inovador por ter sido desenvolvido em cursos profissionais, não se tendo encontrado outros trabalhos desenvolvidos neste público-alvo. Assim, entende-se que a aplicação do projeto em outras escolas com cursos profissionais pode ajudar a sensibilizar estes jovens que estão muito próximo de entrarem no mercado do trabalho para as questões da prevenção de resíduos e da sustentabilidade. |
id |
RCAP_88f88328ebe9ad220729d8968c010598 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cidadania Ambiental Ativa de Jovens na Prevenção de Resíduos: um Estudo de Caso em Cursos Profissionaiscidadania participativa e ativa jovens prevenção de resíduosO presente estudo teve como objetivo desenvolver um projeto de cidadania ambiental para que os jovens de cursos profissionais se tornem mais responsáveis no consumo e na prevenção de resíduos e sejam também agentes de mudança. Em todas estas atividades, os jovens estudantes foram participativos e sensíveis a todos as questões abordadas. Foi aplicado um conjunto de instrumentos participativos, que os tornou mais ativos e mais sensíveis para as questões de consumo e de prevenção de resíduos. Para além da aplicação de inquéritos por questionário e a realização de um debate, foi também aplicada a realização de um workshop participativo, onde os estudantes elaborarem um plano de ação com um conjunto de medidas de prevenção de resíduos para os locais onde costumam frequentar e ajustadas à sua futura vida profissional. Foi feita uma abordagem predominantemente qualitativa, com a aplicação de questionários e com a utilização da técnica de observador participante. Os dados recolhidos nos questionários serviram para fazer uma análise quantitativa com a aplicação de testes estatísticos, a fim de traçar o perfil destes alunos e explorar relações relativamente às dimensões Conhecimentos, Atitudes e Comportamentos. Este projeto recorreu a diferentes formas de avaliação que contribuíram para se realizar uma avaliação cuidada e aprofundada do projeto. Este trabalho apresenta um aspeto inovador por ter sido desenvolvido em cursos profissionais, não se tendo encontrado outros trabalhos desenvolvidos neste público-alvo. Assim, entende-se que a aplicação do projeto em outras escolas com cursos profissionais pode ajudar a sensibilizar estes jovens que estão muito próximo de entrarem no mercado do trabalho para as questões da prevenção de resíduos e da sustentabilidade.Repositório da Universidade de LisboaRosário, PatríciaMartinho, Ana Paula TeixeiraMaria do Rosário, RamosPortela, CéliaBagagem, Teresa2023-08-24T08:28:52Z2023-06-202023-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28208por10.34624/captar.v12i0.29524info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-27T01:32:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:37.694275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidadania Ambiental Ativa de Jovens na Prevenção de Resíduos: um Estudo de Caso em Cursos Profissionais |
title |
Cidadania Ambiental Ativa de Jovens na Prevenção de Resíduos: um Estudo de Caso em Cursos Profissionais |
spellingShingle |
Cidadania Ambiental Ativa de Jovens na Prevenção de Resíduos: um Estudo de Caso em Cursos Profissionais Rosário, Patrícia cidadania participativa e ativa jovens prevenção de resíduos |
title_short |
Cidadania Ambiental Ativa de Jovens na Prevenção de Resíduos: um Estudo de Caso em Cursos Profissionais |
title_full |
Cidadania Ambiental Ativa de Jovens na Prevenção de Resíduos: um Estudo de Caso em Cursos Profissionais |
title_fullStr |
Cidadania Ambiental Ativa de Jovens na Prevenção de Resíduos: um Estudo de Caso em Cursos Profissionais |
title_full_unstemmed |
Cidadania Ambiental Ativa de Jovens na Prevenção de Resíduos: um Estudo de Caso em Cursos Profissionais |
title_sort |
Cidadania Ambiental Ativa de Jovens na Prevenção de Resíduos: um Estudo de Caso em Cursos Profissionais |
author |
Rosário, Patrícia |
author_facet |
Rosário, Patrícia Martinho, Ana Paula Teixeira Maria do Rosário, Ramos Portela, Célia Bagagem, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Martinho, Ana Paula Teixeira Maria do Rosário, Ramos Portela, Célia Bagagem, Teresa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Patrícia Martinho, Ana Paula Teixeira Maria do Rosário, Ramos Portela, Célia Bagagem, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cidadania participativa e ativa jovens prevenção de resíduos |
topic |
cidadania participativa e ativa jovens prevenção de resíduos |
description |
O presente estudo teve como objetivo desenvolver um projeto de cidadania ambiental para que os jovens de cursos profissionais se tornem mais responsáveis no consumo e na prevenção de resíduos e sejam também agentes de mudança. Em todas estas atividades, os jovens estudantes foram participativos e sensíveis a todos as questões abordadas. Foi aplicado um conjunto de instrumentos participativos, que os tornou mais ativos e mais sensíveis para as questões de consumo e de prevenção de resíduos. Para além da aplicação de inquéritos por questionário e a realização de um debate, foi também aplicada a realização de um workshop participativo, onde os estudantes elaborarem um plano de ação com um conjunto de medidas de prevenção de resíduos para os locais onde costumam frequentar e ajustadas à sua futura vida profissional. Foi feita uma abordagem predominantemente qualitativa, com a aplicação de questionários e com a utilização da técnica de observador participante. Os dados recolhidos nos questionários serviram para fazer uma análise quantitativa com a aplicação de testes estatísticos, a fim de traçar o perfil destes alunos e explorar relações relativamente às dimensões Conhecimentos, Atitudes e Comportamentos. Este projeto recorreu a diferentes formas de avaliação que contribuíram para se realizar uma avaliação cuidada e aprofundada do projeto. Este trabalho apresenta um aspeto inovador por ter sido desenvolvido em cursos profissionais, não se tendo encontrado outros trabalhos desenvolvidos neste público-alvo. Assim, entende-se que a aplicação do projeto em outras escolas com cursos profissionais pode ajudar a sensibilizar estes jovens que estão muito próximo de entrarem no mercado do trabalho para as questões da prevenção de resíduos e da sustentabilidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-24T08:28:52Z 2023-06-20 2023-06-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/28208 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/28208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.34624/captar.v12i0.29524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133544218361856 |