Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592 |
Resumo: | This study aims to present an appropriate sample of activities focused on Conversational process of Portuguese as a Foreign Language (PFL). By taking into account learners’ specific needs in the oral domain, i.e., a lack or incipient use of CM– a research project was implemented regarding a global development of their oral skills (comprehension and production), and especially centred in a more consistent and adequate use of CM. The results of this project, which depict a greater use of CM in learners’ oral productions, demonstrate an effective increase of their skills in this domain, validates the methodological path adopted, and therefore, contributes for an holistic and systematic development of the oral competence. |
id |
RCAP_89091ce411495c95bfedc73950ee5ded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3592 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à práticaThis study aims to present an appropriate sample of activities focused on Conversational process of Portuguese as a Foreign Language (PFL). By taking into account learners’ specific needs in the oral domain, i.e., a lack or incipient use of CM– a research project was implemented regarding a global development of their oral skills (comprehension and production), and especially centred in a more consistent and adequate use of CM. The results of this project, which depict a greater use of CM in learners’ oral productions, demonstrate an effective increase of their skills in this domain, validates the methodological path adopted, and therefore, contributes for an holistic and systematic development of the oral competence.Este estudo tem como finalidade expor uma amostra de propostas, rigorosamente testadas em sala de aula, para uma abordagem pedagógico-didática dos Marcadores Con-versacionais (MC) no ensino-aprendizagem de PLE. Partindo-se de um diagnóstico em que se denota um incipiente ou até lacunar uso dos MC nas produções orais dos aprendentes, traçou-se e instaurou-se a implementação de um percurso pedagógico de investigação-ação, a fim de favorecer o incremento da competência oral (compreensão e produção) dos aprendentes, a nível global, e a nível específico, num reconhecimento e uso sociocomunicativos consistente e adequado dos MC. Mediante os resultados obtidos favoráveis em que se regista um consistente e adequado uso dos MC nas produções orais dos aprendentes, valida-se o percurso metodológico adotado, bem como a necessidade da sua implementação, no âmbito de um desenvolvimento mais alargado da competência oral dos aprendentes de PLE.Redis: Revista de Estudos do Discurso2013-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 2 (2013): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 185-2082183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592/3354Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimentel, AnaSilva, Fátima2023-01-13T11:15:33Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:34.260682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática |
title |
Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática |
spellingShingle |
Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática Pimentel, Ana |
title_short |
Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática |
title_full |
Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática |
title_fullStr |
Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática |
title_full_unstemmed |
Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática |
title_sort |
Marcadores conversacionais em Português Língua Estrangeira : da teoria à prática |
author |
Pimentel, Ana |
author_facet |
Pimentel, Ana Silva, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Ana Silva, Fátima |
description |
This study aims to present an appropriate sample of activities focused on Conversational process of Portuguese as a Foreign Language (PFL). By taking into account learners’ specific needs in the oral domain, i.e., a lack or incipient use of CM– a research project was implemented regarding a global development of their oral skills (comprehension and production), and especially centred in a more consistent and adequate use of CM. The results of this project, which depict a greater use of CM in learners’ oral productions, demonstrate an effective increase of their skills in this domain, validates the methodological path adopted, and therefore, contributes for an holistic and systematic development of the oral competence. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592 https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3592/3354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discurso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discurso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso |
publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 2 (2013): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 185-208 2183-3958 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553815208984576 |